• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA Neste tópico, você deverá considerar que a escola precisa estar comprometida com a formação de seus alunos em sentido mais amplo, não considerando apenas o aprendizado dos conteúdos de disciplinas específicas, mas a educação para a vida em sociedade. A tentativa de refletir sobre a função social da escola é no sentido de buscar entender os desafios e possibilidades de superar os entraves que permanecem e parecem gerar, a cada dia, mais distanciamento na formação do aluno e do papel social que o mesmo irá desempenhar futuramente. 

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Neste tópico, você deverá considerar que a escola precisa estar comprometida com a formação de seus alunos em sentido mais amplo, não considerando apenas o aprendizado dos conteúdos de disciplinas específicas, mas a educação para a vida em sociedade.

A tentativa de refletir sobre a função social da escola é no sentido de buscar entender os desafios e possibilidades de superar os entraves que permanecem e parecem gerar, a cada dia, mais distanciamento na formação do aluno e do papel social que o mesmo irá desempenhar futuramente. 

É importante pontuar que dentre as funções sociais da escola deve-se abranger a formação da capacidade crítica de seus alunos, no intuito de que eles possam estar preparados para lidar com sua realidade social, a qual se apresenta para além dos muros da escola. É na reflexão-ação-reflexão que cada ato educativo, seja em espaço formal ou não formal, obterá êxito na construção de verdadeiros cidadãos, comprometidos e éticos.

Esse tópico deverá pautar-se em fundamentação teórica, tanto através de citações e referências, quanto por meio das discussões apresentadas em nossas aulas. 

Esse texto deverá conter, no máximo, uma lauda (página) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

 

5.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS

 

Neste tópico, você deverá discorrer sobre os seguintes tópicos: Por que esse documento é político e pedagógico ao mesmo tempo? Qual a importância do PPP para as instituições escolares? De que forma você, professor, deverá contribuir para a elaboração de um PPP em seu exercício profissional? Para auxiliá-lo, disponibilizamos, no material extra, uma sequência de artigos científicos e periódicos para consulta e fundamentação teórica.

Esse tópico deverá pautar-se em fundamentação teórica, tanto através de citações e referências, quanto por meio das discussões apresentadas em nossas aulas. 

Esse texto deverá conter, no máximo, uma lauda (página) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

5.1 ESTUDO TEÓRICO/PRÁTICO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

Você deverá inserir aqui a análise do Projeto Político-Pedagógico realizada na escola campo de estágio, sobretudo os itens que abordam os seguintes marcos: SITUACIONAL, CONCEITUAL e OPERACIONAL. 

- MARCO SITUACIONAL: Nesta análise, você deverá identificar a escola onde foi feita a análise do PPP, considerando:
∙ Nome;
∙ Localização;
∙ Entidade mantenedora (pública ou privada);
∙ Objetivos gerais da escola;
∙ Contextualização da escola no mundo/país/estado/município;
∙ Oferta de cursos e turnos (ensino fundamental, médio, etc.);
∙ Clientela atendida (classes sociais).

 

- MARCO CONCEITUAL: Nesta análise, você deverá descrever:
∙ A concepção de mundo, de homem, de escola, de educação e de cidadão que se
quer formar nesta instituição de ensino.

 

- MARCO OPERACIONAL: Nesta análise, você deverá explicitar:
∙ A concepção de ensino/aprendizagem;

∙ A Proposta Pedagógica que dá suporte à ação docente e ao ensino-aprendizagem;
∙ As ações de Planejamento;

∙ A Interdisciplinaridade e os Projetos de ensino;

∙ A Avaliação.
          OBS: Observe se o PPP é rediscutido e/ou atualizado e com qual frequência. Caso ocorram inovações e/ou alterações, verifique de que modo estas informações são comunicadas. Observem também se consta no PPP, alguns eventos como: feira de ciências, projetos interdisciplinares, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades multidisciplinares que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos. A análise NÃO deverá ser feita com base apenas na inserção de trechos do PPP. Você deverá se posicionar diante do que está inserido no documento, lembrando sempre que ao inserir algum trecho do PPP, deverá fazê-lo em forma de citação e incluir essa fonte ao final do trabalho no item Referências.

Esse texto deverá conter, no máximo, duas laudas (páginas) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

 

  1. Seminário de Estágio

 

Este é o espaço para contextualizar sobre o SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, que acontecerá neste módulo, conforme data estipulada em calendário da disciplina. Para garantir a efetividade e aproveitamento neste tópico, é primordial que você assista à aula e discorra sobre a importância do Seminário dentro da disciplina de Estágio Supervisionado. (Confira os comunicados e convites de seu professor mediador sobre este Seminário).

Atente-se ao tema de discussão feita pelo corpo docente e discente durante esta aula de Seminário e pautados nesse debate pontue os pontos de maior relevância para a sua formação docente, bem como suas contribuições sobre o tema proposto.

Seu texto deverá ter, até uma (lauda) página. Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm.

7.Considerações finais

 

Em linhas gerais, o conteúdo da conclusão é composto pela ideia central do trabalho e dos pontos relevantes apresentados. Este tópico permite que você exponha suas percepções em relação ao que foi estudado, discutido e vivenciado no decorrer da disciplina de estágio, por exemplo, na análise do PPP. Tudo isso precisa ser descrito de uma maneira formal e com argumentos sólidos que justifiquem esse ou aquele posicionamento, pois textos de base científica, como nosso relatório, não podem pautar-se no “achismo”. 

Seu texto deverá ter, em média, uma lauda (página). Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu relatório deve ser produzido. 

 

Sugestão para o início das Considerações Finais

A realização deste relatório, como requisito final para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado: Concepção e Organização, caracterizou-se de suma importância, visto que ao compreender o papel que o Projeto Político-Pedagógico desempenha nas instituições de ensino e como o professor pode contribuir em sua constituição, nos possibilita atuarmos como agentes transformadores da realidade.

Neste sentido...(continue suas considerações finais).

REFERÊNCIAS

Você deve inserir aqui todas as referências que utilizou no decorrer deste Relatório, inclusive do PPP da escola, mas antes, verifique no Material da disciplina, os arquivos sobre “Referências e Citações” para adequar as referências às normas da ABNT. Exemplos de referência:

CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

 

ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELLES. Projeto Político Pedagógico. Maringá, PR, 2020. 

 

GALUCH, M. T. B; SFORNI, M. S. F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 55-66, jan-jun. 2011.Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1862/1999>. Acesso em: 13 jul. 2019.

 

APÊNDICE (OPCIONAL - insira fotos que evidenciem o estágio, como uma foto sua no ambiente da escola campo de estágio).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O necrochorume não é a única preocupação. Os materiais utilizados no sepultamento, como a madeira e as hastes de ferro do caixão, concreto e aço na estrutura de carneiras e túmulos,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - GAMB -IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL EM UM CEMITÉRIO” e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre […]

Certo dia, depois de uma noite particularmente violenta, Mariana decidiu que não poderia mais viver daquele jeito. Ela lembrou de uma reportagem que havia lido sobre mulheres que conseguiram sair de relacionamentos abusivos com a ajuda de assistentes sociais e programas de apoio. Essa lembrança foi o impulso que ela precisava. No dia seguinte, com muito medo, mas determinada, Mariana procurou a delegacia da mulher em sua cidade e contou sua história. Foi acolhida por uma assistente social chamada Ana, que a ouviu com empatia e ofereceu suporte imediato. Ana ajudou Mariana a encontrar um abrigo temporário para ela e seus filhos e explicou sobre as medidas protetivas que poderiam ser tomadas contra Roberto.
19/07/2024
Integrare Academy

  Certo dia, depois de uma noite particularmente violenta, Mariana decidiu que não poderia mais viver daquele jeito. Ela lembrou de uma reportagem que havia lido sobre mulheres que conseguiram sair de relacionamentos abusivos com a ajuda de assistentes sociais e programas de apoio. Essa lembrança foi o impulso que ela precisava. No dia seguinte, […]

Etapa 1: Leitura do texto de apoio Estudo de Caso: Empresa AlphaSoft 4IT - Desafios na Gestão do Conhecimento A AlphaSoft 4IT é uma organização líder no setor de tecnologia, especializada no desenvolvimento de software personalizado para empresas de diversos segmentos. Com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar, a empresa tem se destacado pela inovação e pela capacidade de oferecer soluções sob medida para seus clientes.
05/06/2024
Integrare Academy

Etapa 1: Leitura do texto de apoio Estudo de Caso: Empresa AlphaSoft 4IT - Desafios na Gestão do Conhecimento A AlphaSoft 4IT é uma organização líder no setor de tecnologia, especializada no desenvolvimento de software personalizado para empresas de diversos segmentos. Com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar, a empresa tem se destacado pela inovação […]

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;
30/04/2024
Integrare Academy

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;   Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de […]

Após a fraude na dispensa de licitação, que foi forjada com repasse de informações sigilosas e privilegiadas a Fulana de Tals, o contrato com sua empresa foi celebrado mesmo com irregularidades f
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SPUB - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 53_2024   Olá, estudante! Bem-vindo(a) a mais uma etapa do seu processo de aprendizagem.   A atividade MAPA da disciplina de Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação, auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão da Saúde Pública, proporcionando uma melhor compreensão dos […]

  Fonte: https://www.instagram.com/compliancepme/p/Ctuf6kztUD7/?img_index=1. Acesso em: 4 jul. 2024. O estudo e a aplicação de Compliance são fundamentais para garantir que as empresas atuem conforme as leis, os regulamentos, as normas e as políticas internas, promovendo a integridade, a transparência e a ética nas operações corporativas. Para desenvolver habilidades e competências nessa área, é essencial que os profissionais aprendam a utilizar ferramentas estratégicas que permitam a avaliação e o fortalecimento dos programas de Compliance. Uma dessas ferramentas é a Análise SWOT (ou FOFA, em português), que ajuda a mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao Compliance dentro de uma organização.
18/07/2024
Integrare Academy

    Fonte: https://www.instagram.com/compliancepme/p/Ctuf6kztUD7/?img_index=1. Acesso em: 4 jul. 2024. O estudo e a aplicação de Compliance são fundamentais para garantir que as empresas atuem conforme as leis, os regulamentos, as normas e as políticas internas, promovendo a integridade, a transparência e a ética nas operações corporativas. Para desenvolver habilidades e competências nessa área, é essencial […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp