1ª QUESTÃO
O gráfico a seguir mostra a análise de uma das métricas de desempenho aplicadas aos dados do ecommerce no Brasil. Trata-se da análise do ticket médio que é uma métrica fundamental para entender e
projetar o crescimento.
Relatório WebShoppers 43ª edição. Ebit – Nielsen, 2020. Disponível
em: https://company.ebit.com.br/webshoppers Acesso em: 10 nov. 2021.
A partir do gráfico apresentado e a respeito da análise do ticket médio, analise as afirmações a seguir:
I. O valor médio de cada pedido aumentou no ano de 2020 mesmo quando feitos por novos consumidores.
II. Os anos de 2019 e 2020 apresentaram o melhor resultado de ticket médio total, tanto para os novos
como para os consumidores recorrentes.
III. O ticket médio dos novos consumidores quanto dos consumidores recorrentes, apresentou uma taxa
de crescimento constante desde o início da série histórica analisada.
IV. A análise do valor do ticket médio permite ao gestor avaliar a performance de vendas e o potencial de
compra dos clientes novos, bem como o comportamento dos consumidores recorrentes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São
dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados. Existem pouco
profissionais e agências especializadas em Web Analytics. É normal encontrar no mercado agências de
performance (adwords, SEO, comparadores) que também realizam esse trabalho, mas são mais focadas em
análise de campanhas de mídias. O trabalho de Web Analytics envolve: Acompanhar o desempenho das
campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics; Analisar constantemente o
desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing; Analisar dados do site e a partir
deles ter insights para melhoria constante; Elaborar relatórios de acessos e desempenho; Mensurar cohorts,
life time value e payback de cada canal de marketing; Analisar a experiência do usuário no site;
Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI; Analisar constantemente as metas do
site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site.
Fonte: Métrica Boss. O que é web analytics? Disponível em: https://metricasboss.com.br/artigos/o-que-eweb-analytics. Acesso em 19 out 2023.
Sobre a web analytics, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Web Analytics trata da compreensão da jornada de compra do consumidor, ou seja, o caminho que ele
realiza pelas páginas do seu website até a sua conversão.
PORQUE
II. É uma ferramenta utilizada somente em áreas financeiras e produtivas.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
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Os dados na Internet — de forma estruturada ou não — podem ser coletados, armazenados e processados,
gerando informações extremamente úteis para apoiar a tomada de decisão em empresas ou instituições.
Logo, quando falamos em Big Data e Marketing, estamos nos referindo a aplicação dessa tecnologia em
ações voltadas para conhecer melhor um público.
BRANDÃO, Bruna. Big Data no Marketing: o que é? Para que serve? Como funciona?. Disponível em:
<https://maplink.global/blog/big-data-marketing/>. Acesso em: out. 2021.
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir e atribua V para verdadeiro e F para Falso.
( ) Uma das principais características entre o tratamento de dados tradicionais e Big Data é a noção de
tempo real e a velocidade de tratamento.
( ) Uma mudança que temos com o Big Data é a passagem de dados estruturados para dados não
estruturados.
( ) Big Data pode ser analisado como novo capital ou novo valor patrimonial imaterial.
( ) Dados e informações bem trabalhados podem construir verdadeiras riquezas para quem sabe
interpretá-los.
A sequência correta dessa classificação é:
ALTERNATIVAS
V-V-V-V
V-V-F-F.
V-F-F-F.
F-F-V-V.
F-F-F-F.
4ª QUESTÃO
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O Relatório de Aquisição de Usuários fornece informações sobre como os usuários são adquiridos e seu
comportamento em seu site. Com esse relatório, você pode ver o número de novos usuários versus usuários
recorrentes, as origens desses usuários e os canais de aquisição que estão direcionando mais tráfego para
seu website. Os relatórios de Aquisição de Usuários fornecem informações valiosas sobre as fontes de
tráfego para seu website e o comportamento do usuário nesses canais. Ao usar esses relatórios para análise
diária, você pode entender melhor como os usuários descobrem e interagem com seu site e identificar áreas
de melhoria em suas estratégias de marketing e SEO. Seja você um profissional de marketing, analista da
Web ou proprietário de uma empresa, esses relatórios são ferramentas essenciais para otimizar o
desempenho do seu site e direcionar mais tráfego e receita para sua empresa.
Fonte: https://www.thebilab.com.br/post/aquisicao-de-usuarios-e-aquisicao-de-trafego-no-ga4. Acesso em:
19 out. 2023.
Sobre o Relatório de Aquisição de Usuários, analise as afirmativas a seguir:
I. O relatório de aquisição é um dos relatórios mais importantes e permite visualizar quais canais atraíram os
consumidores para o seu site.
II. Esse relatório é usado para comparar o desempenho de diferentes canais de marketing e descobrir a
origem das conversões e do tráfego.
III. O relatório de aquisição é a mesmo nome dado ao relatório de conversão, uma vez que visitar um site
automaticamente significa a conversão desse usuário em consumidor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
5ª QUESTÃO
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As marcas estão em uma posição cada vez mais difícil de se destacarem e ganharem a atenção do
consumidor. As empresas que aprendem como captar e manter a atenção do consumidor de forma eficaz,
vencem a concorrência. Quando pensamos na otimização da distribuição de conteúdo, dois fatores são
relevantes para que o conteúdo seja eficaz, ou seja, que conquiste a atenção do consumidor: o timing e a
relevância.
MOURA, Anderson de Castro; JORGETO, Fernando Alberto. Web Analytics. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando o que vimos no livro da disciplina sobre o timing e a relevância do conteúdo para o
consumidor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Timing está relacionado com o tempo, ou seja, o rastreio, monitoramento e a previsão da disponibilidade
de audiência para identificar o momento ideal para alcançar um público com determinado conteúdo.
PORQUE
II. Relevância é determinada pelo conteúdo que está sendo compartilhado e como a linguagem tem se
desempenhado historicamente com o público que você está tentando alcançar.
A respeito dessas asserções, assina a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições corretas, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições corretas, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Strutzel (2015) destaca que metas de conversão é tudo aquilo que você espera que o usuário cumpra dentro
do seu site. No contexto de Web Analytics, essas metas devem estar alinhadas aos objetivos do seu negócio,
de modo que sejam claras e coerentes. Definir corretamente as metas é fundamental para que os relatórios
sejam alimentados com dados ricos, de relevância para o profissional que analisará aquelas informações e,
assim, compreender o comportamento e as oportunidades geradas pelas visitas on-line. Essas metas devem
seguir o mesmo raciocino comercial, ou seja, as metas devem ser definidas de forma que possam ser
atingidas no tempo adequado. Assim, conforme os relatórios forem alimentados corretamente com dados,
mais precisa será a tomada de decisão sobre os rumos do seu negócio.
Fonte: Web Analytics. Anderson de Castro Moura e Fernando Alberto Jorgeto. Maringá – PR.: UniCesumar,
2021. 168 p.
Sobre Web Analytics e relatórios, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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Google Analytics é sinônimo de Web Analytics.
Campanhas de Marketing no universo virtual são estruturadas de maneira diversas das campanhas do mundo real.
Metas não são necessárias para análises com ferramentas de web analytics, uma vez que o profissional pode fazer
diferentes análises.
Dentro das ferramentas de web analytics existe a possibilidade de estipular apenas uma meta, ou seja, não é
possível criar metas para análise simultânea.
O profissional de marketing pode ter uma meta para analisar o engajamento dos usuários, que medirá a quantidade
de páginas visitadas em uma sessão.
7ª QUESTÃO
Assim como nas estratégias offline também é imprescindível o estabelecimento de metas para as ações
online. Essas metas permitem saber a frequência com que os usuários concluem ações específicas. Uma
meta representa uma atividade concluída, que é chamada de conversão, que contribui com o sucesso da
sua empresa. Assim as metas avaliam como seu site ou app atende aos seus objetivos. Exemplos de metas
incluem fazer uma compra (para um site de comércio eletrônico), concluir a fase de um jogo (em um
aplicativo de jogo para dispositivos móveis) ou enviar um formulário de dados de contato (para um site de
geração de lead ou marketing). Quando você configura objetivos adequadamente, o
Google Analytics mostra informações essenciais, como o número de conversões e a taxa de conversão do
seu site ou app.
Sobre Metas. Google Analytics. Disponível em: https://bityli.com/w5o57D Acesso em: 16 nov. 2021
(adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As metas de conversão compreendem tudo aquilo que a organização espera que o usuário cumpra dentro
do site.
PORQUE
II. As metas permitem avaliar se uma campanha está seguindo de acordo com o planejamento, sendo a sua
definição uma etapa fundamental para qualquer plano de métricas de campanhas digitais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
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8ª QUESTÃO
A definição de big data é: dados que contêm maior variedade, chegando em volumes crescentes e com
mais velocidade. Isso também é conhecido como os três Vs, ou seja, variedade, volume e velocidade.
Simplificando, big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de
dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados
simplesmente não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados
para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes.
Fonte: Oracle Brasil. O que é Big Data?. Disponivel em: https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-bigdata/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20exatamente%20big,de%20novas%20fontes%20de%20dados.
Acesso em: 19 out. 2023.
Sobre o Big Data, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os dados vêm do desenvolvimento da Internet, de comunicação permanente de usuários de internet e
móveis na forma de produção de conteúdo, mas também reações, comentários a esses conteúdos.
PORQUE
II. As necessidades das empresas evoluem para uma tomada de decisão cada vez mais rápida, mesmo em
tempo real, na ordem de uma fração de segundo.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
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O sonho de toda agência e equipe de marketing, até pouco tempo atrás, sempre foi ter números irrefutáveis
para comprovar ao cliente a efetividade das ações desenvolvidas. Eis então que surge o marketing digital
para realizar este desejo. Neste ambiente toda ação é perfeitamente mensurável, o que significa um reforço
de peso no argumento dos profissionais de marketing e um enorme incentivo para as empresas, que
conseguem ver em um relatório o passo a passo das campanhas e, consequentemente, se ela dá retorno e
vale ser mantida.
AGENCIA WEBI. A importância dos relatórios no Marketing Digital. Disponível em: <
https://webi.com.br/blog/importancia-dos-relatorios-marketing-digital>. Acesso em: out. 2021.
Vimos durante a disciplina que o Google Analytics fornece alguns relatórios. Assim, analise as afirmações a
seguir.
I. O relatório em tempo real fornece informações poucos segundos após a atividade de um usuário do site,
registrando dados de forma contínua.
II. O relatório de público-alvo permite analisar dados demográficos dos usuários bem como se são usuários
novos ou recorrentes.
III. O relatório de aquisição permite compreender quais canais atraíram os usuários para o seu site.
IV. O relatório de comportamento permite analisar como os consumidores se relacionam com o seu site.
ALTERNATIVAS
I, II, III, IV.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
10ª QUESTÃO
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COMO OS DADOS SÃO COLETADOS E QUAIS SÃO AS MÉTRICAS USADAS?
Os dados são coletados combinando dois modelos: as tags e os logs. Tags são marcações em páginas
específicas que você quer monitorar, por meio de scripts acrescentados aos códigos fonte das páginas. Ele é
mais preciso na captura das informações, pois usa cookies e a memória cache para ter uma análise de dados
mais eficiente. O outro método são os logs que são gerados diretamente pelo servidor. É um método mais
rústico, sem tantos filtros. Por conta disso, acaba pegando muita coisa desnecessária. Se você não entende
muito bem de programação, não precisa se preocupar. Grande parte das ferramentas faz isso por você e,
além disso, você ainda pode pedir ajuda para o TI da sua empresa. Como profissional mais geral, sua
principal preocupação é com as métricas. As ferramentas de Web Analytics são apenas isso, ferramentas, o
que significa que é preciso também saber manuseá-las. Por exemplo, se você quer analisar um blog precisa
focar em métricas diferentes de um e-commerce. As ferramentas trazem todas elas, mas você precisa saber
o que está procurando.
Fonte: M2BR Academy. Tudo sobre o marketing Digital. Web Analytics: como funciona e as 10
ferramentas mais famosas. Disponível em: m2br.com. Acesso em: 19 out 2023.
Sobre as ferramentas de Web Analytics, analise as afirmativas a seguir.
I. Muitas das ferramentas possuem versões gratuitas e pagas, e um exemplo é o Google Analytics.
II. A Navegg Analytics pode ser utilizada para coletar , com base no funil de vendas, dados sobre o público
alvo.
III. A Aidax é uma plataforma paga para as soluções em web analytics, e sua maior vantagem é a análise de
dados retroativo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III