• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 04 – ENF – NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM – 54/2023

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

1ª QUESTÃO
A Síndrome de Realimentação (SR) foi descrita pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial. Neste
período, notou-se que indivíduos que passaram fome por 5 a 6 meses, ao serem reintroduzidos à
alimentação, experimentaram uma inesperada morbidade e mortalidade.
Fonte: Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/material/o-que-e-e-como-identificar-a-sindrome-derealimentacao/. Acesso em: 30 set. 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A síndrome da realimentação é uma complicação potencialmente grave que pode ocorrer em pacientes
subnutridos ou em jejum prolongado quando começam a receber nutrição parenteral ou enteral.
PORQUE
II. A síndrome da realimentação é caracterizada pela rápida reposição de carboidratos, com entrada
excessiva de glicose nas células e aumento de insulina no sangue, causando um desequilíbrio eletrolítico,
como hipofosfatemia, hipocalemia e hipomagnesemia. Ocorrendo sintomas como tarquicardia e taquipneia.
A maneira de prevenir, é iniciar sempre a nutrição com 1/3 das calorias previstas e evoluir gradativamente
até chegar a meta calórica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO
Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, da
garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, é um campo de conhecimento e
prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática
autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Sobre a educação alimentar e nutricional (EAN) e sua abrangência, avalie as afirmações a seguir.
I. Contribui na prevenção e no controle das doenças crônicas não-transmissíveis e deficiências nutricionais.
II. Atua na redução do desperdício de alimentos, promoção do consumo sustentável e da alimentação
saudável.
III. Não contempla as diferentes expressões da cultura alimentar e o fortalecimento de hábitos regionais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

3ª QUESTÃO
A notícia é nova e causa espanto. Apenas 26% (1 em cada 4) das crianças de 2 a 9 anos têm café da manhã,
almoço e jantar todos os dias no Brasil. A informação foi veiculada, no Jornal Hoje, da TV Globo, com base
em dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde.
Fonte: Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/sisvan-so-26-das-criancas-no-brasil-temcafe-almoco-e-jantar-diariamente/. Acesso em: 20 set. 2023.
Sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), avalie as afirmações a seguir.
I. É um sistema de informações, caracterizado por transformar dados em informações, utilizado para
direcionar as decisões, formulações ou reorientações de políticas públicas.
II. Avalia o estado nutricional apenas do grupo vulnerável da população para criação de políticas públicas
direcionadas.
III. Os profissionais da enfermagem são importantes na operacionalização do SISVAN.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

4ª QUESTÃO
O trabalho conjunto dos profissionais da área de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e
do Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) promove uma abordagem mais ampla dos aspectos
médicos, nutricionais, sociais, emocionais e comportamentais da saúde. Essa integração permite a
identificação mais precoce de problemas e uma gestão mais eficaz das condições de saúde.
Fonte: Adaptado de: PEREIRA, C. P.; SANCHES, R. G. Nutrição Aplicada à Enfermagem. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A ESF tem como objetivo reorganizar o processo de atenção à saúde levando-a para mais perto das
famílias e assim melhorando a qualidade de vida de toda uma comunidade.
II. As equipes multiprofissionais da ESF apresentam como composição mínima: um médico de família, um
enfermeiro e um nutricionista.
III. O NASF possui três modalidades: 1, 2 e 3. Estas modalidades apresentam composição de profissionais
similares, que incluem: médico, assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta,
fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, entre outros.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
A nutrição enteral é uma terapêutica médica com a administração de líquidos dietéticos, de forma isolada
ou combinada, empregada para recuperar e/ou manter o estado nutricional do paciente, podendo
complementar ou substituir a alimentação via oral.
Fonte: PEREIRA, C. P.; SANCHES, R. G. Nutrição Aplicada à Enfermagem. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre a terapia de nutrição enteral, avalie as afirmações a seguir.
I. A terapia é indicada para pacientes com doença terminal, hiperemese gravídica, vômitos e diarreia.
II. As vias de acesso da terapia enteral são: nasoenteral, oroenteral, gastrostomia e jejunostomia, podendo
todas serem pré ou pós-pilóricas.
III. As complicações da terapia enteral podem ser gastrointestinais, infecciosas, mecânicas e metabólicas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Esta é a atividade MAPA da disciplina de Competências e Habilidades Profissionais Avançadas, que tem o intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado na área de Terapias Integrativas e Complementares​.
06/05/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTIFÓLIO - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS AVANÇADAS EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - 52_2024   Olá estudante de Terapias Integrativas e Complementares!   Esta é a atividade MAPA da disciplina de Competências e Habilidades Profissionais Avançadas, que tem o intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado na área de Terapias Integrativas e Complementares​.   Para […]

8) Tem alguma área de atuação que nunca atuou, mas que gostaria, ou ainda pretende atuar?
22/07/2024
Integrare Academy

8) Tem alguma área de atuação que nunca atuou, mas que gostaria, ou ainda pretende atuar? 9) Como/ onde você se vê atuando daqui 5 anos? 10) Caso pudesse escolher outra profissão, qual você gostaria de ter? Por quê? Informações Importantes: – A entrevista pode ser realizada de forma presencial ou on-line, via plataformas de […]

a) Quais são os principais objetivos da Lei 11.343/2006? Ela cumpre este objetivo de forma eficaz em sua opinião?
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

ATIVIDADE 1 - PSICO - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PSICO - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 53_2024   O desenvolvimento do desenho infantil é uma manifestação crucial da evolução cognitiva e emocional das crianças. Desde os primeiros rabiscos até desenhos mais complexos, as crianças passam por várias etapas distintas à medida que desenvolvem suas habilidades artísticas e expressivas. Fonte: Elaborado […]

MAPA - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

MAPA - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2024   Chegamos à terceira e última fase do nosso desafio!   É hora de pensar e planejar a nossa prática de ensino visando contribuir para a resolução da SITUAÇÃO-PROBLEMA: Você é professor de História de uma turma do Ensino Médio da rede pública. Ao conversar com […]

Pensando nos componentes que compõem as redes, defina: a) O que é um protocolo de comunicação. b) Quais são as camadas de rede do modelo OSI. c) Como são construídos os STP, UTP, coaxial e fibra óptica. d) As topologias do tipo barramento, estrela, anel e árvore. ​
06/06/2024
Integrare Academy

  Pensando nos componentes que compõem as redes, defina:   a) O que é um protocolo de comunicação.   b) Quais são as camadas de rede do modelo OSI.   c) Como são construídos os STP, UTP, coaxial e fibra óptica.   d) As topologias do tipo barramento, estrela, anel e árvore. ​  

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp