• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação.  In: PANDOLFI, D. (Org.).
Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

A)  conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

B)  ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

C)  aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

D)  estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.

E)  alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

Solução

O Estado Novo (1937-1945) marcou um período de ditadura personalista sob a liderança de Getúlio Vargas. Para consolidar sua legitimidade e conquistar apoio popular, o governo de Vargas utilizou uma estratégia de propaganda intensa, conduzida pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Este departamento não apenas exaltava os feitos do presidente, mas também exercia um rigoroso controle e censura sobre a mídia, reforçando a imagem e o poder do regime.

Alternativa A

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe

Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, […]

ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 52/2023

Analise, com atenção, o texto a seguir: Já se viu que não foi a Igreja quem, por primeiro, empreendeu a repressão violenta contra as heresias, mas os príncipes, com suas sentenças, e o povo, com seus levantes e ameaças de linchamento, a pressionar os poderes na condenação dos hereges. É interessante entender a influência de […]

Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático.

Considerando o conceito de competências socioemocionais, estudados no material didático. Fonte: MOURA, Kethlen Leite de. Competência Socioemocionais. Maringá: Unicesumar, 2020. Analise as afirmativas a seguir: I. Para o docente não basta apenas ter um diploma, é preciso mais do que isso, o mundo do trabalho busca profissionais que estejam preparados para lidar com as mudanças […]

A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil.

A imagem gerada é um infográfico educativo ilustrando a estrutura e organização das etapas da educação básica no Brasil. A imagem apresenta um diagrama estruturado ou linha do tempo destacando as principais fases da educação básica. As etapas da educação são divididas e identificadas visualmente, incluindo: Educação Infantil: Representada por crianças pequenas em um ambiente […]

PSICO - MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PSICO -  MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM - 54/2023   Sabemos que a tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade, o aprender, a escola e a prática psicopedagógica, também sofrem influência das tecnologias, podendo ser positiva ou negativamente.   O vídeo a seguir será a base para o desenvolvimento da atividade. Nele, […]

54/2023 - DESENHO TÉCNICO - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - DESENHO TÉCNICO - 54/2023 As linhas utilizadas no desenho técnico são diferenciadas pelas suas características de construção e também por sua espessura, podendo ser encontradas linhas finas, médias e grossas. Essa diferenciação ocorre para podermos identificar quando estamos representando, por exemplo, uma linha de contorno visível, ou uma linha de contorno não […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp