• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Você pode não acreditar

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela.

A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo, de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que alguém pudesse roubar aquilo.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo como uma coisa normal.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que você saía à noite para namorar e voltava andando pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente, sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para trás, sem temer as sombras.

Você pode não acreditar: houve um tempo em que as pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de bonde às suas casas.

Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que o namorado primeiro ficava andando com a moça numa rua perto da casa dela, depois passava a namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da família. Era sinal de que já estava praticamente noivo e seguro.

Houve um tempo em que havia tempo.

Houve um tempo.

SANT’ANNA, A. R. Estado de Minas, 5 maio 2013 (fragmento).

Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que…” configura-se como uma estratégia argumentativa que visa

A) surpreender o leitor com a descrição do que as pessoas faziam durante o seu tempo livre antigamente.

B) sensibilizar o leitor sobre o modo como as pessoas se relacionavam entre si num tempo mais aprazível.

C) advertir o leitor mais jovem sobre o mau uso que se faz do tempo nos dias atuais.

D) incentivar o leitor a organizar melhor o seu tempo sem deixar de ser nostálgico.

E) convencer o leitor sobre a veracidade de fatos relativos à vida no passado.

Solução

A repetição da frase “Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que…” na crônica visa destacar a estranheza que certas situações do passado causariam hoje. A anáfora sensibiliza o leitor ao contrastar o passado, descrito como mais agradável e confiável, com o presente, sugerindo que aquele tempo era melhor. Esse recurso reforça a ideia de que as circunstâncias mudaram, enfatizando a nostalgia em relação a épocas anteriores.

Alternativa B

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O cultivo de uma flor rara só é viável se do mês do plantio para o mês subsequente o clima da região possuir as seguintes peculiaridades

O cultivo de uma flor rara só é viável se do mês do plantio para o mês subsequente o clima da região possuir as seguintes peculiaridades: • a variação do nível de chuvas (pluviosidade), nesses meses, não for superior a 50 mm; • a temperatura mínima, nesses meses, for superior a 15 °C; • ocorrer, nesse período, um leve aumento […]

ADSIS - PROCESSOS DE NEGÓCIO - MAPA - 54/2023

MAPA - ADSIS - PROCESSOS DE NEGÓCIO - 54/2023 Considerando a definição de negócio como a satisfação das necessidades de um indivíduo ou organização, e compreendendo processo como uma sequência complexa de atividades com um objetivo específico, podemos aprofundar nossa compreensão explorando a aplicação prática desses conceitos discutidos ao longo do desenvolvimento da disciplina, assim […]

SPRIV - MAPA - PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E VIOLAÇÃO DE NORMAS - 54/2023

Quais são os riscos que uma empresa corre com relação à prática de crimes contra o patrimônio? Quais os perigos enfrentados pelas corporações no dia a dia? Vamos desenvolver as habilidades de observação e identificação desses crimes, bem como as formas de lidar com essa situação, com ênfase no crime de roubo. Aprender a identificar […]

ATIVIDADE 1 - CBIO - UNICESUMAR - 54/2023

ATIVIDADE 1 - CBIO - ANATOMIA HUMANA - 54/2023 O sistema esquelético adulto consiste em aproximadamente 206 ossos. O número exato de ossos difere de uma pessoa para outra dependendo da idade e de fatores genéticos. Por ocasião do nascimento, o esqueleto apresenta em torno de 270 ossos. Com o desenvolvimento (ossificação) dos ossos ocorre […]

PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54/2023 - MAPA

MAPA - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54/2023 A arte tem uma importância grande em nossas vidas, mesmo que nem sempre a compreendamos ou valorizemos, todavia ela faz parte da história da humanidade e da nossa formação pessoal. Isso evidencia a necessidade que temos de arte e a relevância que ela […]

2) O algoritmo pede para que o usuário insira três números N1, N2 e N3 em sequência...

O fluxograma consiste em uma notação gráfica que permite indicar as ações e decisões que devem ser seguidas para resolver o problema. Para além do pseudocódigo, podemos optar pelos fluxogramas quando temos a necessidade de interpretar algoritmos de maneira mais visual, em detrimento de representações textuais, como linguagens de programação. Assim, considere o algoritmo em […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp