• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Falar de grandes marcas e seus públicos talvez seja até mais fácil de se entender do que quando falamos de pequenas empresas que, ainda, estão nesse processo de compreender mercado, concorrentes e consumidores. Afinal, nem sempre as empresas compreendem a importância em segmentar seus consumidores e acabam realizando suas ações de comunicação e marketing para todos os públicos, de maneira massiva e não direcionada.

E é isso que vamos descobrir, estudar e analisar, agora, com a nossa atividade MAPA: a segmenta de mercado das organizações. Vamos começar!

 

Para realizar a atividade MAPA, você deve usar o estudo de caso apresentado a seguir:

 

Cibele possui uma marca de moda praia em sua cidade, a Sol e Praia, produzindo biquínis e maiôs infantis e adultos. Por ser uma marca nova, ainda não possui uma loja física, realizando suas vendas on-line. Sua página na internet apresenta poucos modelos à disposição das clientes, pois seu foco está na venda de produtos personalizados, ou seja, suas consumidoras indicam o modelo que gostaram, e a produção é feita de maneira exclusiva e sob medida. O preço varia conforme o modelo e a necessidade de cada cliente, sendo que seus produtos partem do valor de R$ 100,00. Pensando em aumentar suas vendas e, consequentemente, expandir sua empresa, Cibele resolveu que chegou a hora de investir em ações de comunicação e marketing. Procurou um profissional de sua cidade que, ao realizar o briefing, questionou a respeito de seu público (quem seria?). Nesse momento, Cibele não soube responder.

Agora é hora de você ajudar a nossa empreendedora a entender seu público e realizar uma segmentação de mercado.

 

  1. Para realizar essa atividade MAPA, você deve usar a cidade que você reside como mercado da empresa de Cibele e, assim, realizar a coleta de informações necessárias para a segmentação de mercado. Começaremos entendendo o mercado no qual a empresa Sol e Praia atua. Pesquise o mercado local, procurando entender os possíveis concorrentes da marca e como está o segmento de atuação da empresa. Em seguida, preencha a tabela a seguir com base nas informações solicitadas:
Mercado Local (pesquise e apresente 2 possíveis concorrentes da empresa Sol e Praia. Defina nome, produtos vendidos, valores, canais de comunicação e localização)
CONCORRENTE 1

(Apresente aqui as informações coletadas)

CONCORRENTE 2

(Apresente aqui as informações coletadas)

Público-Alvo da Empresa (pesquise o perfil do público das empresas concorrentes apresentadas anteriormente)
CONCORRENTE 1

(apresente informações referentes a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente)

CONCORRENTE 2

(apresente informações referente a idade, gênero, perfil e hábito de consumo dos consumidores desse concorrente)

Fonte: a autora.

 

  1. Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local, seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Em seguida, preencha a tabela a seguir:

 

SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação demográfica – idade, gênero, renda, entre outros).

 

SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação geográfica – localização do público-alvo).

 

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação psicográfica – personalidade e estilo de vida).

 

SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação comportamental – ocasião de compra, benefícios esperados, fidelidade a marca).

Fonte: a autora.

 

Você pode, e deve, usar o material da disciplina como apoio, na Unidade 4, para compreender os pontos que devem ser analisados em cada um dos tipos de segmentação. Elabore textos para definir e explicar o perfil do público.

 

  1. Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Não é preciso descrever a ação, apenas sugerir e justificar o porquê de sua escolha. A ação deve ser escolhida com base na Unidade 2, páginas 82 a 96, Gestão do Composto de Marketing – Promoção.

 

Orientações para realização da Atividade MAPA:

 

  1. Realize uma leitura do Livro da Disciplina.
  2. Responda todas as ETAPAS solicitadas na Atividade MAPA.
  3. A falta do cumprimento de algum requisito obrigatório acarretará em perda de nota.
  4. Para essa atividade, é obrigatória a utilização do Formulário Padrão do Word (doc.), disponível no ambiente da disciplina > Material da disciplina. 
  5. Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
  6. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
  7. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador, pelo Studeo, no Fale com o Mediador.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SAÚDE - FISIOLOGIA HUMANA - ATIVIDADE 03 - 54/2023

ATIVIDADE 03 - SAÚDE - FISIOLOGIA HUMANA - 54/2023 Nos anos 1970, surgiu o termo "dopagem sanguínea" para descrever a prática de melhorar a resistência de atletas pela técnica de uso de hemácias. Inicialmente, isso envolvia transfusões sanguíneas. Essas transfusões eram feitas pelos atletas através do uso de suas próprias hemácias (infusão autóloga) ou células […]

“O computador, dando prioridade à busca pela própria felicidade, parou de trabalhar para os humanos”. É assim que termina o conto O dia

“O computador, dando prioridade à busca pela própria felicidade, parou de trabalhar para os humanos”. É assim que termina o conto O dia em que o computador escreveu um conto, escrito por uma inteligência artificial com a ajuda de cientistas humanos. Os cientistas selecionaram palavras e frases que seriam usados na narrativa, e definiram um roteiro geral […]

MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 51_2025

MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 51_2025   TEXTO 1 Em todo coração humano vive uma fome profunda de comunhão. Essa fome se manifesta de várias maneiras: no desejo de ser abraçado; na necessidade de ficar perto de alguém; na busca por intimidade, amizade e companheirismo; na esperança de ser ouvido e compreendido; no […]

AGRO - ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 54/2023

Um dos grandes desafios na gestão de pessoas é conciliar os interesses das pessoas e da empresa, tendo em vista a necessidade de se criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável. Essa abordagem reconhece que os colaboradores não são apenas recursos, mas ativos essenciais para o sucesso e crescimento da organização. Quando os […]

MAPA - LOG - UNICESUMAR - 54/2023

MAPA - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54/2023 A gestão de transportes e infraestrutura desempenha um papel crucial na eficiência das operações logísticas e na conectividade econômica de regiões e países. A evolução das técnicas de gestão e as melhorias na infraestrutura de transporte têm influenciado significativamente o comércio global, a mobilidade […]

ATIVIDADE 1 – PED – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52/2023

A formação do gestor educacional e escolar precisa perceber a organização interna, as relações humanas que acontecem no interior da escola e a sua cultura. Nos currículos de nossos cursos de Pedagogia, quase todas as disciplinas enfocam assuntos que dificilmente encontram paralelos no cotidiano da educação escolar. Não se pode mais pensar a escola com […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp