• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

 

Bom trabalho!

Prof.ª Paula Polastri

 

Uma organização de grande porte, responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, apresenta um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) em implantação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Como produtos resultantes estão o açúcar e o álcool, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países, ainda, como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a organização (usina) produz energia elétrica. A Alta Direção da organização foi quem decidiu implantar o SGSSO, e pretende certificar o mesmo após a implantação de todos os requisitos da norma.

 

Assim como em várias usinas sucroalcooleiras, existem diversas atividades e operações associadas ao processo produtivo que apresentam perigos e riscos, conforme apresentado na Figura 1. O fato de existir máquinas, motores e vasos de pressão nessas indústrias, o ruído também podem apresentar um alto grau de risco para algumas empresas do setor, assim como calor e umidade.

 

Figura 1 – Exemplos de atividades que apresentam perigos e riscos em usinas sucroalcooleiras: (a) colheita mecanizada da cana-de-açúcar; (b) armazenamento e manuseio do bagaço de cana-de-açúcar; (c) armazenamento de etanol; (d) armazenamento de produtos químicos.

 

 

Logo, na etapa de planejamento do SGSSO, a organização, incluindo você como Tecnólogo(a) de Segurança do Trabalho responsável pela organização e um dos multiplicadores do SGSSO, com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para identificação de perigo, sendo este proativo e contínuo, levando em consideração o que é determinado na norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Junto ao SGSSO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), no processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, foi levado em consideração o disposto nas NRs e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.

 

Considerando esta organização hipotética e os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018, na etapa de planejamento, especificamente os requisitos 6.1.2 Identificação de perigo e avaliação de riscos e oportunidades e 6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos, sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01 é redigir um texto dissertativo de até 20 linhas, abordando os seguintes itens:

 

  1. a) Apresente a definição de perigo e risco, de forma a demonstrar a diferença entre os conceitos.
  2. b) Apresente pelo menos 3 (três) perigos e os riscos relativos aos perigos identificados (um ou mais para cada perigo identificado) na organização. Ainda, explique o motivo da identificação dos perigos e de seus respectivos riscos, e a importância deste requisito na implantação de um SGSSO.
  3. c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).

 

Instruções para entrega

 

- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos(as) serão zerados.

- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o vídeo orientativo, o material da disciplina incluindo o livro didático, as aulas conceituais e ao vivo, e também, você pode consultar outros materiais disponíveis na internet.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Utilize este link para acesso a diversos exemplos: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.

- Essa atividade deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado.

- Cuidado ao escrever um texto muito longo e ultrapassar a quantidade de linhas possíveis para envio, aconselhamos um texto de até 20 linhas.

- Orientamos que você faça um "rascunho" do seu texto em seu caderno ou no Word, para correção ortográfica e verificação da escrita em geral, antes de inserção de seu texto no Studeo.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, escreva com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: o atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Pedro: Aprende melhor com atividades práticas. É criativo e gosta de anotar tudo em seu caderno.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

A seguir, analise as questões que o profissional entrevistado deverá responder: ​1- Nome do profissional, idade, habilitações de atuação e tempo de profissão. 2- Por que decidiu ser biomédico? 3- Quais as dificuldades encontradas no início da profissão? 4- Quais os desafios encontrados diariamente como biomédico? 5- O que fez para superar os obstáculos nos primeiros anos de atuação da biomedicina? 6- O que tem feito para se manter no mercado da profissão biomédica? 7- Que conselho daria para quem está concluindo a graduação de Biomedicina? 8- Tem alguma área de atuação da qual não tem habilitação, mas tem desejo de se especializar? 9- Se não fosse biomédico, em qual outra profissão gostaria de atuar?
07/05/2024
Integrare Academy

A seguir, analise as questões que o profissional entrevistado deverá responder: ​1- Nome do profissional, idade, habilitações de atuação e tempo de profissão. 2- Por que decidiu ser biomédico? 3- Quais as dificuldades encontradas no início da profissão? 4- Quais os desafios encontrados diariamente como biomédico? 5- O que fez para superar os obstáculos nos […]

Procurar discursos e intertextualidades e as relações com o sagrado. Discursos - conceitos que agregam maior sentido (Citações, Alusões e Referências): Elaborar um parágrafo explicando a teologia da passagem: Análise teológica
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO - 53_2024   Como identificar as diferentes teologias de passagens bíblicas Para essa atividade, você precisará conhecer os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade. Veja a definição de Zabatiero (2018, p.36). (a) Interdiscursividade é o termo que explica o uso que um texto faz […]

51/2024 - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - MAPA
22/02/2024
Integrare Academy

MAPA - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2024 O ciclo de instrução é um conceito crucial na Arquitetura e Organização de Computadores, descrevendo o processo pelo qual uma CPU executa instruções de um programa. Cada ciclo de instrução pode ser dividido em várias etapas, cada uma desempenhando uma função específica que contribui para a […]

Considere o seguinte contexto diante do que foi exposto. Busque reportagens, o número de quatro no máximo, que retratam o lado destrutivo do ser humano, suas práticas de violência, a racionalidade usada para a destruição humana. Depois, faça o mesmo trabalho a procura de informações que demonstrem a racionalidade valorizando o ser humano, buscando melhorar sua condição de vida.
05/06/2024
Integrare Academy

  Considere o seguinte contexto diante do que foi exposto. Busque reportagens, o número de quatro no máximo, que retratam o lado destrutivo do ser humano, suas práticas de violência, a racionalidade usada para a destruição humana. Depois, faça o mesmo trabalho a procura de informações que demonstrem a racionalidade valorizando o ser humano, buscando […]

O saber como o surdo gostaria de aprender pode mudar toda a dinâmica que o professor terá no uso de suas metodologias, por isso devemos compreender as particularidades de cada aluno mesmo que nesse contexto é nítido algumas diferenças (surdos e ouvintes) porque relacionamos o conceito de língua, cultura e comunidade. A forma de o surdo entender o seu mundo também é diferenciado, sobre isso, FENEIS (2016) diz:
18/07/2024
Integrare Academy

  O saber como o surdo gostaria de aprender pode mudar toda a dinâmica que o professor terá no uso de suas metodologias, por isso devemos compreender as particularidades de cada aluno mesmo que nesse contexto é nítido algumas diferenças (surdos e ouvintes) porque relacionamos o conceito de língua, cultura e comunidade. A forma de […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp