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  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 51_2025

 

Extraordinário é um filme baseado no livro de R. J. Palacio. Ele conta a história de August Pullman, um menino que nasceu com síndrome de Treacher Collins (TCS), também conhecida como síndrome de Treacher Collins-Franceschetti ou disostose mandíbulo-facial, uma deformidade facial rara. O filme retrata a vida de Auggie ao ingressar na escola pela primeira vez, após ser educado em casa pela mãe durante a infância, enfrentando os desafios de se adaptar ao ambiente escolar, fazer amigos e lidar com o preconceito e a discriminação devido à sua aparência. O filme Extraordinário discute temas como preconceito, bullying, inclusão, aceitação, amizade e a importância da gentileza, ao passo que mostra como Auggie e aqueles ao seu redor aprendem valiosas lições sobre respeito e autoaceitação ao longo do caminho

Vídeo: trecho do filme Extraordinário: https://www.youtube.com/watch?v=v2rHcstawys

O trecho apresentado do filme Extraordinário evidencia uma situação em que, diante de uma situação de bullying e preconceito, atores pedagógicos realizam intervenções. Uma das intervenções é o acolhimento e apoio a Auggie. Outra intervenção importante é a responsabilização do aluno que cometeu bullying, por meio do diálogo com a família e o cumprimento de regras institucionais. Ambas as intervenções são essenciais e fazem parte das possibilidades de atuação de diferentes atores educacionais, incluindo o psicopedagogo, mas são ações individuais. O bullying ainda é uma realidade vivenciada cotidianamente nos espaços escolares e precisa ser tratado de forma coletiva, para além das intervenções individuais.

Nesse sentido, para a composição desta atividade, em um texto de 10 a 20 linhas, considerando as discussões sobre a postura ética e as possibilidades de atuação do profissional da psicopedagogia, reflita sobre a importância de uma intervenção ampla e coletiva diante do bullying e realize uma proposta de intervenção e postura terapêutica adequada e esperada de um trabalho a ser realizado pelo psicopedagogo na escola diante da situação apresentada no vídeo.

 

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