• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

REFLEXÃO

Não só isso, mas também contribui significativamente em analisar o relacionamento com os clientes, percepções dos serviços ou produto, além da concorrência. Afinal, uma pesquisa de mercado serve para orientar um gestor na tomada de decisões ou solucionar problemas.

 

Fonte: adaptado de: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/principais-beneficios-da-pesquisa-de-mercado/. Acesso em: 30 jan. 2024.

 

AÇÃO/AVALIAÇÃO:

Dentre os principais benefícios de uma pesquisa de mercado estão a identificação de problemas ou necessidades de materiais de consumo. Um desses materiais de consumo é o combustível e sua volatilidade. Estima-se que o consumo de gasolina no Brasil, em 2024, crescerá em 0,3% e de etanol, 8%, prevê StoneX.

Fonte: adaptado de: https://www.udop.com.br/noticia/2023/11/09/consumo-de-gasolina-no-brasil-em-2024-crescera-0-3-o-de-etanol-8-preve-stonex.html. Acesso em: 30 jan. 2024.

 

Mediante o exposto, com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Estatística, nossa atividade MAPA, será sobre o consumo de combustível.

 

Etapa 2: Agora é com você!

 

A partir da leitura do texto de apoio e considerando os estudos sobre pesquisa de mercado, faça o que se pede a seguir.

 

1) Sua missão é realizar uma pesquisa de mercado. Para isto, faça uma pesquisa, possivelmente entre colegas e familiares sobre o consumo de combustível. Dessa forma, você deverá realizar a coleta de dados por meio de entrevista com, no mínimo, 15 pessoas. Essa pesquisa pode ser realizada mediante a construção de um formulário online (google forms, por exemplo – no vídeo explicativo do MAPA, haverá um passo a passo para a criação do formulário) ou, a pesquisa pode ocorrer presencialmente, coletando as informações individualmente.

 

Você, querido(a) aluno(a), poderá elaborar as questões do formulário para a entrevista, porém, algumas informações são essenciais e PRECISAM constar em sua pesquisa:

 

1.1 Qual sua cidade/estado?

1.2 Possui veículo motorizado? Qual? (carro, moto, caminhão etc.)

1.3 Quantos veículos possui em sua residência?

1.4 Qual tipo de combustível utiliza normalmente? (gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel)

1.5 Qual o consumo normal de combustível do seu veículo?

1.6 Qual o valor pago pelo litro do combustível no último abastecimento?

1.7 Notou alguma variação do preço do combustível?

 

Atenção!

Além dessas perguntas, você pode elaborar outras que possam lhe auxiliar em uma possível análise para tomada de decisão.

Importante lembrar que, pesquisas muito longas possuem uma menor chance de respostas confiáveis!

Utilize o template disponibilizado no Material da Disciplina, e apresente uma tabela com as respostas obtidas na pesquisa realizada por você.

 

2) Apresente um relatório com uma análise estatística e descritiva da pesquisa que você realizou. Dentro dessa análise, cujo objetivo é entender o consumo e o mercado de combustíveis ao seu redor, é fundamental que você apresente e descreva:

 

2.1 Cálculo da média de veículos por residência.

2.2 Por meio de um gráfico de setores, por exemplo, o combustível mais utilizado.

2.3 Cálculo da média de consumo de combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).

2.4 Cálculo da média do valor pago pelo litro do combustível (aqui é importante separar e agrupar veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível).

Importante! Para cada item exposto, você deve apresentar o cálculo, o resultado e a análise descritiva.

 

3) Com base nos dados coletados sobre o consumo de combustível faça uma análise geral dessas informações, enfatizando a média de consumo por pessoa e, para esta situação em específico, explique como é possível reduzir esse consumo de forma sustentável.

 

Boa pesquisa!

 

Dicas dos professores:

 

- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.

- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".

- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

PSICO - AE1 - NEUROFISIOLOGIA E APRENDIZAGEM - 54/2023

O aprendizado requer diversos recursos para ocorrer de modo satisfatório. a apropriação e a memorização de conhecimentos necessitam de condições fisiológicas, psicológicas, sociais e ambientais adequadas.Elaborada pela professora, 2023.A imagem abaixo refere-se a Pirâmide de Maslow, que evidencia as necessidades humanas que devem ser atendidas em busca de Autorrealização e pode ser utilizada como um […]

HIST - ATIVIDADE 1 - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS: PODER E CONFLITO - 54/2023

O mundo se tornou globalizado desde que foram criadas formas de integração maior entre os povos. Isso acabou impactando não apenas o cenário cultural como também o cenário político e econômico. Várias foram as formas pelas quais, por exemplo, lastreávamos nossas moedas, e a Globalização permitiu a atual forma de garantia de valor de moedas. […]

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.

CONCEITUALIZAÇÃO:   Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.   Para uma melhor compreensão do conceito, analise as palavras do Senador Nabor Júnior (PMDB-AC) acerca da […]

Em 14,1% desses 156 municípios não eram realizadas reuniões periódicas entre a pasta de saúde e a gestão local do programa. Em 10 dos 134 municípios restantes, o SISVAN,

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

Rede 1: Componentes e necessidades: - Duas redes independentes e gerenciáveis para distribuição do tráfego. - Um ponto de acesso Wi-Fi dedicado. - Seis desktops conectados via cabo.

MAPA - REDES DE COMPUTADORES - 51_2025   Olá, estudante! Agora é hora de aplicar os conceitos aprendidos na disciplina em um cenário prático. Vamos lá?   Fase 1: Cenário   A Tecnologia da Informação (TI) é um pilar essencial no desenvolvimento de projetos de software, impactando diretamente na eficiência, segurança e escalabilidade das soluções […]

Como você (aluno) relaciona as informações coletadas na entrevista com o conceito de Organização Racional do Trabalho (ORT) proposto por Taylor?

Solicitar ao entrevistado uma breve apresentação da organização, mencionando o ramo de atividade, ou seja, a natureza do negócio, principais produtos/serviços oferecidos e o tempo de atuação no mercado. Coloque também a função do entrevistado (cargo que ocupa na empresa). Como o entrevistado descreve a gestão e execução dos principais processos existentes na organização? Como […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp