1ª QUESTÃO
Na unidade V do livro aprendemos que cada modalidade possui um sistema de pesagem que a caracteriza. Fatores como sexo e vestimenta interferem nas categorias e na hora da pesagem. A Federação Internacional de Brazilian Jiu-Jitsu (IBJJF) confere algumas normas para as pesagens dessa modalidade de luta. ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá: Unicesumar, 2018. Baseando-se nesse assunto, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiro e F para falso: I. No sistema do IBJJF, a pesagem ocorre imediatamente após a luta. II. Para a pesagem, segundo o IBJJF, os lutadores devem usar o kimono. III. No Brazilian jiu-jitsu para os diferentes sexos existem: oito categorias para mulheres e nove para os homens. As afirmações I, II e III são, respectivamente: ALTERNATIVAS F, V, V. V, V, F. F, F, F. F, F, V. V, V, V.
2ª QUESTÃO
As lutas recebem diferentes classificações e divisões. No decorrer do conteúdo nos foi apresentada uma classificação das lutas em modalidades de impacto e modalidades de domínio. Essa classificação é utilizada para separar algumas avaliações específicas para cada modalidade. ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá: Unicesumar, 2018. Nesse sentido, baseando-se nessa divisão, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiro e F para falso. I. São consideradas modalidades de domínio as quais tem como predomínio os golpes traumáticos. II. Modalidades de impacto são aquelas em que predominam a imobilização do oponente ou, então, sua submissão. III. As modalidades de domínio possuem como objetivo a imobilização ou submissão do oponente, por meio de estrangulamentos e chaves articulares. As afirmativas I, II e III são, respectivamente: 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/7 ALTERNATIVAS V, V, V. V, F, F. V, V, F. F, F, V. F, F, F.
3ª QUESTÃO
As modalidades esportivas de combate são subdividas em categorias de peso, afinal, os atletas são categorizados de acordo com a massa corporal que possuem, considerando os sistemas definidos por cada Confederação responsável pelas lutas. COSWIG, V.S.; ANDREATO L.V. Lutas. Maringá: UniCesumar, 2019. Considerando as categorias de peso das diversas modalidades de combate, leia as afirmações abaixo: I. O taekwondo apresenta 4 divisões de categorias de peso para homens e mulheres, considerando as disputas olímpicas. II. O boxe amador não apresenta categorias femininas de peso mosca, galo, meio pesado, pesado e super pesado. III. As categorias ligeiro, meio-leve e meio-pesado são nomes de categorias específicas e exclusivas do judô. IV. O Jiu-Jitsu brasileiro apresenta 8 divisões e uma das categorias é denominado de pena. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: ALTERNATIVAS V, F, V, F. F, V, V, F. V, V, F, F. V, F, F, V. F, F, V, V.
4ª QUESTÃO 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 3/7
Como podemos determinar a origem das lutas? "O ato de lutar faz parte da história dos seres humanos e de outros grandes primatas. Imagine que você vive na pré-história em um ambiente altamente hostil, no qual sua principal preocupação envolve a sua sobrevivência e a de sua espécie. Neste ambiente primitivo, guiado principalmente pela necessidade de se alimentar e se defender de outros agressores, escolher não lutar parece não ser uma opção” (PAIVA, 2015). PAIVA, L. Olhar clínico nas Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate. Rio de Janeiro: OMP, 2015. Nesse sentido, analise as asserções abaixo: I – Desde a pré-história, o ato de lutar acompanha o desenvolvimento da humanidade. PORQUE II – Foi a partir da história moderna que o ato de lutar começou a ser associado à conquista e domínio de territórios. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: ALTERNATIVAS As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
Você como professor, quer abordar a temática da estrutura temporal de um combate de judô. Para tal, separou alguns vídeos de combates exibido durante as Olimpíadas e pediu que os alunos tentassem descrever alguns dos movimentos que os atletas realizavam desde o início até o final do combate. COSWIG, V.S.; ANDREATO L.V. Lutas. Maringá: UniCesumar, 2019. A partir do contexto exposto acima sobre a estrutura temporal do combate de judô, assinale a opção correta. Faça leitura do material de estudo da disciplina para subsidiar sua resposta. ALTERNATIVAS As estratégias que os atletas adotam quando estão ganhando ou perdendo são as mesmas. A estrutura típica dos combates observados era dividida em sete fases e tinham razão esforço/pausa de 2:1. A estrutura típica dos combates iniciava pela fase de ataque, seguida da aproximação, pausa e por fim combate no solo. É impossível identificar um padrão mais comum dos combates, já que os atletas passavam os 4 minutos de combate em intensidade elevada. É possível observar que a fase de ataque tinha duração mais longa, portanto deve ser considerada no treinamento de resistência, com estímulos maiores que 2 minutos. 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 4/7
6ª QUESTÃO ↵
Uma das perspectivas influentes na história das lutas, é a ocidental. As vertentes romanas e gregas influenciaram vigorosamente o desenvolvimento das lutas na Europa. Ainda na Idade Antiga a luta grega recebe forte influência do Wrestling (aqui sinônimo de luta). ANDREATO, L.V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. Unicesumar, 2018. Sobre o contexto das lutas no ocidente, analise as afirmações abaixo considerando V para verdadeiro e F para falso. I – O Wrestling asiático influenciou a luta grega durante a Idade Antiga. II – Inicialmente, as práticas na Grécia Antiga, apresentavam uma forte relação com a religião. Entretanto, posteriormente, competir pela glória de vencer em si tornou-se crescente. III – Na Grécia Antiga, o objetivo de uma luta de boxe era golpear o adversário, até que ele desistisse erguendo um dedo ou fosse a knockout. IV – Nas lutas de boxe da Grécia Antiga, era permitido chutar, agarrar e arranhar, sendo proibido as mordidas. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: ALTERNATIVAS V, V, V, V. F, F, V, V. V, F, F, V. F, V, F, V. F, V, V, F.
7ª QUESTÃO
Ao se trabalhar com lutas, a aptidão metabólica torna-se um fator de extrema importância. No decorrer do conteúdo, nos é apresentado diversas possibilidades de testes que podem ser aplicados para capacidades específicas e a relação que estes testes tem a com as lutas e os resultados que podem indicar. ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá: Unicesumar, 2018. Conforme o conteúdo mencionado no excerto, sobre componentes aeróbios, analise as afirmativas a seguir: I. A aptidão metabólica é dividida em componentes aeróbios e anaeróbios. II. A capacidade aeróbia caracteriza-se pela maior quantidade de Oxigênio (O2) que um ser humano pode consumir em exercício extremo (VO2máx). III. Nos testes de aptidão aeróbia são utilizados equipamentos que medem continuamente a relação entre o consumo de O2 e a produção de nitrogênio (N2). IV. A potência aeróbia caracteriza-se pela intensidade na qual é possível manter a predominância desta fonte energética (aeróbia) por longos períodos de tempo (limiar anaeróbio). É correto o que se afirma apenas em: ALTERNATIVAS 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 5/7 I. III. I e III. II e IV. II, III e IV.
8ª QUESTÃO
O Judô é uma modalidade esportiva de origem japonesa que chegou ao Brasil no século passado e que hoje em dia é praticado por cerca de dois milhões de pessoas. A introdução do judô no Brasil ocorreu, principalmente, a partir dos imigrantes japoneses. Os primeiros chegaram oficialmente com Kasato Maru, em 1908. NUNES, Alexandre Velly; RUBIO, Kátia. As origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, p. 667-678, 2012. Quanto as fases de combate do judô, leia as asserções abaixo: I. A transição é compreendida pelo tempo em que os lutadores se encontram entre a pausa do combate e o reinício do mesmo. II. A aproximação é o tempo entre o primeiro passo de entrada no tatame e o início da luta. III. O ataque é caracterizado pelo tsukuri e pelo kake. Está correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.
9ª QUESTÃO 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 6/7
A relação entre esforço e pausa surge a partir do conceito de time-motion. Assim, observe a imagem abaixo: Fonte: Google Imagens (2021). A modalidade acima apresenta qual relação entre esforço e pausa? ALTERNATIVAS Esforço: 1; Pausa: 2 a 4. Esforço: 2 a 6; Pausa: 1. Esforço: 2,5; Pausa: 1. Esforço: 10; Pausa: 1. Esforço: 1; Pausa: 7.
10ª QUESTÃO 23/11/23, 12:29 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 7/7
Durante a Unidade III pudemos perceber que, por diversas vezes ao trabalhar com competições, os professores/profissionais de Educação Física ficam receosos. Diversos autores se propuseram a estudar essa temática e Reverdito et al. (2008) afirma que competir é importante, mas “com” os demais colegas. REVERDITO, R. S. et al. Competições Escolares: Reflexão e Ação em Pedagogia do Esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008. Nesse sentido, analise as asserções a seguir: I. É fato que competir pode ser tomado por dois lados: 1) a exclusão que a competição pode levar e 2) momentos de fair-play, cooperação, respeito e inclusão. PORQUE II. Ao realizar competições, os alunos deveriam estar inseridos e serem responsáveis pelos processos organizacionais. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. ALTERNATIVAS As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.