• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

 

¨... o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

 

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

 

Considere a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública do seu município para lecionar no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma turma com muita dificuldade de aprendizagem. Em reunião com a direção e coordenação foi solicitado aos profissionais de educação a oportunidade de reverem e se, necessário, reestruturarem seus planos de ensino para deixá-los mais atrativos e eficazes no trabalho com crianças, ou seja, medidas eficazes para proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar destes. Sendo assim, umas das possibilidades mais destacadas quanto à aprendizagem foi a utilização de brinquedo como recurso, uma vez que este aproveita a motivação interna que as crianças têm e torna a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes.

PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e elabore um brinquedo como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar. Use a criatividade e utilize prioritariamente materiais recicláveis. Preencha a Ficha Catalográfica do brinquedo.

FICHA TÉCNICA DO BRINQUEDO:

Nome: nome ou nomes do brinquedo

- Comentário sobre brinquedo

Idade:
Habilidades estimuladas: motor/social/físico/ moral desenvolvidos ou exigidos na atividade
Como se faz: materiais e etapas da construção
Como brincar: Formas de utilizar (atividades)

Após confeccionada, tirar três fotos (uma do brinquedo com a Ficha Catalográfica preenchida, uma do processo da montagem do brinquedo e outra você segurando o brinquedo com a ficha). Em seguida, cole as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo).

PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para ser aplicado na prática com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Escolha uma escola para realizar a execução do plano. Para esta aula será necessário estabelecer a utilização dos brinquedos como recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para os(as) pedagogos(as), integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros.

- Tema da aula;
- Objetivo;
- Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de suas atividades;
- Fechamento - discorra sobre como os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (5 a 10 linhas).

Orientações:

- Para auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado na atividade.
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado em anexo;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e, somente então, clique em FINALIZAR.

*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

- A estimativa análoga (também chamada de estimativa top-down) utiliza como base de cálculo para a estimativa do custo do projeto atual os custos reais de projetos semelhantes ocorridos anteriormente, sendo muito utilizada para estimar os custos de projetos com poucas informações, tendo a vantagem de ser mais rápida e mais barata do que outras técnicas, apesar de menos precisa.
05/06/2024
Integrare Academy

- A estimativa análoga (também chamada de estimativa top-down) utiliza como base de cálculo para a estimativa do custo do projeto atual os custos reais de projetos semelhantes ocorridos anteriormente, sendo muito utilizada para estimar os custos de projetos com poucas informações, tendo a vantagem de ser mais rápida e mais barata do que outras […]

Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. No contexto do Ensino Fundamental I, a utilização de brinquedos como recurso pedagógico por pedagogos pode enriquecer significativamente o processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e eficazes.
19/07/2024
Integrare Academy

    Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. No contexto do Ensino Fundamental I, a utilização de brinquedos como recurso pedagógico por pedagogos pode enriquecer significativamente o processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e […]

A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas.
18/07/2024
Integrare Academy

  A internet, junto à novas tecnologias, possibilita um salto exponencial, não só para a pesquisa de marketing, mas para todas as áreas, sobretudo aquelas que dependem de comunicação. Portanto, é importante mencionar a influência digital direta neste processo de realização de pesquisas. Fonte: VIEIRA, Marcelo Cristian; BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Fundamentos do Marketing. Maringá-PR: […]

(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade A partir disso vamos montar nosso Projeto de Banco de dados, inicialmente analise as seguintes Entidades: - Aluno id_aluno (PK) nome idade email
17/07/2024
Integrare Academy

  (2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade   A partir disso vamos montar nosso Projeto de Banco de dados, inicialmente analise as seguintes Entidades:   - Aluno   id_aluno (PK) nome idade email   - Curso   id_curso (PK) nome_curso descricao carga_horaria   - Modulo   id_modulo (PK) id_curso (FK) nome_modulo descricao_modulo   - Inscricao […]

​" O empresário Lucas Cabral, de 32 anos de idade, realizou vasectomia há cinco meses, após decisão em comum acordo com a esposa. 'Já temos dois filhos. Quando o segundo nasceu, veio a necessidade de fazer o procedimento', conta ele, explicando que a cirurgia e o tempo de recuperação foram bastante tranquilos. 'Não me arrependo em nada, pois foi uma atitude muito bem pensada', complementa."
06/06/2024
Integrare Academy

​" O empresário Lucas Cabral, de 32 anos de idade, realizou vasectomia há cinco meses, após decisão em comum acordo com a esposa. 'Já temos dois filhos. Quando o segundo nasceu, veio a necessidade de fazer o procedimento', conta ele, explicando que a cirurgia e o tempo de recuperação foram bastante tranquilos. 'Não me arrependo […]

c) CITE quais são as principais fontes das proteínas.
17/07/2024
Integrare Academy

c) CITE quais são as principais fontes das proteínas.  

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp