• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?

Vem do outro lado do Atlântico uma evidência da conexão entre arte e matemática. Segundo Fernando Pessoa, “o binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo”, só que as pessoas não se dão conta disso. Aqui, a arte empresta seus ideais como uma seta que aponta para beleza do objeto matemático. Mas talvez se possa ir adiante.

Disponível em: https://impa.br/noticias/a-influencia-mutua-entre-arte-e-matematica/. Acesso em: 26 jan. 2024.

Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes.

Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado.

Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção.

Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/influencia-da-matematica-na-arte/. Acesso em: 26 jan. 2024.

Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática – 02 – Arte e Números. Acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=BdNKblyBwwM (copie e cole o link no seu navegador de internet).

Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas.

Depois destas reflexões, como fica a relação entre Arte & Matemática? Você conseguiu visualizar o envolvimento das conexões matemáticas?

Portanto, vamos a um grande desafio: criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos…etc). Não pode ser copiado, tem que usar sua imaginação e criatividade.

1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura.

2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina.

3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações:

  1. a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática.
  2. b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve.
  3. c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte.

Veja abaixo alguns exemplos:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá escolher apenas UM aparelho dentre os citados abaixo: - Bola - Maças - Trampolins - Bolinha de Malabares - Claves Após a escolha, grave um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como confeccionar o aparelho escolhido, e apresente 2 (dois) movimentos que pode ser realizado com esse aparelho.
18/07/2024
Integrare Academy

  Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá escolher apenas UM aparelho dentre os citados abaixo: - Bola - Maças - Trampolins - Bolinha de Malabares - Claves Após a escolha, grave um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como confeccionar o aparelho escolhido, e apresente 2 (dois) movimentos que pode ser realizado com esse […]

  Você deve inserir o seu relato produzido nos campos indicados no FORMULÁRIO PADRÃO disponível no material da disciplina. ​ - Salvar o arquivo em formato PDF. (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF). - Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. - Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário". - Utilize o padrão ABNT para elaboração das atividades.
05/06/2024
Integrare Academy

    Você deve inserir o seu relato produzido nos campos indicados no FORMULÁRIO PADRÃO disponível no material da disciplina. ​ - Salvar o arquivo em formato PDF. (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF). - Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA. - […]

ATIVIDADE 1 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PSICOLOGIA SOCIAL - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PSICOLOGIA SOCIAL - 52_2025 “Ao menos 56 crianças morreram vítimas de desafios online nos últimos 12 anos, aponta levantamento” – Jornal O Globo 14/04/2025. “De 2014 a 2025, ao menos 56 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, morreram no Brasil em decorrência de desafios compartilhados […]

O pãozinho francês de 50 gramas, que é a alimentação básica da população brasileira, na semana passada custava CR$ 38 [cruzeiros reais] e hoje está sendo comprado a R$ 58.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 53_2024    Olá, queridos (as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.   O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.   PROBLEMATIZAÇÃO: Quais eram […]

ATIVIDADE/AVALIAÇÃO Leia o artigo proposto: “Problemas éticos na prática de profissionais de saúde em um hospital escola”. Artigo completo disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/45590/60925
19/07/2024
Integrare Academy

  ATIVIDADE/AVALIAÇÃO   Leia o artigo proposto: “Problemas éticos na prática de profissionais de saúde em um hospital escola”. Artigo completo disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/45590/60925   Assista às aulas conceituais e ao vivo.   Nesse sentido, em sua atividade mapa, você deverá ler a o artigo apresentado relacionando os aspectos éticos, juntamente com o que foi […]

Atenção aos preparos conjuntos (eles devem ser realizados no mesmo template). - Quatre Quart + Compotas. - Brigadeiro de Chocolate + Bolo de Fubá. - Temperagem de Chocolate + Bombom de Frutas secas + Trufa de Chocolate. - Massa Folhada + Créme Patissiére sem o chocolate.
19/07/2024
Integrare Academy

  Atenção aos preparos conjuntos (eles devem ser realizados no mesmo template). - Quatre Quart + Compotas. - Brigadeiro de Chocolate + Bolo de Fubá. - Temperagem de Chocolate + Bombom de Frutas secas + Trufa de Chocolate. - Massa Folhada + Créme Patissiére sem o chocolate.   Atenção: os preparos abaixo não devem ser […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp