MAPA - PERÍCIA TOXICOLÓGICA - 51/2024
Olá aluno(a)! Você como um perito de sucesso, deve ser capaz de encarar os desafios e gostar de solucionar mistérios, não é mesmo? Para que você consiga dissertar sobre o crime e como solucionar, é preciso documentar todo o processo investigativo.
Quero que você LEIA atentamente a situação abaixo:
LHT, sexo masculino, 33 anos, brasileiro, natural de Florestópolis/PR, foi abordado desorientado por 2 policiais em uma cena altamente suspeita de um crime. No local foi encontrado uma substância em pó da coloração branca, garrafa de bebida alcoólica, vestígios de sangue, uma cápsula de bala e uma faca aparentemente limpa, sem a presença de corpo no local. O local ficava na entrada de uma trilha na mata, próximo ao Sítio São José. Os policiais detiveram LHT, chamaram a polícia científica no local e o instituto médico legal. Cerca de 5 minutos depois da abordagem, LHT nega que tenha feito qualquer coisa, e diz que só estava fumando um baseado com amigos. LHT apresenta passagem pela polícia e estava foragido da clínica psiquiátrica. No exame de corpo e delito de LHT foi constatado que o mesmo estava embriagado e que tinha manchas no antebraço e resquícios de pólvora nas unhas.
Cerca de 10 dias após o flagrante, foi noticiado na cidade que a polícia civil encontrou um corpo de uma mulher, 1,50m, branca, que estava em processo de decomposição próximo à Usina de Florestópolis. No laudo do IML consta que a mulher teve um tiro na cabeça e que foi morta por asfixia e enterrada em cronologia semelhante.
A partir do caso apresentado acima, a atividade MAPA consiste em DESENVOLVER um Laudo pericial toxicológico, na qual você deve ser capaz de levantar os questionamentos acerca do problema proposto.
Na elaboração do laudo pericial, você deverá colocar todas as análises pertinentes aos vestígios encontrados, a cadeia de custódia plausível e descrever as hipóteses para encontrar vestígios suficientes para dizer se LHT é culpado ou inocente.
Os laudos periciais da Toxicologia Forense, por exemplo, são usualmente divididos em, pelo menos, cinco partes principais, mas outros conteúdos e informações podem ser pertinentes. A primeira parte identifca o próprio laudo e os atores envolvidos no processo de sua produção. A segunda parte descreve detalhadamente o material recebido pelos peritos, enquanto a terceira seção consiste em um parágrafo curto que delineia os objetivos do laudo (Página 29 do Capítulo 9).
Portanto você deverá desenvolver: preâmbulo, histórico, objetos periciados, exames, discussões, resposta aos quesitos e conclusão. Os questionamentos sobre o caso acima fazem parte do desenvolvimento do laudo e deverão ser respondidos na resposta aos quesitos para que a conclusão do laudo seja redigida, como consta no livro base da disciplina.
Na elaboração da sua atividade você deve seguir a seguinte estrutura:
A) Preâmbulo: Descrever a base administrativa do laudo com informações relativas à requisição (Texto dissertativo até 15 linhas, formular 3 perguntas pertinentes ao caso)
B) Histórico: Colocar a descrição do caso que motivaram a requisição pericial, colocar os questionamentos levantados com base nas informações obtidas (Relatar o caso descrito acima e formular 3 hipóteses)
C) Objetos periciados: Descrever as amostras e materiais submetidos ao procedimento pericial (Colocar em tópicos todas as amostras relacionadas ao caso e qual o tipo de amostra – biológico, física ou química)
D) Exames: Detalhar em um fluxograma a cadeia de custódia dos objetos periciados (Incluir nesse tópico uma imagem explicativa de como a amostra deve circular dentro da Perícia)
E) Discussões: Citar as metodologias empregadas, os procedimentos e técnicas utilizadas (Para cada vestígio citado no caso, existe uma forma de análise, elencar isso em tópicos)
F) Resposta aos quesitos: Responder às perguntas formuladas no histórico baseado na metodologia empregada (Texto dissertativo respondendo as perguntas do item A e B)
G) Conclusão: Emitir juízo valorativo com base em todas as informações levantadas e devidamente descrita (Texto dissertativo de até 10 linhas)
No desenvolvimento do laudo você pode acrescentar informações que você julgar pertinentes ao caso para que você consiga chegar a uma conclusão sobre a investigação, desde que você detalhe e descreva muito bem seu ponto de vista.
Seja criativo na medida do possível e utilize a linguagem correta para escrever o laudo pericial. Lembre-se que o laudo deve ser redigido para que todos consigam compreender, inclusive uma pessoa leiga.
Você deve inserir seu laudo de acordo com o embasamento teórico da disciplina, você pode colocar um fluxograma para a cadeia de custódia, caso veja que é pertinente para a descrição do laudo.
Orientações Importantes:
Anexar o laudo nos campos indicados no FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA disponível no material da disciplina.
- Salvar o arquivo de Word em formato PDF. (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
- Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.
- Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".