ATIVIDADE 3 - CIRCUITOS ELÉTRICOS - 54/2023
ATIVIDADE DE ESTUDO 3 – CIRCUITOS ELÉTRICOS
Instruções:
- Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL
- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota final.
- A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas.
- O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Se você fez a atividade (ou parte dela) à mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue.
- O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê -lo.
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique se de que você está enviando o arquivo correto!
- É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. - Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Boa atividade a todos!
Prof. Igor Henrique N. Oliveira
Contextualização
A partir da Unidade 6, iniciamos os estudos dos circuitos elétricos alimentados por fontes de tensão e corrente senoidais, ou seja, cujos valores alternam no tempo. Nesta unidade, estudamos a conversão de indutores e capacitores em reatâncias que, associadas às resistências formam as impedâncias.
Na unidade 7 retomamos os métodos de análise vistos na unidade 3 (Nodal, Malhas, Thévenin dentre outras), porém desta vez com o objetivo de solucionar circuitos em corrente alternada.
Lembre-se que os métodos de análises são ferramentas diferentes de se obter o mesmo resultado.
Exercícios
UNID 6 – Associação de impedâncias
1 – Calcule o valor da impedância equivalente Z no circuito da Figura 1, considerando que a frequência é 50 Hz.
Figura 1 – Circuito com impedâncias associadas.
Fonte: IRWIN, Basic Engineering Circuit Analysis 10th, 2014.
2 – Na Unidade 7 vimos que os mesmos métodos de análise para circuitos resistivos podemos ser aplicados em circuitos alimentados em corrente alternada. Para isso, devemos converter os elementos passivos (resistores, capacitores e indutores) em Impedâncias.
O método de análise Malhas é aquele que utiliza a Lei de Kirchhoff das Tensões para criar um sistema de equações, cuja quantidade de equações irá depender da quantidade de incógnitas que temos no circuito. No caso do circuito a seguir, temos 3 malhas e i1, i2 e i3 são as variáveis que podemos encontrar ao final da análise. Em seguida, podemos aplicar a Lei de Ohm para encontrar qualquer valor de tensão sobre os terminais dos elementos passivos do circuito.
Neste contexto, determine o valor da tensão V0 no resistor 1Ω aplicando o método de análise de Malhas no circuito da Figura 2:
3 – Na Unidade 7 vimos que os mesmos métodos de análise para circuitos resistivos podemos ser aplicados em circuitos alimentados em corrente alternada. Para isso, devemos converter os elementos passivos (resistores, capacitores e indutores) em Impedâncias.
O método de análise Nodal é aquele que utiliza a Lei de Kirchhoff das Correntes para criar um sistema de equações, cuja quantidade de equações irá depender da quantidade de incógnitas que temos no circuito. No caso do circuito a seguir, V1 e V2 são as variáveis que podemos encontrar ao final da análise Nodal. Em seguida, podemos aplicar a Lei de Ohm para encontrar qualquer valor de corrente que flui através dos elementos passivos do circuito.
Neste contexto, determine o valor da corrente no indutor (j3) aplicando o método de análise Nodal no circuito da Figura 3.
Figura 3 – Circuito com fontes CC e impedâncias para determinação da corrente em j3.
ATIVIDADE 3 - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54/2023
O sistema a seguir faz parte de uma linha de produção de sonhos. Os componentes estão arranjados em série, o que significa que, se um deles falhar, todo o sistema irá parar. A seguir, de cada bloco representativo, estão listados os valores de MTBF (Mean Time Between Failures), em horas, para cada componente. Calcule o valor aproximado da Confiabilidade Global do Sistema (R ) com base nesses valores, para um tempo de 100 horas. O resultado deve ser expresso em porcentagem
ATIVIDADE 3 - CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA - 54/2023
Atividade de estudos 3 - Conversão Eletromecânica de Energia 54/2023
Os transformadores desempenham um papel crucial na sociedade, desempenhando funções vitais em diversas áreas da vida moderna. Embora muitos de nós não percebamos sua presença, esses dispositivos desempenham um papel essencial na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, como em muitas outras áreas da nossa vida cotidiana.
No fornecimento de energia elétrica os transformadores são componentes fundamentais nas redes de distribuição de eletricidade. Eles elevam ou rebaixam os níveis de tensão da energia elétrica para torná-la adequada para transmissão e uso em nossas residências, indústrias e empresas. A capacidade de alterar a tensão é crucial para minimizar as perdas de energia durante o transporte, tornando a distribuição da energia elétrica mais eficiente e econômica.
Na tecnologia os transformadores estão presentes em quase todos os dispositivos eletrônicos que usamos, como computadores, fonte de telefones celulares, televisores e fontes chaveadas. Os transformadores de alta frequência desempenham um papel vital na conversão de energia elétrica para níveis de tensão adequados para operar esses dispositivos. Sem transformadores, muitos dos nossos dispositivos eletrônicos não funcionariam.
Na indústria, os transformadores são usados para alimentar máquinas e equipamentos, proporcionando a energia necessária para operações de produção. Eles também são usados em equipamentos de soldagem, máquinas de tratamento térmico e outros processos industriais que dependem de energia elétrica controlada.
Em sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e solar, os transformadores desempenham um papel importante na conversão e distribuição da energia gerada. Eles ajudam a integrar essas fontes intermitentes à rede elétrica, garantindo um fornecimento estável de energia.
Os transformadores são essenciais em sistemas de transporte elétrico, como trens e metrôs elétricos, bem como em veículos elétricos, como carros e ônibus. Eles são usados para converter a eletricidade da rede em uma forma adequada para alimentar os motores elétricos desses veículos, tornando o transporte mais eficiente e sustentável. Os transformadores contribuem para a melhoria da eficiência energética em várias aplicações, reduzindo as perdas de energia durante a transmissão e a conversão de eletricidade.
Os transformadores desempenham um papel fundamental na sociedade, garantindo que a energia elétrica seja entregue de forma eficiente e segura para uma ampla gama de aplicações, desde iluminação residencial até tecnologias avançadas e indústrias.
Elaborado pelo professor, 2023.
Com suas palavras descreva a importância dos transformadores (como por exemplo: os níveis de tensão, eficiência energética, integração com unidades consumidoras, diferenças estruturais e aplicações).
ATIVIDADE 3 - DESENHO TÉCNICO - 54/2023
O sistema de projeção utilizado no desenho técnico é o sistema de projeção ortogonal, pensado e idealizado por Gaspar Monge, que foi um matemático, desenhista e inventor francês do século XVIII, considerado um dos pais da Geometria Descritiva (CRUZ; AMARAL, 2012). Nesse sistema, os elementos dos objetos são projetados sobre planos por meio de raios projetivos que partem de determinada posição e atingem o plano de representação.
Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinicius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.
A principal utilidade de uma projeção ortogonal é poder converter uma imagem tridimensional em projeções bidimensionais, o qual chamamos de “vistas”. No Brasil, é definido por norma que utilizemos as vistas no primeiro diedro, ou seja, nossas representações devem ser feitas utilizando as vistas frontal, superior e lateral esquerda, seguindo principalmente suas regras básicas:
- A vista frontal é considerada a vista principal da peça e ela determina as posições das demais vistas.
- A vista superior sempre será representada abaixo da vista frontal e alinhada a ela. Sua largura máxima sempre será igual à largura máxima da vista frontal.
- A vista lateral esquerda sempre será representada à direita da vista frontal e alinhada a ela. Sua altura máxima sempre será igual à altura máxima da vista frontal.
- A altura máxima da vista superior sempre será igual à largura máxima da vista lateral esquerda.
Fonte: O autor (2023)
Abaixo temos uma ilustração de uma representação ortogonal.
Figura 01 - Representação isométrica e sua respectiva projeção ortogonal.
Fonte adaptada de: GISLON, Jacinta Milanez. Desenho Técnico e Construções Rurais. Indaial: Unicesumar, 2023.
Utilizando uma folha de papel, grafite, régua e demais instrumentos de desenho, faça a representação ortogonal das peças abaixo.
ATIVIDADE 3 - DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - 54/2023
Após realizar as estimativas e/ou medições de carga, sabe-se qual será a demanda e os circuitos necessários na criação, melhoria, reforço ou ampliação da rede elétrica. Ta compor o projeto elétrico, bem como a disposição física dos postes na geografia da via. Identifique, na figura a seguir, o significado das legendas dos itens em destaque, respondendo aos itens de 1 a 4:
1- Qual o significado das legendas a seguir?
3#2
3 x 1 x 120 + 70
3 x 1 x 70 + 70
2- Quanto é 2 AWG em mm2?
3- Com relação ao posicionamento dos postes, qual é a disposição apresentada na figura? 4- Considerando redes que possuem somente condutores de baixa tensão, qual o vão máximo que pode ser adotado?
ATIVIDADE 3 - ELETRICIDADE BÁSICA - 54/2023
Olá. Aluno(a), na atividade de estudos 3 de eletricidade básica 53/2023 iremos trabalhar os conceitos fundamentais da corrente alternada (CA) e da geração de energia elétrica, explorando como esses elementos essenciais desempenham papéis cruciais em nosso cotidiano.
Imagine um rio caudaloso fluindo constantemente, variando sua direção em ciclos regulares. Da mesma forma, a corrente alternada é uma forma de eletricidade que oscila continuamente, mudando a direção de seu fluxo. Esse fenômeno difere da corrente contínua (CC), que flui em uma única direção. A CA, com sua alternância constante, revela-se vital para a transmissão eficiente da energia elétrica a longas distâncias. Agora, adentrando o universo da geração de energia elétrica, é essencial compreender os processos que movem nossas luzes, aparelhos e indústrias. A geração de energia elétrica é tipicamente realizada em usinas, onde recursos naturais como carvão, gás, água ou vento são convertidos em eletricidade. Vamos explorar como isso ocorre e como a corrente alternada desempenha um papel crucial nesse contexto.
Etapa 1:
a) Descreva as diferenças entre corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), destacando suas aplicações distintas.
b) Crie um diagrama que represente graficamente a variação da tensão ao longo do tempo em uma onda de corrente alternada.
c) Pesquise e liste três exemplos de dispositivos ou sistemas que operam com corrente alternada, explicando por que a CA é a escolha ideal.
Etapa 2:
a) Detalhe o processo de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica, incluindo as etapas de conversão de energia potencial em elétrica.
b) Compare os métodos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis (como eólica e solar) e fontes não renováveis (como carvão e petróleo), destacando os impactos ambientais.
c) Discuta a importância da transmissão de corrente alternada na distribuição eficiente de energia elétrica em longas distâncias.
ATIVIDADE 3 - GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - 54/2023
“O mercado brasileiro de energia solar parece pronto para assumir a forma de um mercado fotovoltaico maduro, após os resultados do leilão A-4, realizado na última quarta-feira, que resultou em uma baixa surpreendente no preço da tecnologia solar.
O preço médio final de todos os projetos de energia solar selecionados na licitação, efetivamente, alcançou um preço de 118 reais (US $ 35,2) / MWh. Este preço não só caiu em 62,2% do preço máximo fixado para o fotovoltaico no leilão, que foi 312 reais (US $ 93,4) / MWh, mas também de 18,6% comparado ao preço final do leilão realizado em dezembro, que viu os projetos solares atingirem um preço médio de R $ 145,78 (US $43,6) / MWh.
Embora um resultado abaixo de US $ 40 pudesse ser considerado provável, um preço final US $ 5 mais baixo não teria sido uma aposta fácil, mesmo para o analista mais experiente do mercado brasileiro de renováveis. “Na verdade, esperávamos uma redução de preço, mas não tão acentuada, o que foi uma surpresa positiva, uma vez que coloca o Brasil entre os países que podem produzir energia solar fotovoltaica a menos de US $ 40 por MWh”, disse a pv magazine o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso.
Segundo ele, esse patamar de preço pode permanecer constante ou até mesmo diminuir para os próximos leilões, seguindo a tendência mundial. “Este patamar de preço além de contribuir para redução das tarifas de eletricidade, evidencia que os investidores conseguem retorno financeiro, uma vez que as ofertas seguem uma lógica econômica, refletindo em um produto comercial e com engenharia financeira, desenvolvido pelos investidores”, ele acrescentou.”
Como visto no texto exposto sobre a queda do preço da tecnologia cada vez mais baixa tem atraído cada vez mais a geração distribuída residencial. Imagine que um cliente queira implantar um sistema fotovoltaico na sua casa e você tem a missão de apresentar uma alternativa para ele. Para isso siga os próximos passos:
a) Apresente os tipos de geração on grid e off grid e explique por que em sistemas residenciais é mais comum e mais adequado sistemas on grid.
b) Imagine que o painel que você trabalha tem uma as dimensões ativas de 1920x930 mm de comprimento e largura, encontre quanto de potência que um painel geraria com uma irradiação de sol pleno (1000W/m2), com um rendimento de 18,3%.
c) Uma maneira de determinar a potência do seu sistema é utilizar o consumo da unidade (C) onde será instalado e a irradiação do local no ângulo igual a altitude (Irr) e com o fator de performance do sistema (F=0,85).
A unidade onde será instalado tem o consumo médio de 218 kWh/mês e uma irradiação no ângulo igual a altitude (retirado pelo site da CRESEB nas coordenadas de Ilha Solteira - SP) de 5,39 kWh/m2.dia. Encontre a potência necessária para o sistema (P(Wp)) para essa unidade.
d) Utilizando o resultado das alternativas b e c, encontre o número de painéis necessários para chegar na potência necessária do sistema (lembrando que o número de painéis tem que ser necessariamente inteiro).
ATIVIDADE 3 - GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA - 54/2023
Muito se fala em Computação em Nuvem. Por meio dessa tecnologia é possível obter redução de custos, ganho de produtividade, melhoria na segurança, desempenho, dentre outros benefícios. Porém, o termo muitas vezes não é bem compreendido pelas pessoas, até mesmo confundindo conceitos correlatos.
Assim, dentro deste assunto:
- Descreva qual a definição de Computação em Nuvem,
2. Explique o significado do termo Data Center.
3. Discorra sobre as vantagens de se utilizar um sistema ERP em nuvem.
4. Dê dois exemplos de serviços quem contemplem essa tecnologia
ATIVIDADE 3 - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2023
A medição de nível é importante para identificar o estoque de material, prevenir transbordamento e sobrecarga de agitadores de tanque e controle de enchimento e esvaziamento de um tanque. O nível pode ser medido de forma contínua, em que é obtido o nível a todo instante, ou é possível medir o nível em dois pontos, sendo o máximo e o mínimo.
Na indústria é necessária a medição de líquidos, como: água, combustível, fluidos industrializados viscosos ou não viscosos, entre outros; e a medição de sólidos, como nível de grãos em silos. A escolha de um modelo de instrumento de medição de nível deve ser feita levando sempre em conta as premissas de funcionamento do instrumento e das variáveis a serem medidas.
Diante da importância dos mediadores de nível, cite ao menos uma desvantagem ou contraindicação dos seguintes medidores:
- Indicadores e Visores de Nível
2. Medição com Boias e Flutuadores
3. Medição por Contatos de Eletrodos
4. Medidor de Nível Capacitivo
5. Medição por Sensor de Contato
6. Medição por Unidade de Grade
7. Medidor de Nível do tipo Deslocador
8. Medidor por Pressão Hidrostática
9. Medição do Nível com Borbulhador
10. Medição de Nível por Pesagem
11. Medição de Nível por Sinal Ultrassônico
ATIVIDADE 3 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - 54/2023
Atividade de Estudos 3
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa determinar o que, quando e quanto será produzido de bens físicos e serviços. A produção envolve o uso de materiais, assim, fazer o planejamento e controle destes materiais é intrínseco às atividades do PCP. A gestão de materiais é, portanto, o ato de administrar os materiais, ou seja, estoques, sejam eles produtos acabados, semiacabados, matérias-primas ou materiais para manutenção e limpeza. A gestão de estoque é exercida normalmente pelo controle de itens individuais, e a maioria das empresas mantém grande número de itens estocados. Para melhore controle e menores custos, é útil classificar esses itens estocados de acordo com a sua importância. É conveniente que itens mais importantes tenham prioridade sobre os menos importantes, tanto em relação a quantidade que será estocada, como em relação ao local de armazenamento.
Sobre os conceitos de gestão de estoque e da ferramenta de Classificação ABC, responda com suas palavras:
- Qual os critérios que podem ser utilizados para classificar itens em estoque (Comente sobre a diferença dos critérios da classificação ABC, XYZ, 123 e PQR)?
- Explique o passo a passo da Curva ABC e como ela prioriza os itens.
ATIVIDADE 3 - PROJETO ARQUITETÔNICO - 54/2023
CIRCULAÇÃO VERTICAL - ESCADAS
O dimensionamento correto de escadas em projetos arquitetônicos é crucial, influenciando diretamente a segurança, funcionalidade e estética do espaço. Priorizando normas e diretrizes específicas, assegura-se a segurança dos usuários, evitando acidentes decorrentes de degraus íngremes ou desiguais. Além disso, a funcionalidade do ambiente é otimizada, garantindo uma circulação eficiente e integrada. A estética também é beneficiada, transformando as escadas em elementos arquitetônicos marcantes, capazes de agregar valor visual ao conjunto da construção. Portanto, ao considerar o dimensionamento de escadas, a busca por equilíbrio entre segurança, funcionalidade e estética resulta em soluções práticas e visualmente atrativas para os usuários do espaço construído.
Analise o exemplo de representação dos elementos de uma escada em projeto a seguir:
Figura 1 - Exemplo 1
Figura 2 - Exemplo 2
Figura 3 - Exemplo 3
Exercício:
Com base no esboço fornecido a seguir, projete uma escada para vencer um desnível vertical de 3,20 metros, preenchendo totalmente o espaço disponível de maneira eficiente. Considere as normas de segurança, as diretrizes e fórmulas para dimensionamento de escadas estudadas em aula e apresentada no livro e na norma. A escada deverá ter, obrigatoriamente, 1,20 metros de largura.
Figura 4 - Esboço para projeto de escada
Fonte: a autora.
Seu projeto deve apresentar:
a) As dimensões para o espelho e pisada de cada degrau, segundo a NBR 9050/2020, a quantidade de degraus necessários (incluindo patamar, se houver) apresentando seus cálculos detalhados e outras medidas relevantes, aplicando a fórmula que consta na norma e apresentada no livro.
b) Apresentar um desenho esquemático simples da escada com planta baixa e um corte, destacando as dimensões fundamentais e a relação com o espaço disponível representado no esboço, incluindo largura adequada dos degraus, altura uniforme, corrimãos, patamares e demais elementos essenciais. O desenho pode ser feito com auxílio de software ou à mão, e deve ser cotado.
c) Explique as escolhas de design, justificando como o projeto atende aos requisitos de segurança e funcionalidade, proporcionando uma solução integrada ao ambiente representado no esboço.
ATIVIDADE 3 - PROJETO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54/2023
Considere que uma bomba faz a elevação de 20 m de óleo (densidade=900 km/m3) na vazão de 250 L/s, por uma tubulação com diâmetro de 60cm por 1 km. Qual a energia gasta (em R$) para 1 hora de operação da bomba? Considere que: tanto sucção quanto recalque estão abertos à pressão atmosférica com nível de água constante, para esta tubulação f=0,019, rendimento da bomba é de 60% e do motor é de 90%, custo de energia elétrica é de R$ 0,90/kWh, g=9,8m/s2.
ATIVIDADE 3 - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS - 54/2023
O diagrama trajeto passo, também conhecido como diagrama sequencial ou diagrama de sequência, é uma ferramenta gráfica amplamente utilizada na área de automação industrial, engenharia de controle e sistemas automatizados. Esse tipo de diagrama é essencial para representar de forma clara e visual a sequência de eventos ou ações que ocorrem em um sistema, máquina ou processo.
A principal finalidade do diagrama trajeto passo é descrever, em detalhes, as etapas ou estados que um sistema atravessa ao executar uma determinada tarefa. Ele é especialmente útil quando se deseja compreender a lógica de funcionamento de um sistema automatizado, a interação entre seus componentes e as condições que levam a transições de um estado para outro.
Utilizando o conceito de diagrama trajeto passo, desenvolva DOIS diagramas, um puramente pneumático e outro eletropneumático, que satisfaça a condição do diagrama trajeto passo a seguir. Não se esqueça de colocar um sistema de emergência em seu projeto.
Fonte: BARROS, T. T. ; SOARES JUNIOR, I. de S. Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. Maringá: Unicesumar, 2021.
ATIVIDADE 3 - SISTEMAS REALIMENTADOS - 54/2023
Em determinados processos é de extrema importância o controle de temperatura ou de nível do reservatório. Para que esse controle seja realizado de forma eficiente, um simples controlador do tipo liga e desliga pode ser utilizado, em que uma chave liga-
desliga é acionada ou desacionada dependendo da temperatura ou do nível atingido.
Nesse tipo de ação, o sinal de entrada é comparado com a realimentação por meio do controlador. Caso a saída supere a entrada, o atuador é desligado, mas se a realimentação for menor, o atuador é ligado.
Fonte: BAYER, F. M.; ARAÚJO, O. C. B. Controle automático de processos. 3. ed. Santa Maria: Universidade Federal Santa Maria: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2011. 92 p.
Considerando o exposto sobre controladores liga e desliga, explique: como a histerese pode afetar o desempenho de um controlador liga e desliga e como ela pode ser mitigada? Quais são os desafios comuns associados ao ajuste de histerese em aplicações de controle?
ATIVIDADE 3 - TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO - 54/2023
As "sete perdas" na construção civil são uma referência a um conceito comum na indústria, derivado da filosofia Lean Construction. Essas perdas representam áreas de ineficiência que podem ocorrer em projetos de construção e que afetam negativamente a produtividade e o resultado final (FORMOSO et al., 2017).
Fonte: FORMOSO, C. T.; SOMMER, L.; KOSKELA, L.; ISATTO, E. L. The identification and analysis of making-do waste: insights from two Brazilian construction sites. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 183- 197, 2017.
Neste contexto, responda o que se pede:
Questão 1: LISTE e EXPLIQUE as sete perdas na construção civil.
Questão 2: ARGUMENTE sobre os objetivos da identificação destas perdas no canteiro de obras.
ATIVIDADE 3 - TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 54/2023
ATIVIDADES DE ESTUDO 3 – TUBULAÇÕES E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Instruções:
- Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL
- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos ou da internet terão desconto na nota final.
- A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas.
- O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Se você fez a atividade (ou parte dela) à mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue.
- O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo.
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto!
É a atividade da disciplina certa?
- Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo.
- Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
QUESTÃO 1
Vários fatores influenciam na geração de ruídos, em uma tubulação. Com base nisso, liste as principais fontes de ruido e maneiras de contornar esse problema.
A norma NBR 5626 entre outras coisas regula a instalação de dispositivos de armazenamento de água, em instalações prediais. Dentre as regras apresentadas, uma importante é a Pressão de serviço. Apresente os pontos principais dessa norma e discuta se a utilização de tubos com materiais mais resistentes é uma boa decisão para a instalação.
QUESTÃO 2
Na indústria são utilizados e transportados diversos tipos de fluidos os quais podem estar em diferentes condições. Levando em conta a importância que a escolha de um material tem nas tubulações industriais, é importante garantir que o material escolhido possua a especificação desejada. Com isso, aponte as informações que podem estar presentes em um material que será utilizado em um sistema de tubulações, e qual deles é necessário estar presente.