• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A) Elaboração de um texto dissertativo de no mínimo 2 e no máximo 3 páginas constando os seguintes elementos: apresente sua compreensão do termo/conceito de aporofobia; considerando suas reflexões

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - SER - SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 53_2024

 

Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social!

Pobres: Pessoas indesejáveis!

Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia!  Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa?

O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”. Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.

Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível.

De acordo com o Pe. Julio Lancelotti “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos".(Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.)

Elaborado pelo professor. 2023

 

Fonte: Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/padre-.... Acesso em: 30 maio 2023.

 

Um dos exemplos mais evidentes que podemos citar (dentre tantos) é a arquitetura (construção) hostil, onde se criam “barreiras” físicas para que “pobres miseráveis” não estraguem a beleza de prédios públicos e privados, chamado também de arquitetura anti-pobre.

Proposta da atividade:

Partindo destas reflexões siga as orientações abaixo para a construção do seu texto:

1- Leia o texto: Aporofobia (Autor Miguel Luzio-Santos), disponível no material da disciplina.

2- Consulte os sites listados abaixo, procurando identificar em cada um exemplos de práticas de aporofobia.

Site 01 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/not...

Site 02 https://www.csem.org.br/noticias/reje...

Site 03 https://noticias.uol.com.br/cotidiano...

Site 04 https://www.correio24horas.com.br/not...

  

3-  Leia o tópico: O projeto ético político do Serviço Social e o Projeto Neoliberal, Unidade II do Livro da Disciplina: Serviço Social e Formação Profissional. O objetivo da leitura é que você compreenda inicialmente o Código de Ética Profissional do Assistente Social e os seus principais princípios de atuação profissional.

4-  A partir das leituras baixe o template (formulário padrão) para a apresentação da atividade MAPA, onde você irá estruturar a atividade da seguinte maneira:

  1. A) Elaboração de um texto dissertativo de no mínimo 2 e no máximo 3 páginas constando os seguintes elementos: apresente sua compreensão do termo/conceito de aporofobia; considerando suas reflexões, apresente a interpretação e análise da frase do Pe. Julio Lancelotti: “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos" e a relação da citação de Lancelotti com o objeto de intervenção do Serviço Social (questão social e suas múltiplas expressões); como os princípios do código de ética do Assistente Social contribuem para o enfretamento da Aporofobia (não esqueça de apresentar no seu texto os princípios presentes no Código).
  2. B) Ação concreta: supondo que você atue em uma instituição de atendimennto às pessoas em situação de rua, elabore um material informativo para a sociedade explicando o que significa o termo APOROFOBIA, e os impactos deste preconceito. O objetivo da elaboração deste material, é levar informação e promover a ruptura deste preconceito, uma vez que existem leis e serviços que atuam diretamente com esta população. 

Você pode elaborar um cartaz, uma cartilha, um folder, etc. usando por exemplo a ferramenta CANVA. Não esqueça de inserir (copiar e colar) o seu material logo abaixo do seu texto.

 

Dicas de Ouro:

- Assista ao vídeo de orientações da atividade (sala do café). 

- Seguir as normas da ABNT.

- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.

Boa atividade!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - IMF - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMF - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2024   Contextualizando: Como parte de nosso estudo sobre governança corporativa, gostaria de destacar a importância do "Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa" em sua 6ª edição e das "Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Sobre Governança Corporativa", atualizadas em 2022. Esses […]

- Diálogo e Identificação de Necessidades: Ana e Carlos discutem maneiras de reparar o dano causado a Bruno, como um pedido de desculpas sincero e o compromisso de Carlos em buscar ajuda para controlar sua raiva. - Acordo de Reparação: Ana e Carlos concordam em um plano para garantir que situações semelhantes não voltem a ocorrer, incluindo medidas preventivas em eventos sociais e apoio contínuo a Bruno para seu bem-estar emocional.
18/07/2024
Integrare Academy

  - Diálogo e Identificação de Necessidades: Ana e Carlos discutem maneiras de reparar o dano causado a Bruno, como um pedido de desculpas sincero e o compromisso de Carlos em buscar ajuda para controlar sua raiva. - Acordo de Reparação: Ana e Carlos concordam em um plano para garantir que situações semelhantes não voltem […]

Como um docente preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes, certamente, você não avançaria
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

Nesse sentido, faça a leitura e responda as questões abaixo, com base no material da disciplina.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024   A prática de ginástica em academias consolidou-se com o objetivo de promover a saúde e melhorar a aptidão física dos praticantes. Nesse contexto, é sabido que exercícios de intensidade moderada a vigorosa trazem benefícios significativos para a aptidão cardiorrespiratória. Assim, é essencial que as […]

Conforme estudado e constatado no livro da disciplina de Tecnologia Assistiva para a Inclusão. A escola, palco de diversas críticas, vive em constante paradoxo: por um lado, tem a função de acolher a diversidade
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024   Conforme estudado e constatado no livro da disciplina de Tecnologia Assistiva para a Inclusão. A escola, palco de diversas críticas, vive em constante paradoxo: por um lado, tem a função de acolher a diversidade, mas, por outro, segue um caminho oposto, […]

ATIVIDADE 1 - GH - ÉTICA PROFISSIONAL EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GH - ÉTICA PROFISSIONAL EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024   Ética e Moral na Gestão Hospitalar: Uma Abordagem Fundamentada   A ética e a moral desempenham papéis fundamentais na gestão hospitalar, influenciando diretamente as práticas profissionais e o ambiente de cuidados de saúde. A ética se refere aos princípios e padrões de […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp