• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A Modelagem Matemática é uma das tendências em Educação Matemática pela qual o professor, em sala de aula, pode orientar as abordagens de ensino e de aprendizagem. Segundo Barbosa (2001), a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida segundo o que esse autor denominou de casos, vejamos o quadro a seguir:

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Modelagem Matemática é uma das tendências em Educação Matemática pela qual o professor, em sala de aula, pode orientar as abordagens de ensino e de aprendizagem. Segundo Barbosa (2001), a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida segundo o que esse autor denominou de casos, vejamos o quadro a seguir:

Em cada caso temos um aumento da participação do aluno, que inicialmente participa apenas da etapa da resolução, no caso 1; até que participa desde a elaboração da situação problema que será investigado, como o caso 3.

A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

Tarefa: criar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática

Para realização dessa tarefa, você precisará:

- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de elaboração da atividade.

- Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido.

- Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.

- Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.

- Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001).

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use a sua criatividade!

 

Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina.

- Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a nenhum item.

- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina. Estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

Boa atividade! REFERÊNCIA:

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: RA DA

 

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Nesta atividade, convido você̂ a entender mais sobre a reflexologia podal.   Reflexologia é um método de tratamento complementar que pode ser aplicado por profissionais da área da saúde, como os Terapeutas Integrativos, Esteticistas e Podólogos, por meio do toque terapêutico em determinadas áreas das mãos e dos pés, que refletem em determinados órgãos e sistemas corporais. Quando aplicamos uma técnica manual em um paciente, pode parecer simples, mas é crucial entender como cada área do corpo humano será afetada pelo estímulo manual para alcançar os resultados desejados. É fundamental destacar que a eficácia do procedimento depende da aplicação cuidadosa da técnica por profissionais que tenham amplo conhecimento das indicações e contraindicações do método de tratamento. Isso garante que o trabalho seja realizado de forma consciente e ética, priorizando sempre o bem-estar do paciente.
03/05/2024
Integrare Academy

MAPA - TERAPIAS INTEGRATIVAS E TÉCNICAS DE SPA - 52_2024   Nesta atividade, convido você̂ a entender mais sobre a reflexologia podal.   Reflexologia é um método de tratamento complementar que pode ser aplicado por profissionais da área da saúde, como os Terapeutas Integrativos, Esteticistas e Podólogos, por meio do toque terapêutico em determinadas áreas […]

2 – Selecione três ODS e apresenta ao menos 5 metas (para cada) que se alinhem ao conteúdo desta disciplina e à sua formação em Serviço Social.
19/07/2024
Integrare Academy

  2 – Selecione três ODS e apresenta ao menos 5 metas (para cada) que se alinhem ao conteúdo desta disciplina e à sua formação em Serviço Social.   Você pode acessar a página oficial da Agenda 2030, em língua portuguesa, e tomar contato com os 17 ODS e suas respectivas metas: https://www.agenda2030.com.br/.  

EXPERIMENTO Nesta situação, você utilizará alguns materiais que possui em casa para mostrar a importância da membrana plasmática na hidratação das nossas células.
17/07/2024
Integrare Academy

  EXPERIMENTO Nesta situação, você utilizará alguns materiais que possui em casa para mostrar a importância da membrana plasmática na hidratação das nossas células.   O que e como deve ser feito? Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica no livro-base e assistir à aula sobre o assunto. Separe alguns materiais […]

A Beta Ltda é comercial atacadista, está estabelecida em São Paulo, comercializa enxovais (NCM 6302.10.00) e atualmente é optante pelo Lucro Real. Em um determinado mês,
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - 53_2024   Olá, acadêmico(a) de ciências contábeis. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem, da disciplina de Contabilidade e Planejamento Tributário. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em relação a apuração das Contribuições do PIS e da […]

MAPA - ECO - MATEMÁTICA PARA ECONOMISTA II - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - MATEMÁTICA PARA ECONOMISTA II - 52_2024   Olá Acadêmico(a), Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Matemática para Economista II! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:   Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio; Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e […]

MAPA - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - PSICO - PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS - 52_2024   A categoria sexta baseia-se no princípio do Constitucionalismo Organizacional (LIMONGI-FRANÇA, 2012). Em outras palavras, refere-se às normas de convivência, códigos de conduta ética, manuais de procedimentos de cada setor e documentos que delineiam e explicam a missão, visão e valores da empresa, bem […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp