MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024
Para Coll, Palacios e Marchesi (1995), a definição utilizada para explicar a deficiência, na maioria das vezes, relaciona-se a fatores sociais, culturais e educacionais. Segundo os autores:
“A deficiência não é uma categoria com perfis clínicos estáveis, sendo estabelecida em função da resposta educacional. O sistema educacional pode, portanto, intervir para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com algumas características “deficitárias” (COLL; PALACIOS; MARCHESI, 1995, p. 12).
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, v. 3, 1995.
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabelece, em seu Art. 2º, que:
“[...] pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2015, on-line).
Fonte: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em: https://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acesso em: 27 jun. 2024.
Levando em consideração o conceito de deficiência e as características de cada deficiência estudada na Unidade I do livro didático, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) seguindo as seguintes premissas:
a) selecione uma das deficiências estudadas na Unidade I do livro Didático;
b) apresente uma dificuldade de aprendizagem que esteja relacionada a deficiência selecionada por você;
c) proponha uma adaptação curricular para atender a dificuldade apresentada e justifique por que as utilizou, explicando a relação entre a dificuldade e a adaptação curricular;
d) conclua o seu texto apontando a necessidade do trabalho colaborativo entre o professor da sala de aula e o psciopedagogo e também do professor apresentar conhecimentos sobre adaptações curriculares para atender à necessidade e a especificidade de cada aluno.
Atente-se às orientações:
- Para responder as questões, é imprescindível que atente-se as Unidades do livro da disciplina referente ao abordado nesta atividade, assista às aulas conceituais.
- O formulário em que as respostas deverão ser digitadas está disponível no ambiente da disciplina, na pasta “Material da disciplina” e vídeo explicativo, na Sala do Café.
- Após concluir o MAPA, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.
- Antes de finalizar sua atividade certifique-se de que o arquivo anexado corresponde ao arquivo correto. Para não correr o risco de encaminhar o arquivo errado renomeie o formulário com um nome específico e fácil de identificar.
- Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.