• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51_2025

 

A INTERTEXTUALIDADE E A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

A intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais são conceitos fundamentais para a compreensão da complexidade e dinamismo da linguagem escrita. Marcuschi (2008) aborda o fenômeno da intergenericidade, que descreve como gêneros textuais podem adotar funções e características de outros gêneros dependendo do contexto e dos objetivos comunicativos. Bakhtin (2010) também discute a interação entre gêneros e a contaminação dos mesmos. A compreensão desses conceitos é crucial para a prática pedagógica, pois permite aos educadores explorar e ensinar a diversidade textual e as múltiplas funções da linguagem.

 

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais e Ensino: Desafios e Possibilidades. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

 

Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique como a intertextualidade e a hibridização dos gêneros textuais podem influenciar a prática pedagógica. Em sua resposta, discuta como a compreensão desses fenômenos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais e quais são os desafios enfrentados pelos educadores na integração desses conceitos em suas práticas. Utilize exemplos e citações teóricas para subsidiar seus argumentos.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA

- Explique os conceitos de intertextualidade e hibridização dos gêneros textuais, com o respaldo de citações teóricas.

- Discuta como a compreensão desses conceitos pode enriquecer o ensino de gêneros textuais, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da linguagem.

- Utilize exemplos práticos de como textos híbridos e intertextuais podem ser usados para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos.

- Identifique os principais desafios que os educadores enfrentam ao integrar a intertextualidade e a hibridização em suas práticas pedagógicas.

- Proponha estratégias e metodologias para superar esses desafios e promover uma melhor compreensão dos gêneros textuais entre os alunos.

Orientações Gerais:
- Priorize as citações indiretas, pois o seu texto tem um limite de linhas. As normas da ABNT para citações e referências estão na Sala do Café.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Confira sua resposta ANTES de clicar em FINALIZAR.
- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.
- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os conceitos de medidas de tendência central são considerados básicos no estudo da Estatística. Dentre elas, as principais são: média, moda e mediana

Os conceitos de medidas de tendência central são considerados básicos no estudo da Estatística. Dentre elas, as principais são: média, moda e mediana, utilizadas para representar a tendência de dados estatísticos. SILVA, M. B. E. Medidas de tendência central: investigando a compreensão dos alunos do ensino fundamental. In: SIPEMAT, 3, 2012, Fortaleza. Sobre as medidas […]

“Quando falamos em Vigilância epidemiológica, adotamos o conceito: [...] um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança

ATIVIDADE 1 - GERON - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   “Quando falamos em Vigilância epidemiológica, adotamos o conceito: [...] um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção […]

Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível

Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de IA,IB,IC,ID e IE, respectivamente. O técnico concluiu que as correntes que […]

“Todo fenômeno de transporte acontece devido à existência de..

“Todo fenômeno de transporte acontece devido à existência de uma força motriz e é mitigado pela presença de uma resistência ao fenômeno. Na mecânica dos fluidos esta força motriz é uma diferença (ou gradiente) de velocidades, muitas vezes causada por uma diferença de pressão, e a resistência eram os efeitos viscosos do escoamento. Por outro […]

SEG - ATIVIDADE 1 - COMPLIANCE - 54/2023

Olá acadêmicos,Já sabemos que a Norma ABNT NBR ISO 37.301, que trata dos Sistemas de Gestão de Compliance, prevê em seu texto que “mesmo quando não requerido pela regulamentação local, convém que as organizações considerem desenvolver um mecanismo de denúncia para permitir o anonimato ou a confidencialidade, pelo qual o pessoal da organização e agentes possam reportar […]

“O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas

ATIVIDADE 1 - SER - PRODUÇÃO TEXTUAL - 51_2025   “O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.”   Disponível em: https://cress-se.org.br/perfil-profissional-do-assistente-social/. Acesso em: 28 fev. […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp