• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - ECO - MACROECONOMIA I - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ECO - MACROECONOMIA I - 53_2025

Olá, estudante!

Para explorar de forma prática o conteúdo aprendido, vamos analisar e resolver um exercício sobre o MODELO IS-LM padrão, Modelo Clássico e na Situação da Armadilha da Liquidez.



Para isto, você deve seguir 3 passos:

Passo 1: Ler a situação problema da atividade

Passo 2: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando

Passo 3: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.





Passo 1: Ler a situação problema da atividade



ESTUDO DE CASO: Política Fiscal Expansionista em Diferentes Cenários IS-LM



Situação: Recessão em uma economia desenvolvida

O país \"Econolândia\" apresenta o seguinte cenário econômico recessão : alto desemprego, baixa produção e confiança do consumidor em queda. O governo decide implementar uma política fiscal expansionista (aumento de gastos públicos e/ou redução de impostos) para estimular a economia.

Vamos analisar o impacto de uma  política fiscal expansionista sobre as seguintes abordagens:

1.Modelo IS- LM padrão, cujas premissa são:

Preços e salários rígidos no curto prazo

Economia está operando abaixo do pleno emprego

A moeda influencia a taxa de juros, que por sua vez afeta o investimento e o PIB



2.Modelo IS-LM CLÁSSICO (Curto Prazo com Flexibilidades Totais), com as seguintes premissas:

Pleno emprego sempre (o produto real é fixo em Y pleno)

Preços e salários flexíveis

Mercado de trabalho se ajusta automaticamente

Curva LM é Vertical



3. Modelo IS-LM com Armadilha da Liquidez (IS-LM com Juros Próximos de Zero), com as seguintes premissas:

A taxa de juros está tão baixa que o Banco Central não consegue reduzi-la mais

A curva LM é horizontal

A demanda por moeda é altamente elástica: todos preferem manter liquidez

 

 

Fonte: ​Elaborado pela professora, 2025.​




Passo 2: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando



Para estimular a economia o governo aplica uma política fiscal expansionista, com elevação dos gastos públicos. Sobre os efeitos desta política na economia, e sobre a ótica dos três modelos apresentados acima, resolva as seguintes questões:



a) Qual o efeito sobre a taxa de juros, nível de investimento e o nível de renda no modelo IS-LM padrão de um aumento dos gastos do governo?

b) Utilizando o Modelo IS-LM padrão, se o Banco Central expandir a oferta de moeda simultaneamente a política fiscal expansionista do governo, isto melhoraria ou pioraria o efeito sobre a renda? Explique.

c) Qual o efeito de uma política fiscal expansionista sobre a taxa de juros e o nível de investimento modelo IS-LM Clássico?

d) Qual o efeito de uma política fiscal expansionista sobre a taxa de juros e o nível de renda no modelo IS-LM com armadilha da liquidez?

e) Qual o efeito de uma política monetária expansionista sobre a taxa de juros e o nível de renda no modelo IS-LM com armadilha da liquidez?

Elaborado pela professora, 2025.




Passo 3: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.



IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial gravado pela professora Juliana Franco Afonso para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Todas as contas realizadas para chegar ao resultado final deverão ser apresentadas.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.



Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Uma das situações que vem acontecendo com a vendedora e que tem desencadeado muito estresse é a solicitação quase que constante para que ela faça horas extras. No entanto, diferente das demais vendedoras que compõem a equipe, Beatriz é viúva e mãe de duas crianças, por conta dessa realidade a funcionária dificilmente consegue exceder o horário de trabalho para suprir essa necessidade que é imposta.
30/04/2024
Integrare Academy

Uma das situações que vem acontecendo com a vendedora e que tem desencadeado muito estresse é a solicitação quase que constante para que ela faça horas extras. No entanto, diferente das demais vendedoras que compõem a equipe, Beatriz é viúva e mãe de duas crianças, por conta dessa realidade a funcionária dificilmente consegue exceder o […]

Agora que temos todo este contexto para nos ajudar a iniciar nossas reflexões, "mão na massa"! Coloque-se na condição de outra pessoa agora. Pense que você é um estudante que obteve as melhores notas na disciplina de Movimentos Sociais, mas sua turma de amigos do primeiro ano está lidando com muita dificuldade em relação à compreensão do que de fato são direitos sociais, movimentos sociais, luta de classes e tudo isso. Para eles, tudo o que os nossos olhos podem ver são coisas normais da vida e não se configuram como direitos e tampouco como dever do Estado, pois afinal de contas, já nascemos com acesso a tudo isso. Não faz sentido para eles pensar em saúde como um direito, por exemplo, e eles também não compreendem que o Serviço Social atua em tantas políticas públicas. Existe muita confusão em relação aos conceitos neste seu grupo de amigos, mas tudo bem, afinal de contas eles estão apenas iniciando o curso e você já está um passo adiante deles.
05/06/2024
Integrare Academy

Agora que temos todo este contexto para nos ajudar a iniciar nossas reflexões, "mão na massa"! Coloque-se na condição de outra pessoa agora. Pense que você é um estudante que obteve as melhores notas na disciplina de Movimentos Sociais, mas sua turma de amigos do primeiro ano está lidando com muita dificuldade em relação à […]

MAPA - SSOC - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SSOC - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 53_2024   Saudações, estudante! Esta é a nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Questão Social na Contemporaneidade, vamos aproveitar os conhecimentos adquiridos e perfazer uma experiência imersiva? O objetivo da atividade será o de desenvolver uma compreensão profunda e crítica sobre a violência doméstica, visando capacitá-lo, […]

Imagine que você está atuando como nutricionista clínico em um hospital de grande porte na sua cidade, e foi designado como nutricionista responsável pela prescrição dietética e acompanhamento nutricional de pacientes internados para procedimentos cirúrgicos e outras condições clínicas.
06/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - NUT - NUTRIÇÃO HOSPITALAR - 52_2024   Imagine que você está atuando como nutricionista clínico em um hospital de grande porte na sua cidade, e foi designado como nutricionista responsável pela prescrição dietética e acompanhamento nutricional de pacientes internados para procedimentos cirúrgicos e outras condições clínicas.   Com base nos conhecimentos adquiridos […]

Considerando a perspectiva da Epistemologia da Prática e o debate sobre os saberes profissionais na formação de professores, para responder à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil, faz-se necessário a leitura atenta do artigo Os saberes docentes ou saberes dos professores, de Emmanuel Ribeiro Cunha, disponibilizado em PDF no Material da Disciplina. Após a leitura e interpretação do texto, com o auxílio da Unidade 1 de nosso material didático, responda à seguinte pergunta: como podemos caracterizar a perspectiva da Epistemologia da Prática, a partir dos saberes profissionais, na formação dos futuros professores? Justifique sua resposta.
18/07/2024
Integrare Academy

    Considerando a perspectiva da Epistemologia da Prática e o debate sobre os saberes profissionais na formação de professores, para responder à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil, faz-se necessário a leitura atenta do artigo Os saberes docentes ou saberes dos professores, de Emmanuel Ribeiro Cunha, […]

Etapa 3 Após um tempo de operação da usina, o proprietário decide ampliar a usina fotovoltaica para 1500 kW de geração, mas ele não lhe contrata para refazer o estudo de proteção e reaprovar na concessionária. Ao entrar em funcionamento, qual função parametrizada poderia garantir a segurança da instalação?
22/07/2024
Integrare Academy

    Etapa 3 Após um tempo de operação da usina, o proprietário decide ampliar a usina fotovoltaica para 1500 kW de geração, mas ele não lhe contrata para refazer o estudo de proteção e reaprovar na concessionária. Ao entrar em funcionamento, qual função parametrizada poderia garantir a segurança da instalação?  

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp