• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

- Capacidade de organização para lidar com um ambiente caótico e de alta demanda. Elaborado pelo Professor, 2024.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS - 53_2024   Imagine que você, após concluída sua graduação em Gestão de Recursos Humanos, resolveu empreender como profissional independente na área de RH, se lançando no mercado como Headhunter - Consultor(a) em Recrutamento e Seleção. Os negócios começaram bem e, esta semana, você […]

É por isso que seguir as normas, usar os equipamentos de segurança e ter atenção durante o trabalho é tão importante: o comportamento preventivo, além de evitar muitos acidentes, pode salvar vidas! No entanto, seja por descumprimento de normas e procedimentos, seja por uso inadequado de ferramentas e/ou equipamentos de proteção, cansaço, fadiga ou qualquer outra razão, acidentes podem ocorrer.
05/06/2024
Integrare Academy

É por isso que seguir as normas, usar os equipamentos de segurança e ter atenção durante o trabalho é tão importante: o comportamento preventivo, além de evitar muitos acidentes, pode salvar vidas! No entanto, seja por descumprimento de normas e procedimentos, seja por uso inadequado de ferramentas e/ou equipamentos de proteção, cansaço, fadiga ou qualquer […]

MAPA - SPRIV - PROJETOS DE SEGURANÇA PRIVADA - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SPRIV - PROJETOS DE SEGURANÇA PRIVADA - 53_2024 Olá, estudante de Gestão de Segurança Privada. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Projetos de Segurança. A Segurança é um direito fundamental, estabelecido constitucionalmente, que visa […]

Para que se possa resolver esse caso clínico, retome o seu material didático, que está disponível no ambiente da disciplina, responda às questões: 1- Os óleos essenciais possuem inúmeros benefícios dentre eles é auxiliar no tratamento para ansiedade, descreva o mecanismo de ação dos óleos essenciais.
18/07/2024
Integrare Academy

  Para que se possa resolver esse caso clínico, retome o seu material didático, que está disponível no ambiente da disciplina, responda às questões:   1- Os óleos essenciais possuem inúmeros benefícios dentre eles é auxiliar no tratamento para ansiedade, descreva o mecanismo de ação dos óleos essenciais. 2- Sabemos que para se ter uma […]

Imagine-se na posição de Gestor de Segurança Privada, com a tarefa de coordenar a segurança para um evento de grande escala em uma importante cidade brasileira. Você e sua equipe são responsáveis pela segurança do evento de lançamento de um produto inovador da marca FuturEdge, a ser realizado em um Centro de Convenções durante um Congresso de Inovação e Tecnologia. Neste cenário, articule, com base em sua expertise, quais seriam os elementos cruciais para a formulação de um Plano Geral de Segurança Privada (PGSP). Descreva, de maneira abrangente e detalhada, os aspectos fundamentais, os componentes chaves e os passos necessários para o desenvolvimento e a implementação eficaz desse plano.
04/06/2024
Integrare Academy

Imagine-se na posição de Gestor de Segurança Privada, com a tarefa de coordenar a segurança para um evento de grande escala em uma importante cidade brasileira. Você e sua equipe são responsáveis pela segurança do evento de lançamento de um produto inovador da marca FuturEdge, a ser realizado em um Centro de Convenções durante um […]

Realizar a Gestão dos Recursos Materiais e Patrimoniais de uma Unidade Pública requer entendimento de planejamento, organização, direção e controle. Quando falamos de planejamento é conduzir
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GPUB - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS - 53_2024 O objetivo dessa atividade é que você se sinta imersivo na administração dos recursos materiais e patrimoniais de um ente/órgão público. Com a atividade prática proposta ao final, o estudante, com base nos textos de apoio (reportagens) e no contido no material didático, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp