• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a um brinquedo que se encontra na área IV

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Um adolescente vai a um parque de diversões tendo, prioritariamente, o desejo de ir a um brinquedo que se encontra na área IV, dentre as áreas I, II, III, IV e V existentes. O esquema ilustra o mapa do parque, com a localização da entrada, das cinco áreas com os brinquedos disponíveis e dos possíveis caminhos para se chegar a cada área. O adolescente não tem conhecimento do mapa do parque e decide ir caminhando da entrada até chegar à área IV.

Questão 152 - ENEM 2016 - Questão 152,Probabilidade

Suponha que relativamente a cada ramificação, as opções existentes de percurso pelos caminhos apresentem iguais probabilidades de escolha, que a caminhada foi feita escolhendo ao acaso os caminhos existentes e que, ao tomar um caminho que chegue a uma área distinta da IV, o adolescente necessariamente passa por ela ou retorna.

Nessas condições, a probabilidade de ele chegar à área IV sem passar por outras áreas e sem retornar é igual a

A) 1/96

B) 1/64

C) 5/24

D) 1/4

E) 5/12

Solução 

Temos que analisar dois casos diferentes: a possibilidade dele virar a primeira esquerda e a dele virar a primeira direita, representados abaixo por cores diferentes.

Questão 152 - ENEM 2016 - Questão 152,Probabilidade

Vamos observar o caminho lilás:

No ponto A a probabilidade dele escolher o caminho lilás é 1/2.

No ponto B a probabilidade dele continuar na trajetória desejada é 1/2.

No ponto C a probabilidade dele escolher ir para IV e não para III é 1/2.

Multiplicando temos

1/2 . 1/2 . 1/2 = 1/8

Agora vamos observar o caminho roxo:

No ponto A a probabilidade dele escolher o caminho roxo é 1/2.

No ponto D a probabilidade dele continuar na trajetória desejada é 1/2.

No ponto E a probabilidade dele escolher ir para IV e não para I ou V é 1/3.

Multiplicando temos

1/2 . 1/2 . 1/3 = 1/12

Somando as duas possibilidades temos

1/8 + 1/12 = 3/24 + 2/24 = 5/24

Alternativa C

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós,

TEXTO I Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido […]

Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens: 

Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens:    Nome do Jogo: (descreva um nome para o jogo) Idade dos Participantes: (Colocar a faixa etária para qual a atividade foi planejada)     Tema: (Lutas e elementos táticos; Lutas e temas transversais […]

01 - Descreva como consiste a prova de CORRIDA DE REVEZAMENTO, cite e explique como e quais são as divisões nessa modalidade:

01 - Descreva como consiste a prova de CORRIDA DE REVEZAMENTO, cite e explique como e quais são as divisões nessa modalidade:   02 – Cite e descreva os tipos de passagem de bastão e as distâncias oficiais estabelecidas da modalidade:   03 - Aluno, agora é a hora de usar a criatividade:   Considerando […]

O filme retrata a vida de Auggie ao ingressar na escola pela primeira vez, após ser educado em casa pela mãe durante a infância, enfrentando os desafios de se adaptar ao

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 51_2025   Extraordinário é um filme baseado no livro de R. J. Palacio. Ele conta a história de August Pullman, um menino que nasceu com síndrome de Treacher Collins (TCS), também conhecida como síndrome de Treacher Collins-Franceschetti ou disostose mandíbulo-facial, uma deformidade […]

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a) A) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas. B) variedade linguística caracterizadora do português europeu. C) restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas […]

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em torno de prioridades que apresentam

O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em torno de prioridades que apresentam grande impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Entre as prioridades pactuadas, destaca-se a redução da mortalidade infantil e materna. SANTOS, A. L. Sistema e Organização da Saúde. Maringá-PR. UniCesumar, 2019. […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp