• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A LIBRAS, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestualvisual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral auditiva, por utilizar esses recursos como canais ou meios de comunicação, onde os sons são percebidos pelos ouvidos. Mas, as diferenças não estão somente na utilização de canais diferentes, estão também nas estruturas gramaticais de cada língua.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A LIBRAS, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestualvisual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral auditiva, por utilizar esses recursos como canais ou meios de comunicação, onde os sons são percebidos pelos ouvidos. Mas, as diferenças não estão somente na utilização de canais diferentes, estão também nas estruturas gramaticais de cada língua.

FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

 

Disponível em: www.feneis.com.br. Acesso em: 18 de maio de 2024

 

Com o advento do bilinguismo, entendemos ser a Língua Brasileira de Sinais o único método capaz de propiciar um real educação do aluno surdo em sala de aula. A partir disso, pense na situação hipotética: na entrada dos alunos do segundo ano do fundamental, os alunos ficam encantados ao ver a sala de aula toda decorada para recebê-los. Dentre essa recepção, os alunos notaram alguns métodos expostos nas paredes da sala. Acima da lousa, há um quadro com os 4 exemplos de letras para cada uma do alfabeto, como o exemplo abaixo.

 

Disponível em: https://www.espacoeducar.net/2019/01/cartazes-varal-alfabeto-quatro-4-tipos.html#google_vignette. Acesso em 18/05/2024.

 

Após os primeiros questionamentos sobre os formatos desconhecidos de letras ao professor, uma breve explanação entre o que conhecemos como linguagem e língua é feito, e um novo desafio foi visualizado pelo professor. Dentre os questionamentos sobre linguagem e língua, Ana, uma de suas alunas, indaga a você, professor, porque ao lado direito da sala tem um menino (Júlio) que fica usando as mãos e fazendo gestos para um outro professor que está em pé em frente a ele.

 

Para eliminação nas barreiras atitudinais, você, como professor, deve deixar claro para os demais alunos que Júlio é um aluno surdo e necessita de um intérprete de Libras durante as aulas e para que todas compreendam essa dinâmica você deverá:

 

Explanar sobre o conceito de linguagem x língua de sinais.

Apresentar a importância de um intérprete de Libras durante as aulas.

Apresentar algo dinâmico que exponha conceitos iniciais sobre a língua.

 

Para que isso ocorra de maneira coerente, siga as orientações abaixo no que tange aos dois momentos de produção dessa atividade MAPA.

 

1° Momento: Você, acadêmico, com o auxílio do formulário padrão anexado ao ambiente da sua disciplina, fará um texto dissertativo de no máximo 20 linhas que apresente as diferenças entre linguagem e língua, focando especificamente a formação da língua de sinais, junto a isso explique o porquê da presença de um intérprete de Libras na sala de aula e sua função. Para elaboração do texto, você pode poderá usar o material didático na Unidade 5, mas também pode procurar em fontes confiáveis, como artigos, revistas, jornais etc. Assim, é necessário fundamentar teoricamente sua resposta, inserindo as citações e referências de acordo com as normas da ABNT.

 

2° Momento: Usar de maneira lúdica uma representação de três letras do alfabeto, que apresente as 4 variações que temos na escrita dessas letras (como mostrado acima) e junto a essas quatro variações anexe o quadro com a LETRA em formato de sinais.

 

Obs: São 3 letras escolhidas por você acadêmico, com as 4 variações de forma escrita e o sinal em libras de cada uma dessas três letras em foto. Sendo assim, para este momento, é necessário inserir uma foto do quadro pronto e uma foto sua executando a atividade.

 

Lembre-se: o desenvolvimento de competências e habilidades no aspecto análise, resolução de problemas e tomada de decisão é imprescindível para a construção da identidade profissional do professor.

 

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o

envio.

* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.

* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.

* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Diante disso, com base no conteúdo trabalhado na disciplina, elabore um texto dissertativo de 10 a 20 páginas, explicando em linhas gerais as relações do dolo com as ideias de tipo e tipicidade no direito penal.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024 TEXTO 1 Por imposição do princípio do nullum crimen sine lege, o legislador, quando quer impor ou proibir condutas sob a ameaça de sanção, deve, obrigatoriamente, valer-se de uma lei. Quando a lei em sentido estrito descreve a conduta (comissiva ou omissiva) com o fim de […]

A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e diante da narrativa apresentada, para fins desta Atividade MAPA, a sua missão será, na condição de negociador(a) representante da Comex S/A, atender às solicitações dos itens a seguir: PASSO A PASSO DA ATIVIDADE: Item 1. Em relação aos tipos de negociação, articule o que vem a ser uma negociação distributiva, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem.
19/07/2024
Integrare Academy

A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e diante da narrativa apresentada, para fins desta Atividade MAPA, a sua missão será, na condição de negociador(a) representante da Comex S/A, atender às solicitações dos itens a seguir: PASSO A PASSO DA ATIVIDADE: Item 1. Em relação aos tipos de negociação, articule o que vem […]

discorra sobre o que você considera como uma vantagem e como uma desvantagem desse modelo. Cite, também, em qual situação você, como cliente, acaba optando por esse tipo de estabelecimento.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAS - PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS - 53_2024   Os diversos estabelecimentos destinados a oferecer refeição fora do lar podem se caracterizar por diferentes tipos de serviço, modalidade de distribuição, características físicas, dentre outras situações que possibilitam a inovação. Para isso, a empresa deve definir o que melhor se adapta às suas necessidades […]

A fabricação é um processo essencial em nosso cotidiano, permitindo aprimorar a maneira como produzimos, construímos e planejamos. Tudo ao nosso redor foi criado a partir de um processo de fabricação. Portanto, é fundamental que os profissionais da área de fabricação conheçam diversos métodos de produção para escolher a melhor opção.
06/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - USINAGEM E CONFORMAÇÃO - 52_2024   A fabricação é um processo essencial em nosso cotidiano, permitindo aprimorar a maneira como produzimos, construímos e planejamos. Tudo ao nosso redor foi criado a partir de um processo de fabricação. Portanto, é fundamental que os profissionais da área de fabricação conheçam diversos métodos de produção […]

Com base em sua experiência pessoal – viu a fome de perto quando era criança nos manguezais da cidade do Recife, onde nasceu –, em estudos que começavam a propor abordagens mais amplas do problema e em suas próprias pesquisas de campo, Castro examinou a fome à luz da medicina, da fisiologia, da nutrição e da geografia. Sua conclusão é que se tratava de um fenômeno biológico enraizado em estruturas sociais, políticas e econômicas. O médico identificou dois tipos de fome: a epidêmica, associada às guerras ou a secas, que provocam a escassez de alimentos; e a endêmica, até então desconsiderada, quando uma alimentação é precária e, por não fornecer os nutrientes indispensáveis para o funcionamento adequado do organismo, favorece o surgimento de doenças.
03/05/2024
Integrare Academy

Com base em sua experiência pessoal – viu a fome de perto quando era criança nos manguezais da cidade do Recife, onde nasceu –, em estudos que começavam a propor abordagens mais amplas do problema e em suas próprias pesquisas de campo, Castro examinou a fome à luz da medicina, da fisiologia, da nutrição e […]

O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor.
30/04/2024
Integrare Academy

O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor. ​Fonte: BUENO, M. C. Coluna Chão da Escola. Revista […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp