A preocupação com os direitos humanos é tema recorrente em debates de ordem social. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em um mundo com diversos países e populações devastados, a Organização das Nações Unidas (ONU) organizou um grande pacto com a maioria dos países em favor da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
É perceptível que muito do que se preconizava sobre os direitos humanos ainda carece de efetivação, como destaca o material didático desta disciplina de “Tópicos Especiais”, em que tratamos de violência contra mulheres e a população LGBT+, racismo e xenofobia, intolerância religiosa e bullying, por exemplo.
PARADISO, S. R. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá: Unicesumar, 2017.
Mais recentemente, a ONU organizou uma assembleia geral em que participaram representantes de quase 200 países para deliberarem e pactuarem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 grandes propostas com 169 metas para mudanças globais em áreas relacionadas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental em nível local, nacional e global.
Como assistente social – nesse momento em reta final de formação, logo como profissional em atuação – é importante que você conheça os ODS e entenda como seu curso e sua profissão se relacionam com o tema, seus objetivos e metas. Para tanto, esta atividade de estudos busca estimular sua reflexão por meio de duas etapas.
1 – Escreva um texto curto (com10 a 15 linhas) explicando porque os ODS são importantes à formação em Serviço Social e sua relação com o material didático de “Tópicos Especiais).
2 – Selecione três ODS e apresenta ao menos 5 metas (para cada) que se alinhem ao conteúdo desta disciplina e à sua formação em Serviço Social.
Você pode acessar a página oficial da Agenda 2030, em língua portuguesa, e tomar contato com os 17 ODS e suas respectivas metas: https://www.agenda2030.com.br/.