• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A professora do atendimento educacional especializado relatou que ele se recusa a utilizar pranchas de comunicação alternativa e, nas atividades que envolvem o estímulo da motricidade, demonstra pouco interesse

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024

 

Sobre as Tecnologias Assistivas, Manzini (2005, p. 82) propõe que:[...] estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase despercebidos. Para exemplificar, podemos chamar de tecnologia assistiva uma bengala, utilizada por nossos avós para proporcionar conforto e segurança no momento de caminhar, bem como um aparelho de amplificação utilizado por uma pessoa com surdez moderada ou mesmo veículo adaptado para uma pessoa com deficiência.

 

Fonte: MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: SORRI-BRASIL (org.). Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.

Em 2007, o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), propõe o conceito para Tecnologia Assistiva, como sendo: [...] uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, 2007, on-line).

 

 

Fonte: REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS – CAT, 7., 2007, Brasília. Ata [...]. Brasília: CORDE; SEDH, 2007. 4 p. Tema: Tecnologia Assistiva voltada às pessoas com deficiência. Disponível em: https://www.galvaofilho.net/CAT_Reuniao_VII.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

 

Levando em consideração tais pressupostos, você, estudante de psicopedagogia, analisará um caso fictício e proporá encaminhamentos e estratégias baseada no que está estudando na disciplina.

Então, vamos lá:

 

Gustavo é um menino de 9 anos que se encontra matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), no período da manhã, e frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno, na mesma escola. Ele apresenta indicativo de deficiência múltipla, é ativo e bastante alegre. Em relação ao seu processo de ensino e aprendizagem, não está alfabetizado e a maior dificuldade está no fato de não escrever nenhuma letra, e, por ter a coordenação motora fina comprometida, ele não consegue recortar papéis, apesar de pegar a tesoura da maneira correta. Em relação a sua comunicação, ele fala pouco e utiliza gestos, porém nem sempre é compreendido, causando um grande desconforto emocional. A professora do atendimento educacional especializado relatou que ele se recusa a utilizar pranchas de comunicação alternativa e, nas atividades que envolvem o estímulo da motricidade, demonstra pouco interesse e desvia a atenção para outros objetos na sala. Apresenta um pouco mais de interesse quando trabalha em grupo, com outros alunos.

A partir das concepções adquiridas durante a disciplina a respeito do trabalho do psicopedagogo, da inclusão e das tecnologias assistivas, elabore um texto (mínimo 15 e máximo 20 linhas), contemplando:

 

  1. Um encaminhamento que você enquanto psicopedagogo institucional fará para a professora da sala de aula comum e da sala de recursos para auxiliar o aluno em seu processo de ensino e aprendizagem. Justifique a sua resposta levando em consideração que o encaminhamento precisa estar articulado a uma das dificuldades apresentadas pelo aluno.

 

  1. Proponha uma estratégia de trabalho com o aluno utilizando uma Tecnologia Assistiva para auxiliá-lo na escola. Justifique a relação entre a estratégia proposta e a tecnologia assistiva a ser utilizada pelo aluno.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Cada disciplina ou unidade curricular tem a possibilidade de desenvolver trabalhar com um modelo Canva para a modelagem do seu funcionamento, reunindo conceitos, organização e planejamentos que vão além do rótulo pedagógico, mas que trabalham a essência do novo papel docente perante a moderna educação do século XXI (RICIERI; BAHIENSE, 2016).
19/07/2024
Integrare Academy

  Cada disciplina ou unidade curricular tem a possibilidade de desenvolver trabalhar com um modelo Canva para a modelagem do seu funcionamento, reunindo conceitos, organização e planejamentos que vão além do rótulo pedagógico, mas que trabalham a essência do novo papel docente perante a moderna educação do século XXI (RICIERI; BAHIENSE, 2016).   A inovação […]

Imagine que você foi contratado(a) para assumir uma turma de Infantil III (3 anos) e terá que elaborar um plano uma aula que atenda a um campo de experiência e objetivo específico da BNCC. Sua proposta de aula deve englobar a utilização de um recurso sensorial, como uma caixa de texturas ou tapete sensorial e, também, uma proprosta de atividade que utilize esse recurso.
06/05/2024
Integrare Academy

Imagine que você foi contratado(a) para assumir uma turma de Infantil III (3 anos) e terá que elaborar um plano uma aula que atenda a um campo de experiência e objetivo específico da BNCC. Sua proposta de aula deve englobar a utilização de um recurso sensorial, como uma caixa de texturas ou tapete sensorial e, […]

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada. Então vamos lá! Imagine que você é gestor(a) dessa loja, e que a situação de Beatriz chegou até o seu conhecimento. Agora você precisa dar uma tratativa para resolver essa situação. Então, com base no case apresentado, responda: a) Como gestor(a), identifique no case ao menos dois indicadores de estresse que Beatriz apresenta para os contextos seguintes: psicológico, social e danos físicos. b) Como gestor(a), analise o case e descreva ao menos quatro dos principais fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do estresse nessa fase da vida de Beatriz. c) Como gestor(a), e pensado em melhorar a produtividade e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, proponha algumas ações que deverão ser tomadas para reduzir os níveis de estresse da sua equipe. Nesse sentido, apresente ao menos cinco ações. d) Como gestor(a) e considerando os estudos da disciplina, descreva quais são os três principais desafios e oportunidades enfrentados na situação apresentada no case.
30/04/2024
Integrare Academy

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.   Então vamos lá!   Imagine que você é gestor(a) dessa loja, e que a situação de Beatriz chegou até o seu conhecimento. Agora você precisa dar uma tratativa para resolver essa situação.   Então, com base no case apresentado, responda:   a) Como gestor(a), identifique no […]

Tal precedente decidiu, com muita precisão, que cada um dos sujeitos passivos da obrigação solidária é responsável pela dívida toda (in solidum), ou seja, tem a obligatio (Haftung) de solver
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JURIS - DIREITO DAS OBRIGAÇÕES - 53_2024   Olá, acadêmico(a), A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você reflita sobre a formação da relação obrigacional. Etapa 01: Contextualizando  Para contextualizar, leia um trecho do artigo “O tribunal não pode alterar o regime […]

ATIVIDADE 02 - BIO - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - 51/2024
15/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 02 - BIO - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - 51/2024   Caro(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) à atividade de estudo 2 da disciplina de Estágio Supervisionado I.   De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, […]

Esse sistema busca imprimir maior eficiência na gestão dos gastos públicos e melhorias no desempenho das instituições públicas. O SIADS permite o gerenciamento e controle em tempo real do controle
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GPUB - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS - 53_2024 O objetivo dessa atividade é que você se sinta imersivo na administração dos recursos materiais e patrimoniais de um ente/órgão público. Com a atividade prática proposta ao final, o estudante, com base nos textos de apoio (reportagens) e no contido no material didático, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp