• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática, oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa.

No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des chevaliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1976.

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por

A) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.

B) abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

C) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo, também, considerada dança-espetáculo.

D) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.

E) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

Solução

A quadrilha, originalmente uma dança aristocrática francesa, difundiu-se pela Europa e chegou ao Brasil, onde foi adaptada e incorporada ao gosto popular. Ela se tornou uma dança folclórica ao refletir as tradições e costumes de diferentes regiões do país, destacando a diversidade cultural brasileira, mesmo com as variações regionais.

Alternativa B

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considerando as informações contidas nessa charge, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10-15 linhas, abordando os seguintes aspectos:

ATIVIDADE 01 - BIO - BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA - 51/2024 Leia a charge a seguir e responda as questões que seguem: ​Fonte: Adaptado de https://www.flickr.com/photos/12110586@N06/albums/72157603793439369/  Acesso: 08 de dez. 2023.   Considerando as informações contidas nessa charge, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10-15 linhas, abordando os seguintes aspectos:  -Conceito das medidas de tendência central; - […]

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES DE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE – 54/2023

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: RELAÇÕES DE CONSUMO E SUSTENTABILIDADE – 54/2023   1ª QUESTÃO A sociedade de consumo vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os querer (e consumir) sempre mais. O vazio existencial cavado pela complexidade dos relacionamentos psicossociais não se […]

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

ATIVIDADE 1 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 51_2025 O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir […]

Considerando os apontamentos do excerto apresentado, assim como os estudos da disciplina, primeiramente, cite e explique os três princípios básicos da progressão do

ATIVIDADE 1 - BEDU - MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS - 51_2025 Quando o profissional da educação física submete um indivíduo a um programa de exercícios resistidos, isto é, exercícios com pesos, dependendo da organização das variáveis do treinamento, pode-se promover o aumento da força muscular, da potência muscular, da resistência de força ou, ainda, a […]

1. De que forma os direitos humanos dos detentos são comprometidos no sistema prisional brasileiro?

ATIVIDADE 1 - CRIMINOLOGIA - 51_2025   O sistema prisional brasileiro enfrenta uma crise estrutural, marcada por superlotação, condições insalubres e violações constantes dos direitos humanos. A proposta de ressocialização dos detentos, prevista na legislação, não se concretiza na prática, resultando em altos índices de reincidência criminal. O modelo atual falha ao não proporcionar acesso […]

GAMB - GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - MAPA - 54/2023

MAPA - GAMB - GESTÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS - 54/2023   Olá, estudante!   Chegou o momento de colocarmos em PRÁTICA toda aprendizagem consolidada ao longo desta disciplina e propor com uma identidade única uma nova solução para uma problemática real da sua futura profissão.   Nesta atividade MAPA executaremos um escopo de um projeto […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp