• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

 

¨... o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

 

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

 

Considere a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública do seu município para lecionar no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma turma com muita dificuldade de aprendizagem. Em reunião com a direção e coordenação foi solicitado aos profissionais de educação a oportunidade de reverem e se, necessário, reestruturarem seus planos de ensino para deixá-los mais atrativos e eficazes no trabalho com crianças, ou seja, medidas eficazes para proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar destes. Sendo assim, umas das possibilidades mais destacadas quanto à aprendizagem foi a utilização de brinquedo como recurso, uma vez que este aproveita a motivação interna que as crianças têm e torna a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes.

PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e elabore um brinquedo como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar. Use a criatividade e utilize prioritariamente materiais recicláveis. Preencha a Ficha Catalográfica do brinquedo.

FICHA TÉCNICA DO BRINQUEDO:

Nome: nome ou nomes do brinquedo

- Comentário sobre brinquedo

Idade:
Habilidades estimuladas: motor/social/físico/ moral desenvolvidos ou exigidos na atividade
Como se faz: materiais e etapas da construção
Como brincar: Formas de utilizar (atividades)

Após confeccionada, tirar três fotos (uma do brinquedo com a Ficha Catalográfica preenchida, uma do processo da montagem do brinquedo e outra você segurando o brinquedo com a ficha). Em seguida, cole as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo).

PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para ser aplicado na prática com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Escolha uma escola para realizar a execução do plano. Para esta aula será necessário estabelecer a utilização dos brinquedos como recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para os(as) pedagogos(as), integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros.

- Tema da aula;
- Objetivo;
- Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de suas atividades;
- Fechamento - discorra sobre como os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (5 a 10 linhas).

Orientações:

- Para auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado na atividade.
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado em anexo;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e, somente então, clique em FINALIZAR.

*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A European Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ESPEN) recomenda que todos os indivíduos admitidos na unidade hospitalar devem ser submetidos à triagem nutricional para identificar se há risco nutricional.
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ENF - NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2024 A European Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ESPEN) recomenda que todos os indivíduos admitidos na unidade hospitalar devem ser submetidos à triagem nutricional para identificar se há risco nutricional. Caso seja identificado o risco, deve ser feita avaliação nutricional mais detalhada, e medidas […]

MAPA - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL - 53_2024
17/07/2024
Integrare Academy

MAPA - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são comuns na adolescência, e é papel do enfermeiro elaborar estratégias para diminuição dos casos nas comunidades em que esse profissional está inserido. O enfermeiro pode atuar como um ator na identificação […]

- Dê exemplos práticos de como os conceitos filosóficos podem ser integrados em diferentes disciplinas para promover um ensino mais crítico e reflexivo.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 No contexto atual da educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para garantir uma formação integral dos estudantes. A Filosofia desempenha papéis fundamentais nesse processo, não apenas para professores dessa disciplina, mas para todos os educadores. A compreensão dos fundamentos filosóficos contribui para a […]

ATIVIDADE 1 - PSICO - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PSICO - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA - 52_2025 Nesta disciplina, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica, você estudou que o psicopedagogo clínico trabalha na identificação e no acompanhamento de dificuldades e transtornos de aprendizagem, considerando as especificidades de cada sujeito-aprendiz. O profissional investiga as causas das dificuldades apresentadas por meio de avaliações psicopedagógicas e intervém […]

MAPA - NUT - FISIOLOGIA HUMANA - 53_2024
17/07/2024
Integrare Academy

MAPA - NUT - FISIOLOGIA HUMANA - 53_2024   Sistema muscular: classificação, funções e tipos de músculos O sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo que permitem a realização dos movimentos, bem como garante a postura, estabilização e sustentação do corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as […]

c) Escreva a equação geral do balanço de energia, e realize o balanço de energia para cada componente (compressor, turbina, válvula, trocador de calor etc.) que compõe o ciclo de refrigeração de Carnot e o ciclo de refrigeração de compressão a vapor (faça as devidas simplificações na equação geral do balanço de energia para cada componente do sistema).  
22/07/2024
Integrare Academy

  c) Escreva a equação geral do balanço de energia, e realize o balanço de energia para cada componente (compressor, turbina, válvula, trocador de calor etc.) que compõe o ciclo de refrigeração de Carnot e o ciclo de refrigeração de compressão a vapor (faça as devidas simplificações na equação geral do balanço de energia para […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp