• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A disciplina de gestão de serviços de TI tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos e as práticas necessárias para planejar, implementar, gerenciar e melhorar os serviços de TI que atendem às necessidades dos usuários e das organizações. Nesse sentido, dois frameworks de referência são amplamente adotados no mercado: o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A disciplina de gestão de serviços de TI tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos e as práticas necessárias para planejar, implementar, gerenciar e melhorar os serviços de TI que atendem às necessidades dos usuários e das organizações. Nesse sentido, dois frameworks de referência são amplamente adotados no mercado: o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

 

O ITIL é um conjunto de boas práticas que abrange o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua. O ITIL define processos, funções, papéis e responsabilidades que visam garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, bem como alinhá-los às expectativas e objetivos dos clientes e do negócio.

O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que estabelece objetivos de controle baseados em requisitos de negócio, riscos e conformidade. O COBIT auxilia as organizações a avaliar, monitorar e melhorar o desempenho, a segurança e a maturidade dos seus processos de TI, utilizando indicadores e métricas.

 

A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a integração entre o ITIL e o COBIT pode proporcionar benefícios como:

 

- Maior alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio.

- Maior controle sobre os riscos e a qualidade dos serviços de TI.

- Maior transparência e confiabilidade nas informações e nas decisões de TI.

- Maior satisfação dos clientes e dos usuários dos serviços de TI.

- Maior valor agregado e retorno sobre o investimento em TI.

 

Como profissional de atendimento ao usuário de uma grande empresa, você pode aplicar os conhecimentos e as práticas do ITIL e do COBIT para otimizar os processos do seu time e dos times envolvidos na realização das solicitações dos usuários.

 

Nesta atividade MAPA você realizará em duas etapas: a primeira etapa é o mapeamento de um cenário atual, ou seja, você representará um processo que está sendo executado pelo seu time de TI; na segunda etapa, você irá utilizar os conhecimentos adquiridos em ITIL e COBIT para avaliar o cenário atual e propor uma melhoria, ou seja, irá identificar os pontos de melhoria e propor um processo otimizado para o serviço.

 

ETAPA 1:

- Identificar o cenário atual e desenhar um fluxograma representando o processo como é executado hoje.

 

ETAPA 2:

- Utilizar o processo de gerenciamento de problemas do ITIL para identificar e eliminar as causas raízes dos incidentes recorrentes ou graves, evitando que eles vol tem a ocorrer ou reduzindo os seus efeitos.

- Utilizar o processo de gerenciamento de mudanças do ITIL para controlar as alterações nos serviços de TI, garantindo que elas sejam autorizadas, testadas, implantadas e documentadas de forma adequada.

- Utilizar o processo de gerenciamento de nível de serviço do ITIL para definir, negociar, monitorar e revisar os acordos de nível de serviço (SLAs) com os clientes e os fornecedores internos e externos de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS02 do COBIT para gerenciar as solicitações e os incidentes dos usuários, estabelecendo um ponto único de contato, um sistema de registro e acompanhamento, e um catálogo de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS03 do COBIT para gerenciar o desempenho e a capacidade dos serviços de TI, medindo e analisando os indicadores de disponibilidade, tempo de resposta, utilização de recursos e demanda dos usuários.

- Utilizar o objetivo de controle MEA01 do COBIT para monitorar, avaliar e reportar o desempenho dos processos de TI, utilizando modelos de maturidade, auditorias internas e externas, e relatórios gerenciais.

 

Dessa forma, você pode contribuir para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI, aumentando a qualidade, a eficiência e a eficácia do seu trabalho e dos demais times envolvidos no atendimento ao usuário. Além disso, você pode demonstrar o valor e o impacto dos serviços de TI para o negócio, aumentando a credibilidade e a confiança da sua área perante os clientes e os gestores.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

i. O número médio de clientes na fila para lavagem (clientes/hora).
12/06/2025
Integrare Academy

i. O número médio de clientes na fila para lavagem (clientes/hora).

01/02/20X1 – 300 kgs de arroz ao valor de R$ 8,00 o kg 03/02/20X1 – 180 kgs de carne ao valor de R$ 36,00 o kg 04/02/20X1 – 250 kgs de arroz ao valor de R$ 38,00 o kg 05/02/20X1 – 125 kgs de arroz ao valor de R$ 7,88 o kg
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2024   Olá, aluno(a), Bem-vindo (a) a atividade de estudo 1 da disciplina de Auditoria Contábil. Nesta atividade, aplicaremos o conhecimento relativo a OUTROS TIPOS DE AUDITORIA. Já parou para pensar, no impacto que a Auditoria Contábil tem, no âmbito empresarial? Será que somente a Auditoria Contábil, […]

Muitas vezes, o professor quer fazer uma atividade diferente, porém os recursos são escassos e o profissional acaba desanimando. Tem aqueles ainda que, com o objetivo de tirar seus projetos do papel
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2024   Olá, Acadêmico(a)!   Esta atividade MAPA o(a) ajudará a desenvolver práticas de ensino, bem como o seu aprendizado pessoal. O objetivo é oferecer uma contribuição prática e teórica para que você possa se preparar para futuro desenvolvimento em sua atuação profissional. Para isso, para […]

ORIENTAÇÕES: - A ENQUETE DEVE SER IMPRESSA E ENTREGUE A PESSOA IDOSA PARTICIPANTE PARA QUE RESPONDA; - VOCÊ DEVE GRAVAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 1 (UM) MINUTO APRESENTANDO O RESUMO DA ENQUENTE, CONFORME ORIENTAÇÕES ABAIXO. Identificação – nome do estudante e nome da disciplina; Tema da Enquete – Idadismo Nº de idosos que participaram da enquete, faixa etária e sexo. Resumir o resultado obtido sobre o preconceito em relação a idade, a percepção das políticas públicas para a pessoa idosa e o relacionamento com os jovens. - O VÍDEO DEVE SER ENVIADO EM FORMATO DE LINK (PARA ISSO DEVE SER POSTADO EM UMA PLATAFORMA), JUNTO A RESPOSTA DA PARTE II NO FORMULÁRIO PADRÃO. - VOCÊ IRÁ UTILIZAR AS RESPOSTAS PARA FORMULAR O TEXTO DA PARTE II. - A PARTE II DEVE SER ENTREGUE EM FORMULÁRIO PADRÃO DA DISCIPLINA. Bons estudos!!
05/06/2024
Integrare Academy

  ORIENTAÇÕES: - A ENQUETE DEVE SER IMPRESSA E ENTREGUE A PESSOA IDOSA PARTICIPANTE PARA QUE RESPONDA; - VOCÊ DEVE GRAVAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 1 (UM) MINUTO APRESENTANDO O RESUMO DA ENQUENTE, CONFORME ORIENTAÇÕES ABAIXO. Identificação – nome do estudante e nome da disciplina; Tema da Enquete – Idadismo Nº de idosos que […]

O ATP (Adenosina Tri-fosfato) é descrito como uma “moeda energética”, por ser a molécula que fornece a energia necessária para que ocorra o trabalho celular. A molécula de ATP e formada por açúcar (ribose)
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024   O ATP (Adenosina Tri-fosfato) é descrito como uma “moeda energética”, por ser a molécula que fornece a energia necessária para que ocorra o trabalho celular. A molécula de ATP e formada por açúcar (ribose), ligado a uma base nitrogenada (adenina) e uma cadeia […]

Como a máquina apresenta mais de 10 anos, você não foi capaz de achar o manual de instrução/manutenção da mesma e o fornecedor já não existe mais. Você sabe que o quebrador é fabricado com ferro fundido, mas não sabe qual o tipo. Diante do cenário apresentado, leia as fases 1 e 2 abaixo.
07/05/2024
Integrare Academy

  Como a máquina apresenta mais de 10 anos, você não foi capaz de achar o manual de instrução/manutenção da mesma e o fornecedor já não existe mais. Você sabe que o quebrador é fabricado com ferro fundido, mas não sabe qual o tipo. Diante do cenário apresentado, leia as fases 1 e 2 abaixo. […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp