• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Ao refletirmos sobre os processos históricos no que tange ao terceiro setor, percebemos que a criação de organizações não governamentais para atender expressões da questão social assumem características específicas, de acordo com a realidade social, política e cultural. Tais organizações são os reflexos das transformações societárias que ocorrem a nível nacional e local. No Brasil, o terceiro setor se expande na década de 1990 no período da reforma administrativa do Estado. A sociedade civil por meio das ONGs buscava soluções para suas demandas sociais, fora da lógica do Estado e do mercado. Para que possamos compreender o Terceiro Setor é necessário nos apropriarmos das definições do terceiro setor.
19/07/2024
Integrare Academy

  Ao refletirmos sobre os processos históricos no que tange ao terceiro setor, percebemos que a criação de organizações não governamentais para atender expressões da questão social assumem características específicas, de acordo com a realidade social, política e cultural. Tais organizações são os reflexos das transformações societárias que ocorrem a nível nacional e local. No […]

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a […]

a) Considerando os dados da Tabela 1, desenvolva uma tabela que indique a frequência acumulada, a frequência relativa e a frequência relativa acumulada das reclamações listadas.
12/04/2024
Integrare Academy

a) Considerando os dados da Tabela 1, desenvolva uma tabela que indique a frequência acumulada, a frequência relativa e a frequência relativa acumulada das reclamações listadas. b) Com base nos dados obtidos no item a, apresente o Gráfico de Pareto que representa os dados da Tabela 1. c) Considerando os dados da Tabela 2, desenvolva […]

PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz
30/04/2024
Integrare Academy

PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto   CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz   Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo […]

Encontros: - Introdução e Estabelecimento de Normas: Os facilitadores estabelecem regras para garantir um diálogo respeitoso e construtivo. - Expressão de Sentimentos: Bruno compartilha como a agressão o afetou emocionalmente e fisicamente. - Narrativa dos Acontecimentos: Carlos explica suas razões para ter agido como agiu e expressa arrependimento genuíno por suas ações.
18/07/2024
Integrare Academy

  Encontros: - Introdução e Estabelecimento de Normas: Os facilitadores estabelecem regras para garantir um diálogo respeitoso e construtivo. - Expressão de Sentimentos: Bruno compartilha como a agressão o afetou emocionalmente e fisicamente. - Narrativa dos Acontecimentos: Carlos explica suas razões para ter agido como agiu e expressa arrependimento genuíno por suas ações. - Diálogo […]

SIGNIFICAÇÃO Assim surge a nossa disciplina de planejamento estratégico para trazer até você direcionamentos para aplicação desta ferramenta, ampliando as decisões e reduzindo riscos. Aplicar os conceitos do planejamento estratégico possibilita que o negócio na área industrial que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com o fator estratégico, onde a empresa quer estar.
18/07/2024
Integrare Academy

  SIGNIFICAÇÃO Assim surge a nossa disciplina de planejamento estratégico para trazer até você direcionamentos para aplicação desta ferramenta, ampliando as decisões e reduzindo riscos. Aplicar os conceitos do planejamento estratégico possibilita que o negócio na área industrial que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp