MAPA – PSICO – NEUROPATOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA – 52_2024
O aprendizado transcorre no cérebro. É evidentemente que existem vários outros componentes também envolvidos nesse processo, tais como o ambiente, o aprendiz, o professor, o estado emocional, etc. Mas, sob o ponto de vista neurobiológico, ele ocorre no cérebro da criança.
RIESGO, Rudimar dos S. Anatomia da aprendizagem. Transtornos da aprendizagem–Abordagem neurobiológica e multidisciplinar, p. 21-42, 2006.
O estudo da Neurociência considera o conhecimento das funções cerebrais como peça chave para o estímulo de um desenvolvimento cognitivo saudável. Sabendo que o cérebro se reorganiza constantemente, em acordo com os estímulos externos, o desafio é facilitar a absorção do estímulo correto e positivo. Os primeiros mecanismos para tal absorção são a atenção e a memória.
MORAES, Deisy Nara Machado de. Diagnóstico E Avaliação Psicopedagógica. REI- Revista De Educação Do Unideau, Getúlio Vargas, RS, v.5 n.10, p. 1-15, jan./jun. 2010.
A partir do conhecimento do cérebro da criança é possível compreender como a aprendizagem acontece. A formação dos profissionais da educação deveria perpassar por essa temática, abrangendo conhecimentos específicos sobre a função de cada parte do cérebro para a aprendizagem infantil.
Na presente atividade MAPA, vamos partir da seguinte situação hipotética:
Você foi convidado para ministrar uma formação a professores de uma escola de ensino fundamental a respeito da neurociência e o aprendizado. Quando a escola realizou o convite, informou que gostaria que essa formação abordasse as funções de cada área cerebral e como elas influenciam a aprendizagem. Para tornar a formação mais atrativa aos professores, você decidiu elaborar um recurso pedagógico que trabalha a temática. Assim, nesta atividade você irá apresentar o recurso desenvolvido pensando na situação acima, seguindo as etapas a seguir:
1° ETAPA: Elaboração do recurso pedagógico
Você deverá elaborar um recurso pedagógico que trabalhe e/ou demonstre a função das áreas cerebrais e como elas influenciam a aprendizagem. As áreas cerebrais que deverão ser contempladas no recurso são: Lobo Frontal; Lobo Parietal; Lobo Occiptal; Cerebelo; Tronco Cerebral e Lobo Temporal. Você pode pensar no desenvolvimento de uma maquete, de um painel, mapa mental, entre outras possibilidades.
2°ETAPA: Explicação das áreas cerebrais citadas e como elas influenciam na aprendizagem.
Além de elaborar o recurso, você deverá explicar a função de cada uma das áreas cerebrais citadas e como elas influenciam a aprendizagem. Essa explicação pode vir no próprio recurso ou inserida no formulário padrão. O importante é que apareça nitidamente a função de cada uma das áreas cerebrais citadas e a sua influência na aprendizagem.
3° ETAPA: Explicação e foto do uso do recurso pedagógico elaborado.
Explique em até 15 linhas como esse recurso poderá contribuir para a compreensão da temática e insira uma foto do recurso pronto, com você aparecendo na foto.
Use sua criatividade, sem esquecer de contemplar o conteúdo proposto!
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio.
*Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade deenvio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA
Bons estudos!