• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A hidrostática estuda as características intrínsecas aos fluídos, como suas propriedades, uma dessas propriedades é a densidade do fluído em condições estáticas de equilíbrio. Um dos mais importantes estudos da hidrostática é o do princípio de Arquimedes que estabelece que um corpo sólido submerso em um determinado fluído ficará sujeito a ação de uma força vertical, para cima, denominada de empuxo e cuja intensidade é igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A hidrostática estuda as características intrínsecas aos fluídos, como suas propriedades, uma dessas propriedades é a densidade do fluído em condições estáticas de equilíbrio. Um dos mais importantes estudos da hidrostática é o do princípio de Arquimedes que estabelece que um corpo sólido submerso em um determinado fluído ficará sujeito a ação de uma força vertical, para cima, denominada de empuxo e cuja intensidade é igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo.

O princípio de Arquimedes possui aplicações em diversas áreas da engenharia, como por exemplo no projeto de embarcações e aeronaves, medição de densidade de líquidos, e projetos de medidores de vazão.
Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 293-295.

Os dois conceitos acima citados são colocados a prova por você: imagine que um equipamento superaquece em sua empresa e algumas porcas e parafusos são soltos e deformados.

1) Para solicitar a recompra, é necessário saber a massa exata das peças. Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Estática, no qual aborda em específico sobre o equilíbrio de corpos rígidos. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual.
Imagine que cada um daqueles corpos de prova do experimento virtual é uma peça solta do seu equipamento e que a massa precisa ser determinada. Coloque apenas um corpo de prova do prato e equilibre a balança. Repita o procedimento para cada corpo de prova e, para cada equilíbrio, preencha uma linha da tabela a seguir:

  Distância do centro de rotação ao contrapeso Massa do contrapeso Distância do centro de rotação ao centro do prato Massa do prato Massa do corpo de prova
Peso 1          
Peso 2    
Peso 3    
Peso 4    

Obs: as colunas 2, 3, 4 e 5 da tabela são obtidas por dados experimentais, a coluna 6 da tabela é obtida por cálculos.

2) Para solicitar a recompra uma outra peça específica, você mudou de experimento e irá determinar a massa da peça por hidrostática. Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Hidrostática, no qual aborda em específico sobre o empuxo. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual.
Imagine que o cilindro (corpo de prova do experimento virtual) é a peça solta do seu equipamento e que a massa precisa ser determinada. Faça todos os passos do experimento indicado no roteiro e preencha a tabela abaixo:

    Valor no Dinamômetro (N)
I Cilindro sólido fora da água  
II Cilindro sólido dentro da água  
III Cilindro sólido + água preenchida, fora da água:  
IV Cilindro sólido + água preenchida, dentro da água:  

Responda:

  1. a) Utilizando apenas dados de volume e densidade do cilindro, dados no rodapé do experimento, qual a massa deste sólido?

 

  1. b) Utilizando apenas dados de peso (valores fornecidos no dinamômetro na linha I) e g=9,81 m/s², qual a massa deste sólido?

 

  1. c) Utilizando apenas valores teóricos (Volume do cilindro: 50 cm³, densidade da água 1000 kg/m³, g=9,81 m/s², qual o empuxo neste cilindro?

 

  1. d) Utilizando apenas dados de peso (valores fornecidos no dinamômetro na linha I, II, III e IV), quais os dois valores que podem ser encontrados para o empuxo neste cilindro?

 

  1. e) Justifique o motivo pelo qual usamos a expressão “aparente diminuição sofrida pelo peso do corpo” e não “diminuição do peso do corpo”.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Em um texto, entre 7 e 15 linhas apresente o nome da marca, sua classificação e justifique sua resposta.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2024   É possível verificar a existência de diversos produtos e serviços no mercado, e que, por vezes apresentam semelhanças em suas características e até preço. Sendo tão parecidos, o que mais pode influenciar nas escolhas dos consumidores?   Nesse momento compreendemos a […]

A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e local de intervenção. Assim, cada um forma sua própria lista de jogos, interesses e formas de intervir no ambiente recreativo.
22/07/2024
Integrare Academy

    A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e […]

Vale ressaltar que uma das principais vantagens da segmentação é a capacidade de compreender melhor o público-alvo. Ao dividir os consumidores em grupos específicos, as empresas conseguem aprofundar seu entendimento sobre as preferências, comportamentos de compra e necessidades individuais. Essa compreensão mais aprofundada permite que as empresas personalizem produtos, serviços e estratégias de marketing, otimizando a eficácia de suas ações.
18/07/2024
Integrare Academy

  Vale ressaltar que uma das principais vantagens da segmentação é a capacidade de compreender melhor o público-alvo. Ao dividir os consumidores em grupos específicos, as empresas conseguem aprofundar seu entendimento sobre as preferências, comportamentos de compra e necessidades individuais. Essa compreensão mais aprofundada permite que as empresas personalizem produtos, serviços e estratégias de marketing, […]

São diferentes dos conhecimentos agregados pelo mesmo termo quando usados por sacerdotes a serviço da monarquia? Sim. Existem vários discursos: Dos profetas do povo; dos profetas da elite, dos sacerdotes
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 53_2024   Como identificar as diferentes teologias de passagens bíblicas Para essa atividade, você precisará conhecer os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade. Veja a definição de Zabatiero (2018, p.36). (a) Interdiscursividade é o termo que explica o uso que um texto faz […]

MAPA - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024   A ginástica de academia consolidou-se como uma modalidade de exercício físico nas academias, servindo como um meio de desenvolver os componentes da aptidão física por meio de aulas coletivas, coreografadas e guiadas por diversos estilos musicais. Atualmente, há uma ampla variedade de modalidades de ginástica […]

Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática – 02 – Arte e Números. Acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=BdNKblyBwwM (copie e cole o link no seu navegador de internet).
30/04/2024
Integrare Academy

Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática – 02 – Arte e Números. Acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=BdNKblyBwwM (copie e cole o link no seu navegador de internet). Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp