• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

Tarefa: criar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática

Para realização dessa tarefa, você precisará:

- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de elaboração da atividade.

- Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido.

- Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.

- Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.

- Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001).

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use a sua criatividade!

 

Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina.

- Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a nenhum item.

- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina. Estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

Boa atividade! REFERÊNCIA:

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: RA DA

 

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Para isso siga as orientações a seguir: 1- Entre no site: https://smartlabbr.org/ 2 - Escolher o município de Curitiba:
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO - 53_2024   Olá, estudante! Essa atividade proposta corresponde ao MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você seja capaz de levantar alguns dados sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em qualquer município e estado que você […]

TEXTO 2 "As sociedades europeias dos séculos que marcam o início da modernidade tinham uma religiosidade exacerbada, digo religiosidade entendendo-a como formas e práticas para além do limite institucional, vivenciados nas mais diversas configurações. No entanto, o discurso dos religiosos, como padres, bispos, arcebispos e freis, sempre teve grande recepção e repercussão no ocidente europeu. Trabalhar com o medo sempre foi, desde os tempos imemoriais, uma excelente tática de se fazer ouvir, um trunfo. Neste aspecto, as mazelas pelas quais a sociedade passava serviu de munição para Igreja, que intensificou a ideia de: arrependei-vos, pois o fim está próximo.
02/05/2024
Integrare Academy

TEXTO 2 "As sociedades europeias dos séculos que marcam o início da modernidade tinham uma religiosidade exacerbada, digo religiosidade entendendo-a como formas e práticas para além do limite institucional, vivenciados nas mais diversas configurações. No entanto, o discurso dos religiosos, como padres, bispos, arcebispos e freis, sempre teve grande recepção e repercussão no ocidente europeu. […]

A) CONCEITUAR os três sistemas de produção, sendo: produção contínua, em lote e sob encomenda.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GQ - IMERSÃO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO E METROLOGIA - 53_2024   Com o passar dos anos, os processos de fabricação evoluíram de modo significativo, impulsionados pelos avanços tecnológicos, mercadológicos e científicos. Essa evolução reflete a busca contínua da humanidade por melhores formas de transformar matérias-primas em produtos úteis, necessários para a sobrevivência e […]

Nesta atividade M.A.P.A. teremos como objetivo: - Avaliar como as propriedades e funcionamento de um sistema térmico; - Realizar cálculos e dimensionar a capacidade de funcionamento; - Verificar a operação e desempenho do sistema.
07/05/2024
Integrare Academy

Nesta atividade M.A.P.A. teremos como objetivo: - Avaliar como as propriedades e funcionamento de um sistema térmico; - Realizar cálculos e dimensionar a capacidade de funcionamento; - Verificar a operação e desempenho do sistema.   INSTRUÇÕES DE ENTREGA Este é um trabalho INDIVIDUAL. As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. […]

As ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são um conjunto de 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos foram criados para promover ações em áreas de importância crítica para a humanidade e para o planeta. Eles englobam temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, e parcerias para a implementação dos objetivos.
30/04/2024
Integrare Academy

MAPA - PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO - 52 _2024   Leia o texto a seguir:   As ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são um conjunto de 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos foram […]

ATIVIDADE 1 - GEO - CARTOGRAFIA - 54_2024
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GEO - CARTOGRAFIA - 54_2024   Atualmente, os mapas estão profundamente integrados à vida cotidiana da maioria das pessoas, tornando quase impossível imaginar um mundo sem eles. A maioria de nós faz uso de, pelo menos, um mapa diariamente. Com a ascensão das interfaces digitais, muitos de nós utilizamos diversos mapas, que, […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp