• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Portanto, esses documentos apresentam-se como ferramentas estratégicas para a definição e execução de políticas públicas para a área, concebidos como veículos de proposição de

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Portanto, esses documentos apresentam-se como ferramentas estratégicas para a definição e execução de políticas públicas para a área, concebidos como veículos de proposição de demandas específicas frente às várias políticas de atendimento e de estímulo do diálogo público com a sociedade civil. Tais textos normativos permeiam a preocupação com a qualidade de vida e pertencimento da pessoa idosa na comunidade e território onde vive.

Nesse sentido, com base nas informações acima que indicam a relevância da rede de atenção e apoio à pessoa idosa composta pelas diversas áreas, propomos a seguir um exercício sobre o envelhecimento no Brasil.

O caminho para a realização desta atividade deve partir de referências conceituais sobre o envelhecimento e embasar-se nos instrumentos de defesa dos direitos da pessoa idosa. 

 

Formule a resposta para os seguintes passos: 

Passo 1 – Exponha a classificação etária da Organização Mundial da Saúde para as fases do envelhecimento e apresente como o autor Ricardo Fraiman (1995) e a autora Jussara Maria Carvalho Bacelar (1999) o conceituam.

Passo 2 – ​Apresente o que preconiza a Política Nacional da Pessoa Idosa (PNPI) sobre rede de atenção à pessoa idosa.  

Passo 3 – Descreva sucintamente quais direitos estão previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.

Passo 4 – Realize uma pesquisa que indique num pequeno território (um bairro) os serviços existentes de atendimento à pessoa idosa, descrevendo: (i) Política Pública ou Organização Social; (ii) tipo de atendimento oferecido; (iii) número de pessoas atendidas por serviço; e (iv) qual a articulação desse serviço com a rede de atendimento do respectivo território. Elaborado um pequeno quadro composto dos dados pesquisados, finalize a atividade com uma conclusão reflexiva que pontue a efetividade, “a prioridade” e a abrangência do atendimento do público idoso no seu território.

 

Dicas de Ouro:

- Assista ao vídeo de orientações da atividade MAPA, disponível em MATERIAIS DA DISCIPLINA.

- Assista e leia a Unidade II e IV do Livro da disciplina, mas, expanda seus conhecimentos buscando outras fontes, e não esqueça de citar a referência da pesquisa de acordo com as normas da ABNT.

- Baixe o formulário padrão da atividade MAPA (DISPONÍVEL EM ANTERIAIS DA DISCIPLINA) e preencha os campos de acordo com cada solicitação. Ao redigir sua resposta, atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.

- Siga as Normas da ABNT (Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado).

 

Boa atividade!                          

 

Referências

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022). Brasília: Diário Oficial da União, 3 out. 2003. Seção 1. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/pessoa-idosa/estatuto-da-pessoa-idosa.pdf. Acesso em:13 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 5 jan. 1994. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm. Acesso em: 21 abr. 2025.

CUNHA, M. C. A. de B. Gerontologia Social. Maringá: UniCesumar, 2017, reimpr. 2024. 175 p. 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O que é teste de usabilidade e para que serve?

MAPA - ADSIS - INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR - 51_2025   O que é teste de usabilidade e para que serve?   O teste de usabilidade é uma metodologia para avaliar a eficácia, eficiência e satisfação de um sistema ou aplicação durante seu uso cotidiano. Seu objetivo é verificar como a interface se comporta no ambiente real, […]

ATIVIDADE 1 – ECO – CONTABILIDADE SOCIAL – 52/2023

O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária mediante a utilização dos instrumentos disponíveis para controlar a oferta de moeda do país. As funções dos bancos centrais variam de país para país, bem como sua autonomia para executar a política monetária. Fonte: GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S.; TONETO JÚNIOR, […]

MAT - MAPA - PRÉ-CÁLCULO - 54/2023

Nas diversas área do saber, sempre há interesse em saber como certas grandezas se relacionam entre si. Podemos estar interessados em saber, por exemplo, como a quantidade de acessos a um site na Internet se relaciona com o tempo, ou o tipo de correspondência entre quantidades como: tempo de estudo destinado a um tipo de […]

O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante a primeira metade de 2022. Diferentemente de outros esportes coletivos, o voleibol não é considerado um esporte de invasão por não haver um espaço “comum” entre as equipes numa mesma quadra. Por conta disso, algumas características e elementos dessa modalidade, como a especificidade dos gestos técnicos e algumas regras, apresentam grande diferença se comparadas a outros esportes.

MAPA - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024   ↵ O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais […]

ESOFT - MAPA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - 54/2023

Prezado(a) estudante!Chegou o momento mais esperado em sua atividade M.A.P.A., aquele em que você colocará a mão na massa e partirá para a ação! Leia atentamente esta atividade e desenvolva sua resposta de maneira mais completa e assertiva possível. Vamos lá!Leia atentamente ao contexto da atividade:Como você acha que a fibra óptica está transformando a […]

A saúde pública é essencial para garantir o bem-estar físico e mental da população, proporcionando acesso a serviços médicos sem distinção de classe social. A saúde pública

ATIVIDADE 1 - SISTEMA E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE - 51_2025   ATIVIDADE 1   Olá estudante! Esta atividade de estudo 1, da disciplina de Sistema e Organização da Saúde, visa refletir sobre os aspectos da saúde pública no Brasil. Iniciaremos com o resumo do artigo Saúde pública: como funciona, qual a importância e como melhorar […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp