• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A preocupação com a sustentabilidade, a degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, cada vez mais têm ganhado espaço e relevância na mídia, nas discussões acadêmicas e no cotidiano de cada indivíduo. Logo, nunca foi tão essencial discutir e repensar nossas ações no que tange a sustentabilidade, em seu significado mais literal, para que assim seja possível desenvolver um posicionamento crítico e coerente acerca dessa temática tão relevante.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PROVA – FSCE – FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA II – 52/2024

1ª QUESTÃO
No contexto da organização e classificação das áreas do conhecimento, é essencial compreender como cada
área contribui para o avanço da ciência e tecnologia. Essas classificações são utilizadas por instituições
acadêmicas e órgãos de fomento à pesquisa para direcionar esforços e recursos de maneira eficaz.
FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024.
Considerando a importância dessas áreas e a descrição fornecida pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, bem como os conhecimentos adquiridos na Unidade I do
livro digital, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente a área do
conhecimento denominada “Engenharias”.
ALTERNATIVAS
As Engenharias são uma área do conhecimento que desenvolve pesquisas voltadas para a análise literária e crítica
das obras de arte.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se dedica exclusivamente ao estudo histórico e filosófico da
ciência e da tecnologia.
As Engenharias são uma área do conhecimento que investiga os processos biológicos e bioquímicos para o
desenvolvimento de novos medicamentos.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se concentra no estudo e aplicação de técnicas para a
exploração e conservação do meio ambiente marinho.
As Engenharias são uma área do conhecimento que se foca no desenvolvimento e aplicação de tecnologias
inovadoras para a solução de problemas práticos da sociedade.

2ª QUESTÃO
Levando em consideração a universalidade do conceito e definição do termo, nas suas atribuições, a
tecnologia para um pedagogo terá como premissas técnicas e metodologias de ensino. Para um
engenheiro, técnicas sobre sistemas de elaboração de projetos e sua execução, e assim por diante, de
acordo com cada área do conhecimento ou demanda a ser atendida.
CASTRO, Sílvio. Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade II – Tecnologia, do Livro Digital, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A tecnologia é o campo do conhecimento que trata somente sobre os dispositivos eletrônicos e computadores.
O termo tecnologia é bastante amplo, mas possui apenas uma definição, independentemente da área de
conhecimento.
Na agricultura a tecnologia é dispensável, pois deixa de englobar técnicas de cultivo de precisão e desenvolvimento
de sementes.
A tecnologia pode ter um impacto positivo na automação e otimização de processos, na conexão entre pessoas de
diferentes lugares, no acesso a vasta quantidade de conhecimento e recursos educacionais.
O impacto negativo e mau da tecnologia envolve observar como ela vem sendo usada para limitar as inovações de
ponta, invalidar as técnicas tradicionais e habilidades manuais transmitidas ao longo das gerações.

3ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação hipotética:
Maria vive os impactos negativos do aterro sanitário diariamente de sua cidade. O mau cheiro constante
invade sua casa, causando incômodo e constrangimento. Ela também se preocupa com a saúde de seus
filhos, que podem ser afetados pelos poluentes do ar e da água. Maria se sente impotente diante da
situação e busca soluções para o problema.
Elaborado pelo professor, 2024.
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade III – Meio ambiente e Desenvolvimento
sustentável, do Livro Digital, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os impactos do aterro sanitário é algo benéfico para os moradores da cidade.
A situação do aterro sanitário jamais geraria impactos negativos para Maria e sua família.
Maria acredita que a gestão adequada do aterro sanitário é uma responsabilidade exclusiva de sua família.
Longe de trazer malefícios, o ar poluído jamais afetaria a saúde dos filhos de Maria e de toda a população da cidade.
A busca por soluções e a frustração com a impotência diante do problema demonstram a necessidade urgente de
uma resolução.

4ª QUESTÃO
Disponível em: https://www.ibp.org.br/personalizado/uploads/2022/02/eco-pt-049.png. Acesso em: 07 de
maio 2024.
Com base na análise do gráfico sobre Incidentes Cibernéticos e na Unidade 2, do Livro Digital, avalie as
afirmações a seguir.
I. A barra “Tentativa” no mesmo gráfico sugere que as empresas estão enfrentando mais tentativas de
ataques cibernéticos a cada ano.
II. O gráfico “Número de incidentes cibernéticos significativos no mundo” indica que houve uma diminuição
no número de incidentes cibernéticos ao longo dos anos.
III. A barra “Bem-sucedido” no gráfico “Média de ataques por companhia” mostra que houve um aumento
no número de ataques bem-sucedidos por empresa de 2020 para 2021.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
Dentre os seres que habitam nosso planeta, o ser humano, caracteriza-se pela capacidade de alteração do
meio que vive e habita desde os primórdios da história da humanidade. Contudo, essa impressionante
capacidade de realizar alterações advém de características evolutivas do homem, além de características e
hábitos histórico-sociais, cujos impactos e problemáticas demoram a ser “percebidos” e mitigados.
MATEUS, Gustavo A. P. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II.
UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
Com base no estudo sobre Meio Ambiente, da Unidade 3, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.
I. Destruir o meio ambiente em nome do progresso não faz sentido, pois compromete nossa capacidade de
sobrevivência e a de outras espécies, ecossistemas e habitats.
II. A verdadeira evolução leva em consideração a sustentabilidade, e as maneiras de progredir com equilíbrio
e coexistir com os ecossistemas naturais vai garantir um futuro mais sustentável.
III. É insustentável o desperdício de recursos naturais, poluição do ar, desmatamento, consumismo excessivo
e desperdício de alimentos, pois prejudicam a qualidade de vida das pessoas e a saúde do planeta.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

6ª QUESTÃO
A preocupação com a sustentabilidade, a degradação ambiental e esgotamento dos recursos naturais, cada
vez mais têm ganhado espaço e relevância na mídia, nas discussões acadêmicas e no cotidiano de cada
indivíduo. Logo, nunca foi tão essencial discutir e repensar nossas ações no que tange a sustentabilidade,
em seu significado mais literal, para que assim seja possível desenvolver um posicionamento crítico e
coerente acerca dessa temática tão relevante.
MATEUS, Gustavo A. P. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II.
UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. Cada indivíduo deve considerar como as questões ambientais se relacionam com seus valores pessoais e
alinhar suas ações com seu posicionamento ambiental.
PORQUE
II. No contexto ambiental, social e econômico, sustentabilidade se refere à capacidade de consumir todos
os recursos naturais, pois são infinitos e inesgotáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

7ª QUESTÃO
O que somos? De onde viemos e para onde vamos? Como viver por aqui? Como foi que passamos das mais
rupestres expressões e chegamos a uma vida tecnológica e globalizada? Essas e outras perguntas, as
inúmeras ciências tentam responder desde os primórdios.
FASCINA, Diego L. M. Ciência. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024. (adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. As ciências trazem abordagens sobre a evolução humana que proporcionam uma compreensão
multifacetada, dependendo da perspectiva adotada.
PORQUE
II. O modelo do Big Bang ajuda a explicar aspectos da existência e das várias incapacidades de revolução
artística, cognitiva e científica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

8ª QUESTÃO
Novas tecnologias envolvendo o processamento de dados e geração de informações por meios
computacionais, o poder de processamento e de meios de comunicação cada vez mais poderosos estão
cada dia mais presentes na sociedade e mais rapidamente.
CASTRO, Sílvio. Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética II. UniCesumar: Maringá, 2024.
A partir dos conhecimentos abordados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas.
I. Atualmente, a capacidade de processar e transmitir dados rapidamente tem mudado como as pessoas
interagem e organizam suas vidas.
PORQUE
II. A análise de dados e comunicação eficazes auxiliam na formulação e estratégias políticas para o governo,
apenas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

9ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação hipotética:
Seu Antônio constatou que a água do chuveiro elétrico de sua residência não estava esquentando. Então,
ele verificou a energia, o disjuntor do chuveiro, o registro de água, os fios e suas conexões e percebeu que
estava tudo funcionando bem. O problema só foi resolvido quando a resistência interna do chuveiro foi
testada com um multímetro e indicou que ela estava queimada.
Elaborado pelo professor, 2024.
Baseando-se nos conhecimentos apresentados na unidade I – Ciência, do Livro Digital, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Conforme consta no estudo de caso, o chuveiro deixou de funcionar devido a problemas com fios soltos e corroídos.
Vemos que, as conexões elétricas do chuveiro estavam com defeito e ao tocar nelas, seu Antônio foi vítima de um
choque elétrico.
Consta que as observações, verificações e tentativa de ajuste no fusível feitas por seu Antônio, são de natureza
empírica, portanto, sem sucesso.
Seu Antônio constatou que o problema da água fria foi causado por uma falha no registro de água, que interrompeu
seu fornecimento, resultando em sobrecarga de energia.
O processo de observação, experimentação e análise crítica que seu Antônio utilizou para resolver um problema
doméstico, incorpora alguns princípios da investigação científica.

10ª QUESTÃO
O Google anunciou um recurso para o Android que funciona como uma espécie de “modo ladrão”. A
novidade, criada para combater roubos, poderá bloquear a tela do celular ao identificar que alguém
arrancou o aparelho de sua mão abruptamente. Chamada de “Theft Detection Lock” (“bloqueio de detecção
de roubo”), a novidade foi revelada durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores.
G1. Android terá ‘modo ladrão’ que bloqueia tela do celular caso alguém o arranque de sua mão.
Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/05/16/android-tera-modo-ladrao-quebloqueia-tela-do-celular-caso-alguem-o-arranque-de-sua-mao.ghtml. Acesso em: 16. Mai. 2024.(Adaptado).
A partir dos conhecimentos abordados na Revista eletrônica, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. O Google está introduzindo um novo recurso antirroubo para Android com o intuito de aumentar a
chance de novos furtos.
PORQUE
II. Esse recurso visa combater roubos de smartphones, bloqueando o dispositivo e dificultando o acesso do
ladrão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Gerenciamento de Projetos é realizado considerando 10 áreas de conhecimentos, que são responsáveis por caracterizar os principais aspectos que devem ser considerados no gerenciamento macro de um projeto, sendo: Gerenciamento da Integração. Gerenciamento do Escopo. Gerenciamento do Tempo. Gerenciamento do Custo. Gerenciamento da Qualidade. Gerenciamento dos Recursos Humanos. Gerenciamento da Comunicação. Gerenciamento dos Riscos. Gerenciamento das Aquisições. Gerenciamento das Partes Interessadas.
06/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024   Gerenciamento de Projetos é realizado considerando 10 áreas de conhecimentos, que são responsáveis por caracterizar os principais aspectos que devem ser considerados no gerenciamento macro de um projeto, sendo:   Gerenciamento da Integração. Gerenciamento do Escopo. Gerenciamento do Tempo. Gerenciamento do Custo. Gerenciamento da Qualidade. Gerenciamento […]

1) Elaborar um treinamento sobre Habilidades Sociais para que possa aplicar com a sua equipe de trabalho contendo as seguintes etapas:
19/07/2024
Integrare Academy

  1) Elaborar um treinamento sobre Habilidades Sociais para que possa aplicar com a sua equipe de trabalho contendo as seguintes etapas:   a) Preparação (como irá abordar o colaborador e quais suas colocações iniciais?). b) Aplicação do Treinamento (será uma dinâmica de grupo, uma palestra, uma roda de conversa? Como pretende trabalhar o tema? […]

como colaborador, ou realizar um investimento audacioso que possa melhor atender à demanda dos pacientes e ser um diferencial no mercado? Identifique os principais atores na cadeia de suprimentos
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GH - CONTABILIDADE DE CUSTOS EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024   Olá, estudante de Gestão Hospitalar! A atividade MAPA da disciplina de Contabilidade de Custos em Gestão Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para organizar fluxos de trabalho e informações, estabelecer mecanismos de compras e […]

51/2024 - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS - MAPA
20/02/2024
Integrare Academy

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DO CAFÉ E DE PRODUTOS ORGÂNICOS - 51/2024 DESAFIOS DA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ A cafeicultura é uma importante atividade do setor agropecuário, desempenhando funções importantes relacionadas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil, dessa forma garantido a permanência do produtor rural no campo. No entanto, o produtor enfrenta […]

O crescimento microbiano em produtos alimentícios pode provocar sua degradação e ainda ser responsável pela transmissão intoxicações e infecções alimentares. Conhecer as características do crescimento de microrganismos potencialmente degradadores ou patogênicos, permite a determinação de medidas de detecção, de controle e prevenção da contaminação por estes microrganismos, como por exemplo, características de embalagem e armazenamento. Como destacado no texto anterior, uma das características analisadas para se determinar o crescimento microbiano é a curva de crescimento deste microrganismo
06/06/2024
Integrare Academy

O crescimento microbiano em produtos alimentícios pode provocar sua degradação e ainda ser responsável pela transmissão intoxicações e infecções alimentares. Conhecer as características do crescimento de microrganismos potencialmente degradadores ou patogênicos, permite a determinação de medidas de detecção, de controle e prevenção da contaminação por estes microrganismos, como por exemplo, características de embalagem e armazenamento. […]

A relação entre o volume de necrochorume produzido e o peso do corpo é igual a 0,60 litros por quilograma, ou seja, um cadáver médio, adulto, de cerca de 70 a 80 kg, produz de 27 a 30 litros de necrochorume.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - GAMB -IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL EM UM CEMITÉRIO” e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp