• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

 

Bom trabalho!

Prof.ª Paula Polastri

 

Uma organização de grande porte, responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, apresenta um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) em implantação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Como produtos resultantes estão o açúcar e o álcool, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países, ainda, como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a organização (usina) produz energia elétrica. A Alta Direção da organização foi quem decidiu implantar o SGSSO, e pretende certificar o mesmo após a implantação de todos os requisitos da norma.

 

Assim como em várias usinas sucroalcooleiras, existem diversas atividades e operações associadas ao processo produtivo que apresentam perigos e riscos, conforme apresentado na Figura 1. O fato de existir máquinas, motores e vasos de pressão nessas indústrias, o ruído também podem apresentar um alto grau de risco para algumas empresas do setor, assim como calor e umidade.

 

Figura 1 – Exemplos de atividades que apresentam perigos e riscos em usinas sucroalcooleiras: (a) colheita mecanizada da cana-de-açúcar; (b) armazenamento e manuseio do bagaço de cana-de-açúcar; (c) armazenamento de etanol; (d) armazenamento de produtos químicos.

 

 

Logo, na etapa de planejamento do SGSSO, a organização, incluindo você como Tecnólogo(a) de Segurança do Trabalho responsável pela organização e um dos multiplicadores do SGSSO, com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para identificação de perigo, sendo este proativo e contínuo, levando em consideração o que é determinado na norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Junto ao SGSSO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), no processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, foi levado em consideração o disposto nas NRs e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.

 

Considerando esta organização hipotética e os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018, na etapa de planejamento, especificamente os requisitos 6.1.2 Identificação de perigo e avaliação de riscos e oportunidades e 6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos, sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01 é redigir um texto dissertativo de até 20 linhas, abordando os seguintes itens:

 

  1. a) Apresente a definição de perigo e risco, de forma a demonstrar a diferença entre os conceitos.
  2. b) Apresente pelo menos 3 (três) perigos e os riscos relativos aos perigos identificados (um ou mais para cada perigo identificado) na organização. Ainda, explique o motivo da identificação dos perigos e de seus respectivos riscos, e a importância deste requisito na implantação de um SGSSO.
  3. c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).

 

Instruções para entrega

 

- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos(as) serão zerados.

- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o vídeo orientativo, o material da disciplina incluindo o livro didático, as aulas conceituais e ao vivo, e também, você pode consultar outros materiais disponíveis na internet.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Utilize este link para acesso a diversos exemplos: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.

- Essa atividade deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado.

- Cuidado ao escrever um texto muito longo e ultrapassar a quantidade de linhas possíveis para envio, aconselhamos um texto de até 20 linhas.

- Orientamos que você faça um "rascunho" do seu texto em seu caderno ou no Word, para correção ortográfica e verificação da escrita em geral, antes de inserção de seu texto no Studeo.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, escreva com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: o atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LOG - GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO - 52_2025   É evidente que toda organização deve estabelecer e manter uma estratégia adequada para administrar o estoque. Uma estratégia bem aplicada e bem conduzida, além de minimizar custos, assegurará o desempenho apropriado dos diferentes processos e funções empresariais. Fonte: BERTAGLIA, P. R. Logística […]

UNICESUMAR – SAÚDE – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS – 51/2024
14/03/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO A solução de infusão do paracetamol é administrada em pacientes com dor moderada pós-cirurgia. A administração endovenosa é a via de escolha quando não é possível a administração oral ou necessita de uma rápida ação e mais eficaz após a cirurgia. O pico de efeito do analgésico ocorre após 1 hora, e a […]

Aluno(a), agora vamos à situação problema de nossa atividade:   Imagine que você e um amigo de infância sempre compartilharam um sonho comum de construir e possuir um negócio próprio. Após bastante tempo pensando em como poderiam entrar no mercado e analisando o surgimento de novos modelos de negócios, você sugeriu ao seu amigo focar na abertura de uma startup, fazendo uso de inovação aberta (open innovation) após entrarem no mercado para buscarem ideias, tecnologias e soluções além dos limites da própria empresa. Após sugerir a ideia a seu amigo, ele inicialmente demonstra interesse, mas também expressa algumas preocupações e dúvidas, por não conhecer a fundo o mundo das startups. Ele menciona que embora esteja animado com a possibilidade de finalmente realizar o sonho de ter um negócio próprio, ele não tem certeza por onde começar ou como exatamente a inovação aberta poderia ser aplicada no contexto do negócio que eles desejam iniciar. Diante disso, você deverá esclarecer as preocupações do seu amigo e oferecer orientações sobre como começar na startup de vocês.  
30/04/2024
Integrare Academy

Aluno(a), agora vamos à situação problema de nossa atividade:   Imagine que você e um amigo de infância sempre compartilharam um sonho comum de construir e possuir um negócio próprio. Após bastante tempo pensando em como poderiam entrar no mercado e analisando o surgimento de novos modelos de negócios, você sugeriu ao seu amigo focar […]

“No desenvolvimento da linguagem oral e escrita, é importante considerar a linguagem um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade, além de ter um papel fundamental na formação da criança e nas diversas práticas sociais. O convívio com a linguagem oral e escrita deve ser compreendido como uma atividade da realidade, considerando que as crianças são ativas na construção de seu conhecimento” (LOTCH, 2016, p. 46). Dessa maneira, fica evidente o quão dinâmico e ativo precisa acontecer o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a criança deve sentir-se participante dele, respeitada em suas potencialidades e dificuldades.
19/07/2024
Integrare Academy

  “No desenvolvimento da linguagem oral e escrita, é importante considerar a linguagem um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade, além de ter um papel fundamental na formação da criança e nas diversas práticas sociais. O convívio com a linguagem oral e escrita deve ser compreendido como uma atividade da realidade, […]

51/2024 - ENF - ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - ENF - ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA - 51/2024 A força nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está com uma campanha promotora de saúde, como o Programa Dignidade Menstrual, que objetiva conscientizar a população de mulheres sobre os aspectos nacionais do ciclo menstrual. A novidade é a oferta gratuita de absorventes para as […]

Você, futuro engenheiro(a) civil, em breve será solicitado a desenvolver habilidades relativas as etapas de dimensionamento e projeto de instalações prediais. Esses sistemas estão amplamente presentes no nosso cotidiano, e por isso, merecem atenção nesta etapa para que sejam seguros, eficientes e duradouros. A atividade a seguir irá contemplar o desenvolvimento destas habilidades. A partir dos seus conhecimentos e do material didático fornecido, responda as seguintes etapas:
06/06/2024
Integrare Academy

Você, futuro engenheiro(a) civil, em breve será solicitado a desenvolver habilidades relativas as etapas de dimensionamento e projeto de instalações prediais. Esses sistemas estão amplamente presentes no nosso cotidiano, e por isso, merecem atenção nesta etapa para que sejam seguros, eficientes e duradouros. A atividade a seguir irá contemplar o desenvolvimento destas habilidades. A partir […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp