1ª QUESTÃO
Quando nos referimos ao ato de lutar, os termos lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate são destaque sobre o assunto. Apesar de apresentarem uma relação, é importante deixar claro que esses conceitos podem ser diferentes para facilitar o entendimento sobre o tema. ANDREATO, L.V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. Unicesumar, 2018. Nesse sentido, baseando-se nesses termos e conceitos analise as afirmações abaixo: I – As lutas referem-se as práticas de guerra realizadas pelos povos antigos, associados a esportivização. II – As artes marciais estão relacionados a cultura de uma nação ou povo, se referindo às práticas de guerra. III – As artes marciais inserem no contexto da luta as características inerentes ao esporte, desconsiderando as culturas das nações e povos. IV – Nas modalidades esportivas de combate ocorre a esportivização. Características referentes aos fatores espirituais, sociais, ritualísticos e religiosos se reduzem e as características inerentes ao esporte aparecem. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/9
Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações. Alguns desses Jogos continuaram, ao longo do tempo, sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos. COSWIG, V.S.; ANDREATO L.V. Lutas. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre as classificações e categorias dos jogos de oposição, relacione as colunas a seguir: 1. Regra de ação. 2. Indumentária. 3. Temporalidade. 4. Ação Motora. ( ) Ataque ( ) Toque direto. ( ) Intermitente. ( ) Mista. A sequência correta está apresentada na alternativa: ALTERNATIVAS 1, 3, 4, 2. 4, 2, 1, 3. 2, 1, 3, 4. 1, 4, 3, 2. 2, 3, 1, 4.
3ª QUESTÃO 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 3/9
Observe a imagem a seguir: Fonte: Unicesumar (2019). Ao refletir sobre a origem das lutas, analise as afirmações a seguir: I. O conceito de tribo considerada guerreira está relacionado aos grupos de sujeitos caçadores, pois os mesmos evoluíram, ao contrário das tribos que preferiam não se deslocar. II. Os fatores culturais e genéticos são considerados como relevantes quando se considera a evolução humana. III. As espécies de Homo Erectus, que se deslocavam da Ásia e da Europa, foram consideradas agressivas. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I, II e III. I, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas.
4ª QUESTÃO
Enquanto professor de Educação Física, é importante você compreender alguns conceitos e temas que envolvem o condicionamento do corpo humano. Durante a unidade IV aprendemos sobre os conceitos de “condicionamento metabólico” e “condicionamento neuromuscular”. Esses termos são imprescindíveis para compreender uma parte do funcionamento do corpo humano, principalmente quando em exercício. ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá: Unicesumar, 2018. Nesse sentido, assinale a alternativa que compreende o conceito correto. ALTERNATIVAS 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 4/9 Condicionamento metabólico está associado, exclusivamente, aos conceitos aeróbios; são da aptidão de consumir oxigênio (O2). Condicionamento neuromuscular refere-se ao condicionamento associado às fontes energéticas, ou seja, o quão apto o indivíduo é aeróbia ou anaerobiamente. O termo condicionamento metabólico refere-se ao condicionamento associado às fontes energéticas, ou então, o quão apto o indivíduo é aeróbia ou anaerobiamente. O termo condicionamento neuromuscular refere-se as diferentes maneiras que a força é composta: força máxima e a potência muscular, associadas ao consumo aeróbio de O2. Condicionamento metabólico está associado as diferentes manifestações de força que são compostas por: força máxima, a resistência de força e a força explosiva ou potência muscular.
5ª QUESTÃO 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 5/9
Ao relembrar sobre as classificações e exemplos de jogos de oposição, considerando a classificação de espacialidade, analise as imagens a seguir. Imagem A. Imagem B. 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 6/9 Fonte: Google Imagens (2021). Agora, leia com atenção as afirmações a seguir: I. A Imagem A é classificada em categoria de média distância com impacto. II. A Imagem B pertence a categoria de média distância de impacto. III. A Imagem A é considerada de agarre com curta distância. IV. A Imagem B se caracteriza como agarre de longa distância. V. Ambas as imagens são classificadas em curta distância de agarre. Está correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS V, apenas. I e II, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas.
6ª QUESTÃO 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 7/9
Callois (2001) propõe uma classificação das manifestações dos jogos com suas respectivas relações com as modalidades de combate. Nesse contexto existem: alea, ilynx, agon e mimicry, cada uma possui suas características específicas. CALLOIS, R. Man, Play and Games. Chicago: University of Illinois Press., 2001. Considerando essa classificação, relacione a coluna do nome com a respectiva característica. (1) Agon (2) Alea (3) Ilynx (4) Mimicry ( ) Refere-se a manifestação de jogos que buscam a vertigem. ( ) Nessa manifestação, as relações com a luta são indiretas. Exemplo: quando o lutador depende de um chaveamento por sorte. ( ) Nessa manifestação de jogo existe a igualdade na chance de vitória. Refere-se a competição por comparação, oposição ou perseguição. ( ) Nessa manifestação existe a frequente imitação, associa-se a fuga da realidade. A relação com a luta aparece ao imaginarmos crianças lutando contra seus perigosos e imaginários adversários. A classificação correta dessa sequência é: ALTERNATIVAS 1, 2, 3, 4. 2, 3, 4, 1. 3, 2, 1, 4. 3, 4, 2, 1. 4, 1, 3, 2.
7ª QUESTÃO
“Arte Marcial” faz referência a um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção aqui denominada de “metáfora da guerra”, uma vez que essas práticas derivam de técnicas de guerra como denota o nome, isto é, marcial. CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. Journal of Physical Education, p. 01-09, 2010. Avaliando a perspectiva oriental do histórico das lutas, avalie as asserções, a seguir, em V para verdadeiras e F para falsas: I. Os relatos que indicavam a presença de lutas baseadas nos movimentos dos animais tais como o macaco, o leão e o tigre existiram depois da chegada do monge. II. O monge indiano chega ao Japão em 520 d. C. e esse evento é considerado como um ponto primordial para o desenvolvimento das artes marciais. III. O sistema Shaolin é baseado no ensino de valores tais como o respeito, a fraternidade, a disciplina e o civismo. IV. O Tai chi chuan é um exemplo de modalidade oriunda do sistema Shaolin. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 8/9 ALTERNATIVAS V, F, F, V. F, F, V, F. V, V, F, F. F, V, F, V. F, F, F, F.
8ª QUESTÃO
Considerado como um patrimônio cultural da humanidade, o ato de lutar se faz presente na história da humanidade desde os registros pré-históricos. Em complemento, as lutas apresentaram um papel indispensável no desenvolvimento e evolução da espécie humana. ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. Unicesumar, 2018. Entretanto, atualmente ao nos referirmos ao ato de lutar vinculado ao contexto da Educação Física o que devemos considerar? Analise as afirmações a seguir, considerando V para verdadeiro e F para falso. I. A luta deve ser caracterizada como a luta de classes. II. Devem ser considerados fatores associados a conquista e demarcação de territórios. III. Devem ser considerados fatores relacionados à sobrevivência e reprodução da vida humana. IV. A luta deve ser associada a um conteúdo da cultura corporal, em conjunto com o jogo, ginástica, dança e esporte. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: ALTERNATIVAS V, V, V, F. F, F, V, V. F, F, F, V. V, F, V, V. F, V, F, V.
9ª QUESTÃO
Constantemente, presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos séculos, a Luta já foi reconhecida como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos, fosse ela ocidental ou oriental. GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010. Quanto ao surgimento dos Jogos Olímpicos no mundo ocidental, qual das modalidades abaixo foi incluída na Era Moderna? ALTERNATIVAS 23/11/23, 12:26 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 9/9 Boxe. Esgrima. Caestus. Wrestling. Pankration.
10ª QUESTÃO
É papel da escola e de outros ambientes de formação abordar temas transversais (orientação sexual; pluralidade cultural; saúde; trabalho e consumo; meio ambiente) que transcendem os conteúdos específicos de cada disciplina. Desta forma, tais discussões devem estar presentes nas aulas de Educação Física e, portanto, de modo paralelo ao conteúdo de lutas. ANDREATO, L.,V. ;COSWIG, V., S. Lutas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2018. A partir do trecho acima, analise as afirmações abaixo sobre as abordagens que podem ser utilizadas para a inserção dos temas transversais dentro do conteúdo de lutas. I. Estratégias práticas com foco em defesa pessoal relacionada ao abuso podem ser abordadas dentro do tema Orientação Sexual. II. O tema Saúde pode ser abordado no conteúdo das lutas através de medidas antropométricas, fisiológicas e de desempenho físico. III. A improvisação de materiais utilizando reciclados (como pets, pneus, etc.) pode ser uma forma de abordar o tema Meio Ambiente dentro do conteúdo de lutas. IV. A pluralidade cultural pode ser estimulada por meio do estudo histórico, vivências e experiências, diferenças entre gestos, costumes, vestimentas e demais características das modalidades de combate. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV.