• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A atividade MAPA de ergonomia tem como objetivo principal proporcionar a vivência de se reconhecer como profissional projetual em seus espaços de convivência cotidiana, considerando que, mesmo que você não esteja em isolamento, muitas pessoas estão, e, como futuro(a) profissional, esse outro olhar para seu próprio espaço pode estimular a sua compreensão sobre a importância da ergonomia no dia a dia. Isto é, que transforme a sua relação com os espaços e que consiga, de fato, se perceber como usuário de um ambiente que deve ser funcional e adequado às suas necessidades físicas. Esta atividade tem por base a ideia da ergonomia de conscientização e a ergonomia de correção.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030



A atividade MAPA de ergonomia tem como objetivo principal proporcionar a vivência de se reconhecer como profissional projetual em seus espaços de convivência cotidiana, considerando que, mesmo que você não esteja em isolamento, muitas pessoas estão, e, como futuro(a) profissional, esse outro olhar para seu próprio espaço pode estimular a sua compreensão sobre a importância da ergonomia no dia a dia. Isto é, que transforme a sua relação com os espaços e que consiga, de fato, se perceber como usuário de um ambiente que deve ser funcional e adequado às suas necessidades físicas. Esta atividade tem por base a ideia da ergonomia de conscientização e a ergonomia de correção.


Proposta da atividade:
Você foi contratada(o) para realizar um levantamento de ambiente, considerando as diretrizes de ergonomia para o usuário. Deverá utilizar os espaços da área de estudo, cozinha, área de serviço de sua PRÓPRIA RESIDÊNCIA e responder um questionário sobre esses espaços (disponibilizados na atividade).

IMPORTANTE!
Caso você não tenha área de serviço e de estudo em sua casa, você deve considerar o local e os equipamentos que utiliza para fazer as atividades apresentadas.

Também, será necessário realizar a coleta de dados sobre as dimensões desses espaços com base nas informações contidas nesse enunciado.
Desenvolver um texto reflexivo sobre a sua ação realizada, somada às conclusões que obteve mediante as atividades realizadas.

A finalidade desta atividade é que você, estudante, ressignifique o espaço residencial, com o olhar voltado para as questões sobre funcionalidade e ergonomia.

ETAPA 1:
Questionário
Esta etapa propõe o reconhecimento dos espaços para o desenvolvimento de uma consciência sobre o uso do ambiente, a partir do olhar atento de usuário e estudante de Design de Interiores, com o propósito de ativar as percepções necessárias aos profissionais designers de interiores.

AMBIENTE: ÁREA DE ESTUDO
- Descreva visualmente o local que utiliza para estudar. Comente sobre a circulação, os móveis, as cores, a iluminação e a ventilação do espaço.
- Essa á uma área exclusiva para estudos ou você usa um espaço de outra atividade para assistir às suas aulas? Que outras atividades são desenvolvidas nesses espaço?
- Além de você, outra pessoa costuma utilizar essa área?
- O que mais lhe incomoda e o que mais lhe agrada nas instalações para a realização dessas atividades? Por quê?
- Você tem alguma observação ou apontamento adicional que gostaria de fazer sobre esse espaço?

AMBIENTE: COZINHA
- Descreva visualmente a sua cozinha. Comente sobre a circulação, os móveis, as cores, a iluminação e a ventilação do espaço.
- Quantas pessoas normalmente utilizam a cozinha em sua residência?
- O que mais lhe incomoda na sua cozinha e o que mais lhe agrada? Por quê?
- Quanto tempo você costuma passar na cozinha de sua residência?
- Quando você recebe visitas, como você se sente em relação ao uso da sua cozinha?
- Quais atividades você exerce na sua cozinha? Você sente alguma dificuldade para exercer essas atividades? Descreva as atividades e as dificuldades (se houver).
- Você tem alguma observação ou apontamento adicional que gostaria de fazer sobre esse espaço?

AMBIENTE: ÁREA DE SERVIÇO
- Descreva visualmente o local que utiliza para lavar e passar roupas. Comente sobre a circulação, os móveis, as cores, a iluminação e a ventilação do espaço.
- Quem normalmente realiza essas atividades?
- O que mais lhe incomoda e o que mais lhe agrada nas instalações para a realização dessas atividades? Por quê?
- Que outras atividades são desenvolvidas nesses epaço, incluindo o que se armazena?
- Você tem alguma observação ou apontamento adicional que gostaria de fazer sobre esse espaço?

Obs.: entregar esta etapa em formato de questionário, com as perguntas e respostas.

ETAPA 2: levantamento de dados

Esta atividade propõe a reprodução das cenas de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais, em específico, para área de estudo, cozinha e área de serviço, cujo propósito é possibilitar a experimentação do(a) estudante em relação ao uso do espaço em suas funções específicas. Em soma com a etapa anterior, o objetivo é afinar ainda mais a percepção sobre os espaços e as suas necessidades de uso para suas funções e a sua relação com o corpo humano.

Entregar: as fotografias da reprodução das cenas (disponibilizadas a seguir) de dimensionamento dos espaços de atividades habitacionais comentadas, isto é, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações/descrever sobre a ação realizada, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, entre outras observações existentes durante a atividade.

Obs.: neste momento, não se preocupe tanto com as medidas, o que importa para a atividade é a percepção das proporções, dos alcances e dos espaços para a ação desenvolvida para fotografia. Imagens a serem reproduzidas na casa do aluno a partir de registros fotográficos. Se o aluno não estiver em casa ou não possuir algum dos espaços indicados na atividade, pode realizar o registro das ações na casa de amigos, parentes, entre outros:

1. ÁREA DE ESTUDO

Obs.: a imagem representa as duas atividades ao mesmo tempo, você deverá fotografar e observar separadamente.

Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

2. COZINHA
Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

3. ÁREA DE SERVIÇO

Uso do tanque e uso de tábua ou bancada para passar roupa.

Fonte: BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.

 

ETAPA 3
Produção de um texto reflexivo sobre as atividades exercidas e a sua percepção a respeito das atividades propostas. Escrever sobre como era sua relação com os espaços, da área de estudo, a cozinha e a área de serviço antes dessas etapas, e quais são as alterações percebidas posteriormente a elas. Pontuar como foi reproduzir as cenas e como o espaço foi percebido (relação espaço/corpo) durante a sua reorganização corporal para as fotografias. Avaliar pela visão do estudante e do futuro profissional, como você agora, percebe os espaços e como será a sua postura sobre esses espaços em um possível projeto de interiores residencial.

Você deverá entregar:

- As suas respostas ao questionário.
- Fotos suas reproduzindo as poses anteriormente exibidas, em cada cena reproduzida, o(a) estudante deverá fazer anotações sobre a ação, se percebeu dificuldades, se foi possível reproduzi-las sem dificuldades, dentre outras observações existentes durante a atividade.
- Texto de reflexão sobre as atividades exercidas e a sua percepção acerca das atividades propostas.


Instruções para envio do arquivo final:
Reunir as imagens (imagens de você reproduzindo as poses anteriormente exibidas) dentro do arquivo Slide_Mestre, que estará disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.
Escreva as respostas ao questionário, os comentários das fotos e o texto de reflexão dentro do próprio arquivo Slide_Mestre.
Salvar o arquivo de PowerPoint em formato PDF (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.
Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em FINALIZAR QUESTIONÁRIO.


Referências:
BOUERI, J. Espaço de Atividades. São Paulo: FAU USP, 1999.
BOUERI FILHO, J. J. Sob Medida: antropometria, projeto e modelagem. In: DESIGN de Moda: olhares diversos. [S. l.: s. n.], 2008.
MENDES, A. P.; BERTOLINI, S. M. M. G.; SANTOS, L. A. Análise ergonômica em ambiente doméstico. Journal of Physical Education, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 1-10, 2006.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Esta atividade deve ser elaborada exclusivamente com protocolos abordados nos MDDs. Cada estudante deve fazer a sua atividade! Cópias não serão avaliadas.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - TINT - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECURSOS MILENARES E TÉCNICAS DE SPA - 53_2024   Olá estudante de Terapias Integrativas e Complementares!   Esta é a atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Recursos Milenares e Técnicas de Spá, que tem o intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado na área de Terapias Integrativas e […]

O JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada no desenvolvimento de páginas web. Criado originalmente em 1995 por Brendan Eich, o JavaScript se tornou uma das três principais tecnologias da web, junto com HTML e CSS. Sua popularidade se deve à sua versatilidade e à capacidade de proporcionar interatividade e dinamismo às páginas web, melhorando significativamente a experiência do usuário.
05/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PROGRAMAÇÃO FRONT END - 52_2024   O JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada no desenvolvimento de páginas web. Criado originalmente em 1995 por Brendan Eich, o JavaScript se tornou uma das três principais tecnologias da web, junto com HTML e CSS. Sua popularidade se deve à sua versatilidade e à […]

Você é um gestor de segurança pública e enfrenta um assalto a banco com reféns. Com base na doutrina operacional de gerenciamento de crise apresentada no livro didático, descreva detalhadamente as etapas que você tomaria para gerenciar essa crise,
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IFPC - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2024   Atividade de Estudo 1 (AE1): Crise e Segurança Pública   PROBLEMATIZAÇÃO: A ocorrência de crises no contexto da segurança pública requer uma resposta rápida e eficaz das autoridades para minimizar os danos e restaurar a ordem. A imprevisibilidade, a compressão do tempo e […]

d) Apresente as características de duas cores que representam o luxo e riqueza.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DE ESTÉTICA - 53_2024   A psicologia das cores explora como diferentes cores podem evocar reações emocionais específicas e influenciar o comportamento humano. No marketing digital, as cores são usadas estrategicamente para criar uma identidade de marca forte, atrair a atenção, transmitir mensagens, e influenciar […]

MAPA - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2024   A Estatística na Educação Básica no Brasil contribui para o desenvolvimento de habilidades que fomentam a interpretação, raciocínio lógico e alfabetização estatística, possibilitando a construção do pensamento estatístico em nossos discentes. Nesta perspectiva, ao ensinar estatística, o professor deve apresentar atividades que envolvam […]

Passo 1: Ler o texto de apoio: A quantidade de moeda ofertada em uma economia corresponde à soma do total de papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais e que a base monetária é o volume de moeda em circulação decidida pelo Banco Central. Desta forma temos que o multiplicador monetário (m) é a relação entre a oferta de moeda e sua quantidade em circulação dentro da economia e depende do comportamento do Banco Central ao determinar sua política de emissão, dos bancos comerciais e seus recursos em depósito, e também, da população ao realizar suas escolhas de poupar ou gastar. Assim, quanto maior forem os fatores que influenciam a base monetária, como reservas voluntárias e compulsórias, as taxas de redesconto (que é o valor cobrado pelos empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais para que estes mantenham sua liquidez) e a propensão do público a poupar, menor será o multiplicador monetário.
05/06/2024
Integrare Academy

    Passo 1: Ler o texto de apoio: A quantidade de moeda ofertada em uma economia corresponde à soma do total de papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos bancos comerciais e que a base monetária é o volume de moeda em circulação decidida pelo Banco Central. Desta forma […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp