• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O caso ocorreu na praça de alimentação do Shopping. Uma adolescente branca, também estudante da escola que estava no local, foi questionada pela segurança se uma garota e um

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O caso ocorreu na praça de alimentação do Shopping. Uma adolescente branca, também estudante da escola que estava no local, foi questionada pela segurança se uma garota e um garoto negros, que estavam perto dela, a estariam incomodando ou pedindo dinheiro.

 

O ato começou por volta das 13h, em frente ao Colégio Equipe, também em Higienópolis, e seguiu em caminhada até o shopping. Com bandeiras e cartazes contra o racismo estrutural, o grupo era formado por dezenas de estudantes, pais e professores. Também se juntaram a eles manifestantes contrários à remoção de famílias da favela do Moinho, no Centro de São Paulo.

[...] Segundo pais de alunos ouvidos pelo g1, o ato foi organizado pelos próprios estudantes, em apoio aos colegas, por meio de um coletivo negro da escola, o Equipreta [...]"

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/04/23/alunos-de-escola-particular-de-sp-fazem-ato-contra-racismo-apos-abordagem-de-seguranca-do-shopping-patio-higienopolis.ghtml, acesso em 28/04/2025.

 

A escola, assim como outros ambientes dedicados à educação, constitui um espaço fundamental para o convívio e a aprendizagem junto à sociedade. Ela serve como um meio de contato com diferentes ideias, culturas e pessoas, promovendo o desenvolvimento de vínculos sociais e afetivos. Quando se trata da educação de jovens e crianças, essas relações também se estendem aos grupos familiares, reforçando a importância do ambiente escolar na formação integral do indivíduo. Dessa forma, pode-se compreender que a escola é um espaço central na construção e reconstrução de representações sociais, além de estimular um olhar mais amplo sobre si mesmo e sobre a realidade ao seu redor.

Entretanto, é importante estabelecer uma conexão entre esse papel potencial da escola e os desafios que ela enfrenta na prática. Apesar de a psicologia social ser um campo rico em possibilidades de compreensão e intervenção, o sistema educacional brasileiro ainda sofre críticas por sua rigidez e resistência à inovação, sendo frequentemente visto como um modelo retrógrado, “engessado” e desconectado da evolução social. Além disso, essas dificuldades se refletem em problemas reais dentro do ambiente escolar, como episódios de preconceito, violência e sofrimento psíquico, incluindo bullying, sobrecarga emocional de professores, assédio moral por parte de docentes ou alunos, muitas vezes envolvendo também a participação ou omissão de pais e responsáveis. Assim, embora a escola seja um espaço de potencial transformação social, ela também apresenta desafios que precisam ser enfrentados para que possa cumprir plenamente seu papel de promover um ambiente saudável e inclusivo para todos.

 

Diante deste contexto, e compreendendo a importância de aproximação entre a área educacional, pais/responsáveis e sociedade, imagine-se como um profissional atuante em uma escola e membro de projeto voltado a adolescentes sobre combate à violência. O projeto em questão tem como principais objetivos:

 

(1) Fomentar pensamento crítico e relações interpessoais positivas entre os alunos.

(2) Conscientizar os pais sobre a importância das relações entre membros da família e entre a família com a escola.

(3) Aproximar o ensino e os dilemas presentes na sociedade.

 

Mediante tais informações, elabore um texto de no mínimo 20 linhas, contendo três ações que você aplicaria para atender a cada um dos objetivos previstos no projeto (Ex. Objetivo 1: Ação X, Ação Y e Ação Z. Objetivo 2:...) . Justifique cada uma das ações sugeridas, ressaltando a importância destas para o projeto.

 

Para a realização desta atividade, além do livro da disciplina, recomendamos como materiais de apoio:

 

  1. O documento de referência sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a página 7 em que se destaca as dez competências gerais da educação básica. Documento disponível no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
  2. O guia sobre ações de combate a violência nas escolas da FLACSO BRASIL, disponível para acesso neste link: https://biblioteca.flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas_edicao2.pdf
  3. O documento "Metodologias para o cuidado de crianças, adolescentes e famílias em situação de violências", disponível para acesso no link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodologias_cuidado_crianca_situacao_violencia.pdf

 

LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:

 

- Utilizar o formulário da Atividade MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.

- Assistir ao vídeo explicativo da Atividade MAPA, disponível em “Material da Disciplina”.

- Os materiais de apoio estarão disponíveis no campo “Material da Disciplina”.

- O relatório deve estar conforme as normas da ABNT: fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e texto justificado, com mínimo de 20 linhas e máximo de 2 laudas.

- Caso tenha dúvidas, encaminhe-as ao professor mediador através do canal “Fale com o Mediador”.

.

Bons Estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considerando as informações apresentadas no trecho, explique as diferenças existentes entre as Artes Marciais e as Modalidades Esportivas de Combate.

Considerando as informações apresentadas no trecho, explique as diferenças existentes entre as Artes Marciais e as Modalidades Esportivas de Combate.

Desafios e aprendizado: o ambiente dinâmico e desafiador do projeto proporcionava oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal, o que também contribuía para a

ATIVIDADE 1 - SER - MOTIVAÇÃO DE INDIVIDUOS E GRUPOS DE TRABALHO - 51_2025 Estudo de Caso: A Motivação Humana no Campo do Serviço Social A motivação humana é um aspecto fundamental na atuação do assistente social, uma vez que as intervenções sociais frequentemente dependem da disposição e do engajamento dos profissionais e dos beneficiários. […]

A técnica de lifting facial, ou ritidoplastia, é uma técnica cirúrgica facial para rejuvenescimento da face em um indivíduo com sinais e aparência envelhecida.

A técnica de lifting facial, ou ritidoplastia, é uma técnica cirúrgica facial para rejuvenescimento da face em um indivíduo com sinais e aparência envelhecida. Sabemos que a pele da face é a que mais evidencia o envelhecimento precoce, porém as características da pele facial favorecem uma recuperação em qualquer tipo de agressão. Nesta técnica cirúrgica, […]

AGRO - MAPA - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54/2023

Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina Economia e Sociedade. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, o objetivo da atividade é aplicar os conceitos aprendidos na realidade do agronegócio brasileiro. Nesse sentido, você foi convidado(a) para ministrar uma palestra para um grupo de […]

- Após todas essas explicações, na sua opinião, qual a importância de se ter uma brigada de incêndios treinada e atuante nos ambientes de trabalho.

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51_2025   Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de […]

A Biodança é uma prática terapêutica que combina movimento, música e emoções com o objetivo de promover a integração entre corpo, mente e espírito. Criada pelo psicólogo e

ATIVIDADE 1 - TINT - TERAPIAS COLETIVAS - 51_2025   A Biodança é uma prática terapêutica que combina movimento, música e emoções com o objetivo de promover a integração entre corpo, mente e espírito. Criada pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando  Toro na década de 1960, a Biodança se baseia na premissa de que a […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp