• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024

Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando.

Corroborando com o dado elencado por Dunker (2024), Marcelo Cunha Bueno em entrevista para a revista Crescer (2024) afirmou que o bullying é silencioso e acontece sob o olhar dos educadores. O silêncio aqui referido não se trata das ações cometidas pelos diferentes autores desse processo de violência, mas sim da falta de ação dos profissionais da educação que variam desde participar dos atos violentos a omissão por falta de condições de manejo.

Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021).

O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor.

​Fonte:

BUENO, M. C. Coluna Chão da Escola. Revista Crescer online. Disponivel em https://revistacrescer.globo.com/colunistas/marcelo-cunha-bueno-chao-de-escola/coluna/2024/01/o-bullying-na-escola-e-silencioso-e-acontece-diante-dos-olhos-dos-adultos.ghtml. Acesso em: 05 mar. 2024

DUNKER, C. Bullying. Programa Falando Nisso. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B7s8mSanUlo. Acesso em: 07 mar. 2024.

GARCIA, R. A. B. Psicologia da Educação. Maringá-Pr: Unicesumar, 2021. 

Desta forma, proponho a você que analise a situação descrita a seguir:

 

Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados africanos.

Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar.

Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas:

  1. Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento.
  2. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor.

III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia e resultados esperados.

Além disso, para uma boa execução da atividade: 

- É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina;

- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores, formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem;

- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina;

- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

c) Buscando compatibilizar a produção desta cadeia com o estabelecido na Lei nº 6.938/1981, discorra como pode ser realizada a substituição de um dos recursos naturais não renováveis citado por um recurso renovável.
02/05/2024
Integrare Academy

c) Buscando compatibilizar a produção desta cadeia com o estabelecido na Lei nº 6.938/1981, discorra como pode ser realizada a substituição de um dos recursos naturais não renováveis citado por um recurso renovável.

UNICESUMAR – SAÚDE – BIOQUÍMICA CLÍNICA – 51/2024
14/03/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO Analise o texto abaixo: “O marcador glicoproteico produzido pelo tecido epitelial possui atividade de protease e quando o tecido é acometido por tumor maligno a concentração desta substância eleva-se no tecido. Atualmente este marcador tumoral encontra-se entre os mais específicos e mais utilizados na clínica”. Elaborado pelo professor, 2024. A respeito do texto, […]

Observe a charge abaixo: Fonte:https://br.pinterest.com/pin/483714816223547737/ Os serviços extrajudiciais têm uma função essencial na garantia da segurança jurídica e na proteção dos direitos e bens. Conforme estabelecido pela Constituição Brasileira, os serviços de cartório e registro são realizados de forma privada, por meio de delegação do Poder Público. As serventias extrajudiciais desempenham a função de oferecer serviços públicos de natureza notarial e registral, abrangendo uma variedade de tipos específicos no Brasil. Neste sentido indique e explique as atividades realizadas pelas 5 (cinco) principais serventias extrajudiciais presentes no Brasil.
04/06/2024
Integrare Academy

Observe a charge abaixo: Fonte:https://br.pinterest.com/pin/483714816223547737/ Os serviços extrajudiciais têm uma função essencial na garantia da segurança jurídica e na proteção dos direitos e bens. Conforme estabelecido pela Constituição Brasileira, os serviços de cartório e registro são realizados de forma privada, por meio de delegação do Poder Público. As serventias extrajudiciais desempenham a função de oferecer […]

Durante a reunião de início do projeto, Alessandra apresenta o Guia PMBOK (sexta edição) que vão utilizar para guiar o projeto, uma tabela com as áreas de conhecimento de gestão de projetos
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2024   Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em um desenvolvimento de um novo negócio voltado para a segurança privada através de um plano de negócios. Leia o case […]

Pode-se inferir que as novas exigências, buscam aprimorar a segurança dos veículos novos, trazendo assim novos sistema e tecnologias voltadas para segurança, que buscam minimizar lesões e até a redução
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEP - SEGURANÇA NO TRÂNSITO - 53_2024   Olá, estudante da Disciplina de Segurança no Trânsito. O objetivo desta atividade é que você compreenda o tema Segurança no Trânsito. No ano de 2024, algumas alterações significativas na legislação de trânsito entraram em vigor, especificamente no que se refere aos equipamentos de segurança obrigatórios […]

ATIVIDADE 1 PORTFÓLIO - COMEX - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS À GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 PORTFÓLIO - COMEX - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIAS APLICADAS À GESTÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR - 53_2024   Olá, estudante,   Durante as aulas estudamos que a documentação é essencial para o processo de exportação ou importação de um produto. Sem a documentação necessária e correta é impossível que ocorra o processo de desembaraço aduaneiro. […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp