Esta atividade MAPA compreende a experimentação e familiarização com o processo de virtualização de sistemas operacionais. Atualmente, é uma tarefa considerada elementar em diversos contextos, desde o uso pessoal de sistemas dedicados, até a otimização do uso de hardware em ambientes corporativos, portanto muito importante de ser compreendida desde já.
A tarefa consiste em preparar um relatório com capturas de tela (screenshots) da instalação e configuração de um ambiente de virtualização em seu computador, e em seguida, da configuração de uma máquina virtual.
Vamos padronizar essa tarefa usando o software Oracle VirtualBox, que além de ser gratuito para uso, também possui as ferramentas necessárias para concluir este MAPA.
Para realizar a captura de tela, recomendo usar a combinação de teclas ALT+PrintScreen, que vai capturar somente a janela ativa – isso deve facilitar a montagem do seu relatório. Nos Windows 10 e 11 também é possível usar a ferramenta de captura e esboço, por meio da combinação de teclas Win+Shift+S. Depois de copiado, basta colar em seu relatório (Ctrl+V).
a) Você deve baixar e instalar o Oracle VirtualBox através do link:
- A instalação é relativamente simples, pois não é exigida qualquer configuração prévia. No período das aulas deste módulo, a versão disponível é a 7.0.10.
- Use a versão compatível com seu sistema operacional hospedeiro: se seu computador roda Windows ou Linux, ao fazer o download tenha atenção para esse detalhe. A versão do VirtualBox independe dos sistemas hóspedes, ou seja, das máquinas virtuais que serão criadas.
III. A primeira parte do relatório deve conter as informações de instalação: diretório de instalação do Oracle VirtualBox e os componentes selecionados. Basta realizar a instalação padrão. Há componentes de software de terceiros a serem incluídos nas opções seguintes, basta permitir que sejam instalados em suas configurações originais.
b) Com o aplicativo Oracle VirtualBox instalado, você deve proceder com a criação da primeira máquina virtual hospedada em seu computador. Use o sistema operacional Debian Linux, uma distribuição tradicional, com muitas opções de personalização e mantida pela comunidade – e que, muito oportunamente, precisa de poucos recursos para executar uma instalação mínima.
- Site do Debian Linux:
- Use a instalação em arquitetura x86_64, que é compatível com a grande maioria dos computadores pessoais.
III. O link direto para a imagem ISO do instalador Debian:
- c) Você vai criar uma máquina virtual.
d) O local de instalação (pasta) dos arquivos da máquina virtual pode ser mantido no padrão. Nesta tela você vai escolher um nome para a máquina – que deve ser seus dois primeiros nomes – e selecionar a imagem ISO do Debian que acabamos de baixar. O tipo deve ser selecionado “Linux” e a versão para “Debian (64-bit)”. Esta tela deve fazer parte do seu relatório. Apesar de prático, não vamos usar a instalação desassistida, então marque “Pular Instalação Desassistida”.
e) Nas opções de hardware, não é necessário alocar grandes recursos. Dessa forma você vai trabalhar com 1GB de memória e apenas 1 núcleo de processador dedicados à máquina virtual. Você também pode testar alocar menos memória e ver o resultado – costuma ser positivamente surpreendente. O instalador do Debian se adapta para usar menos memória e você pode testar com menos que 512MB, tendo em vista que após a instalação você precisará de apenas 200MB para usar o console.
f) Na próxima etapa você vai alocar um disco rígido virtual. Na prática, será criado um arquivo para armazenar os dados desse disco virtual, o que ocorre de forma transparente para a máquina virtual. Você vai usar as configurações padrão e o arquivo será criado no diretório da máquina virtual designado no início da criação. Atenção para a opção “Pré-alocar Tamanho Total”, deixe-a desmarcada pois assim o uso do armazenamento ficará sob demanda, ou seja, só será usado o mínimo necessário. Caso marque a opção, os 8GB de dados serão alocados já na criação da máquina, mesmo que desnecessariamente.
g) Guarde também a tela de resumo da criação de máquina virtual ao final do processo e inclua em seu relatório.
h) Como você já definiu a imagem ISO de instalação do Debian, ela já estará montada na unidade óptica virtual (CD/DVD) e vai executar assim que ligarmos a máquina virtual. Para isso, acesse o botão “Iniciar”.
I. Atenção para a tela de acesso da máquina virtual: no Oracle VirtualBox, o sistema hóspede pode bloquear seu mouse e teclado ao entrar (Autocapturar). Para liberar novamente, use a tecla Ctrl direito – ou, se não a tiver, use a combinação Ctrl+Alt ambos à esquerda do teclado.
II. Faça a instalação no modo não gráfico, a segunda opção. Atenção para a navegação no instalador sem uso de mouse