• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

AE2 – ADM – GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – 51/2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 2 – ADM – GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – 51/2024

1ª QUESTÃO
O desenvolvimento de uma inovação é influenciado por diversos fatores ambientais. Tanto fatores internos quanto externos impactam no sucesso ou fracasso de um processo inovativo. Diante disso, um adequado gerenciamento desses fatores favorecem oportunidades de novos negócios.
SAES, D. X.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Gestão da inovação e tecnologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Sobre as influências internas e externas para a inovação, avalie as afirmações a seguir.
I. Aspectos externos às organizações, como clientes, concorrentes e fornecedores influenciam diretamente o processo inovativo.
II. Fluxo de informação, receptividade às mudanças e disponibilidade de capital são alguns fatores internos que impulsionam o surgimento de inovações.
III. A inovação deve ser focada nas necessidades internas dos processos produtivos da empresa, podendo
descartar as exigências dos consumidores.
IV. Uma gestão eficaz da inovação deve estar preparada para identificar, processar e selecionar informações
oriundas dos ambientes internos e externos à organização.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO

A interligação entre inovação e gestão do conhecimento torna-se cada vez mais crucial nos contextos
organizacionais. Estruturar de maneira estratégica a participação do capital humano nos procedimentos
inovadores amplia as possibilidades para a criação de novos produtos ou serviços. Logo, é fundamental
compreender como engajar os colaboradores nos processos de inovação organizacional (Morais; Moura;
Danani, 2018).
Fonte: MORAIS, M. de O.; MOURA, I. de; DANANI, A. L. A integração entre conhecimento, inovação e
indústria 4.0 nas organizações. Brazilian Journal of development, v. 4, n. 7, p. 3716-3731, 2018.
Diante do contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I. A cultura organizacional estabelecida influencia diretamente como a inovação é encorajada e sustentada dentro da empresa.
II. A empresa deve centralizar a inovação na alta hierarquia, como diretoria e gerência, visto que a
participação de funcionários do chão de fábrica, por exemplo, tem pouco a agregar na geração de inovação.
III. O sucesso de uma abordagem inovadora está intrinsecamente ligado à disposição e comprometimento dos indivíduos em empreender a ação ou processo inovador.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

3ª QUESTÃO
O lançamento de um novo produto ou serviço no mercado é uma iniciativa estratégica que requer cuidado e consideração por parte da empresa. Existem várias preocupações que devem ser abordadas para garantir o sucesso do lançamento e maximizar o retorno sobre o investimento (Saes; Albuquerque, 2021).
Fonte: SAES, D. X.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Gestão da inovação e tecnologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A vantagem relativa representa a percepção de quão difícil é entender e usar uma inovação, e tem uma
influência significativa na aceitação e adoção de uma inovação.
PORQUE
II. A testabilidade refere-se à capacidade de experimentar ou testar a inovação antes de fazer uma decisão completa de adoção, de modo que as pessoas podem experimentar uma inovação em uma escala menor e com menor risco.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
A inovação é um fator crucial para o desenvolvimento das empresas, sendo que é possível destacar dois tipos principais de inovação: a incremental e a radical. Cada uma delas tem características distintas e contribui de maneiras diferentes para o avanço nas organizações e na sociedade como um todo.
Fonte: SEBRAE, Inovar é criar algo novo ou mudar o que já existe? 20220. Disponível em:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/inovar-e-criar-algo-novo-ou-mudar-o-que-jaexiste,9acc7bcd772a2810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 6 dez. 2024.
Sobre as dimensões da inovação, avalie as afirmações a segui:
I. A inovação incremental refere-se a melhorias e aprimoramentos em produtos, processos ou serviços
existentes.
II. A inovação radical envolve mudanças significativas, muitas vezes resultando em novos produtos,
processos ou modelos de negócios.
III. Uma nova geração de celular, com a incorporação de processador interno mais potente, é um exemplo
de inovação radical.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

5ª QUESTÃO

Quando uma empresa decide ser inovadora, é necessário que a organização desenvolva um sistema de
gestão da inovação. Como apoio, pode utilizar os 4Ps da inovação, que são produto, processos, paradigma e posição. 
O objetivo dessa ferramenta consiste em gerenciar melhor a capacidade de inovação da empresa.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Com base no texto sobre os 4Ps da inovação, assinale a alternativa correta a seguir.
I. Um novo modelo de um produto pode ser entendido como inovação de produto.
II. Inovação de processo pode ser entendida como mudanças nas formas que os produtos ou serviços são
criados.
III. Um produto antes associado a algo ruim, mas que, depois de um tempo, passa a ser associado a algo
positivo, pode ter passado por uma inovação de posição.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

6ª QUESTÃO

Para que a inovação seja contínua e tenha alto impacto para os resultados de uma empresa, é preciso desenvolver fundamentos que garantem o desenvolvimento de um processo de inovação contínua. Esses fundamentos, são esforços que a própria organização deve viabilizar, então é importante entender quais são os principais pontos de desenvolvimento que a sua empresa pode precisar para ter um ambiente mais propício à inovação. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2022.

A partir do contexto apresentado e considerando o processo de inovação e os aspectos que contribuem para que uma inovação seja bem sucedida, avalie as afirmações a seguir.

I. A inovação deve ser visualizada pelas empresas como um processo contínuo, que pode melhorar constantemente.

II. Uma estratégia de inovação bem sucedida requer que as informações selecionadas estejam devidamente alinhadas à estratégia organizacional.

III. É preciso conhecer o mercado de atuação para identificar e processar de forma efetiva, informações que precisas que gerem oportunidades e/ou necessidades para atender às mudanças impostas pelo mercado.

É correto o que se afirma em:

( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

7ª QUESTÃO
O ambiente corporativo é formado por indivíduos, cada um ocupando uma função específica e
desempenhando um papel dentro da empresa. Em cada circunstância, é crucial reconhecer as necessidades associadas para garantir que o capital humano possua um perfil alinhado com as responsabilidades a serem desempenhadas
 (Saes; Albuquerque, 2021).
Fonte: SAES, D. X.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Gestão da inovação e tecnologia. Maringá/PR: Unicesumar,
2021.
Sobre as características do perfil do gestor tecnológico deve possuir, analise as afirmações a seguir:
I. Orientação profissional que ressalte a contribuição da tecnologia ao objetivo da empresa.
II. Capacidade de organizar, preparar e manusear informações tecnoeconômicas.
III. Conhecimento sobre processamento de dados e informação por via eletrônica.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.

8ª QUESTÃO

A busca pela inovação tornou-se uma prioridade para muitas empresas, impulsionada pela rápida evolução tecnológica, mudanças nas demandas dos consumidores e a necessidade de se manterem competitivas em um ambiente de negócios em constante transformação (Sales; Albuquerque, 2021).
Fonte: SAES, D. X.; ALBUQUERQUE, R. A. L. Gestão da inovação e tecnologia. Maringá/PR: Unicesumar,
2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A definição de inovação significa produzir mais, gastando menos, de modo que a eficiência e a eficácia
sejam maximizadas nos processos produtivos.
PORQUE
II. A concepção de inovação está atrelada à capacidade de transformar uma determinada ideia em um
produto, serviço ou processo que proporcionem vantagens competitivas sustentáveis às empresas.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
As mudanças tecnológicas têm impulsionado a inovação, transformando a forma como vivemos,
trabalhamos e nos relacionamos. A capacidade de adaptar-se e adotar novas tecnologias de maneira eficaz tornou-se crucial para a competitividade e o sucesso a longo prazo em muitos setores. 
Sendo que existem vários tipos de inovação, que podem ser categorizados de diferentes maneiras.
Sobre os tipos de inovação, analise as afirmações a seguir:
I. Inovação incremental refere-se às mudanças significativas e disruptivas, envolvendo a criação de algo
completamente novo.
II. Inovação radical refere-se às melhorias graduais e contínuas em produtos, processos ou serviços
existentes, como alterações no design do produto.
III. Inovação sistêmica refere-se às mudanças que acontecem em um grupo de setores da indústria, de modo que repercute nas atividades organizacionais.
IV. Inovação técnica e organizacional refere-se às mudanças que modificam processos e produtos,
originando nova indústria.
É correto o que se afirma em:

( ) I e II, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) II, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
O processo de inovação precisa ser gerenciado adequadamente para se obter sucesso. Nesse contexto, uma ferramenta de estruturação utilizada para explorar a inovação e direcionar o desenvolvimento são as quatro categorias de inovação, ou 4 Ps. Os 4Ps auxiliam na criação estratégica da inovação.
Disponível em: www.innovati.rocks/por-que-4ps-de-inovacao-sao-importantes Acesso em 03 dez. 2022.
Considerando as quatro categorias de inovação, também chamada de ‘4 Ps’ da inovação, avalie as
afirmações a seguir.
I. Inovação de produto consiste em mudanças nos produtos ou serviços ofertados por uma empresa, por
exemplo, um novo modelo de celular.
II. Inovação de processo consiste em mudanças na maneira e forma em que os produtos ou serviços são
projetados, criados e entregues, como alteração do processo de fabricação de um carro.
III. Inovação de posição consiste em mudanças nos modelos mentais subjacentes que conduzem o que a
empresa faz, por exemplo, uma empresa que sai do atendimento presencial para o on-line.
IV. Inovação de paradigma consiste em mudanças no contexto em que produtos e serviços são introduzidos, como uma bebida inicialmente lançada como medicamento posteriormente não mais associada com medicação, relançada como energética.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) II e IV, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Ao lançar um óculos inteligente, com uma câmera acoplada, a marca acreditava que teria sucesso em suas vendas no mercado, afinal, os indivíduos estão cada vez mais tecnológicos, e procuram produtos que atendam a essa necessidade e desejo de consumo. Contudo, capturar imagens sem a autorização dos demais foi um dos pontos de impasse entre os consumidores e o produto. Além disso, fatores como a legislação e a expectativa não atingida dos públicos, fizeram com que o produto não tivesse os resultados esperados no mercado.
05/06/2024
Integrare Academy

Ao lançar um óculos inteligente, com uma câmera acoplada, a marca acreditava que teria sucesso em suas vendas no mercado, afinal, os indivíduos estão cada vez mais tecnológicos, e procuram produtos que atendam a essa necessidade e desejo de consumo. Contudo, capturar imagens sem a autorização dos demais foi um dos pontos de impasse entre […]

A cliente teve uma reação alérgica severa a um dos produtos aplicados durante o procedimento. Essa reação alérgica resultou em danos irreversíveis em suas unhas e pele, causando desconforto
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024 Olá, estudante! Como vai? Chegou a hora de praticar o conteúdo aprendido na disciplina de Bioética e Responsabilidade Civil! ​Há alguns anos, uma cliente em busca de relaxamento e bem-estar decidiu frequentar um spa renomado, onde optou por um tratamento que envolvia podologia, estética e terapia integrativa […]

b) EXPLIQUE qual o caminho que o espermatozoide percorre até a fecundação e como ocorre o processo de maturação.
06/06/2024
Integrare Academy

b) EXPLIQUE qual o caminho que o espermatozoide percorre até a fecundação e como ocorre o processo de maturação.

  Parte 3: Revisão e Entrega  1º Antes de gravar o seu vídeo, revise o conteúdo que será bordado, leia quantas vezes for necessário, veja se está claro e coerente 2º  Caso não tenha feito antes, baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade 3º Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato WORD, que está disponível para download no Material da Disciplina, não se esqueça de inserir o link do seu vídeo.  4º Poste arquivo no ambiente do STUDEO, de preferência com antecedência, pois se todos deixarem para a última hora o sistema pode congestionar, sua internet pode oscilar ou ocorrer qualquer outro imprevisto, sendo assim, estudante prevenido(a) vale por 2 e não passa por apuros. 5º A atividade será aceita somente pelo STUDEO, atividades fora do prazo não serão aceitas. 6º Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no canal: Fale com Mediador.
05/06/2024
Integrare Academy

    Parte 3: Revisão e Entrega  1º Antes de gravar o seu vídeo, revise o conteúdo que será bordado, leia quantas vezes for necessário, veja se está claro e coerente 2º  Caso não tenha feito antes, baixe o arquivo padrão (formulário) para a postagem da Atividade 3º Realize a sua atividade MAPA no Formulário […]

Relatório - Estágio Supervisionado I
15/07/2024
Integrare Academy

Relatório - Estágio Supervisionado I   Nome:                                                                                                                              R.A:                                                                                                                                 INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO RELATÓRIO   Devem ser escritos 5 relatórios individuais (um para cada área). Sendo TODOS escritos neste mesmo arquivo (ENVIAR ARQUIVO ÚNICO)   Este relatório de estágio é um documento que descreve formalmente a situação de observação de uma questão técnica ou científica. […]

Hoje, as expressões convenção, contrato e pacto são empregadas como sinônimas, malgrado a praxe de se designar os contratos acessórios de pactos (pacto comissório, pacto antenupcial etc.). A propósito, afirma Roberto de Ruggiero que tudo se modificou no direito moderno, pois qualquer acordo entre duas ou mais pessoas, que tenha por objeto uma relação jurídica, pode ser indiferentemente chamado de contrato ou convenção e às vezes pacto, visto este termo ter perdido aquele significado técnico e rigoroso que lhe atribuía a linguagem jurídica romana. E arremata o mencionado jurista italiano: “Assim a convenção, isto é, o acordo das vontades, torna-se sinônimo de contrato e o próprio contrato identifica-se assim com o consenso...”.   A ideia de um contrato com predominância da autonomia da vontade, em que as partes discutem livremente as suas condições em situação de igualdade, deve-se aos conceitos traçados para o contrato nos Códigos francês e alemão. Entretanto, essa espécie de contrato, essencialmente privado e paritário, representa hodiernamente uma pequena parcela do mundo negocial. Os contratos em geral são celebrados com a pessoa jurídica, com a empresa, com os grandes capitalistas e com o Estado.  
05/06/2024
Integrare Academy

  Hoje, as expressões convenção, contrato e pacto são empregadas como sinônimas, malgrado a praxe de se designar os contratos acessórios de pactos (pacto comissório, pacto antenupcial etc.). A propósito, afirma Roberto de Ruggiero que tudo se modificou no direito moderno, pois qualquer acordo entre duas ou mais pessoas, que tenha por objeto uma relação […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp