• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025

 

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de "ensinar e aprender" (CRUZ e CASTRO, 2019).

 

CRUZ, Giseli Barreto da; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições | Campinas–SP | V. 30 | e20160106 | 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kJrVmZBcG7XtSWpB4hxqHps/

 

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

  1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?
  1. O artigo pontua que o processo de raciocínio pedagógico do professor se sustenta em esquemas gerais do conhecimento de base para a docência que podem ser categorizados em sete fontes. Cite essas sete fontes evidenciadas no texto por Cruz e Castro (2019) em acordo com Shulman (2004).
  1. O que os autores Cruz e Castro (2019) concluem sobre o papel do formador (professor da disciplina de didática) nas conclusões do artigo?

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

GCOM - LOGÍSTICA E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GCOM - LOGÍSTICA E CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO - 54/2023   ATIVIDADE DE ESTUDO - Logística e centros e distribuição.   Em 2022, o e-commerce brasileiro atingiu um marco significativo, registrando um faturamento impressionante de R$ 262,7 bilhões, representando um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, estabelecendo um novo recorde para […]

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   Cultura Digital e sua Importância na Prática Pedagógica   A Cultura Digital é um dos eixos fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo considerada essencial para a formação dos estudantes na sociedade contemporânea. A BNCC define a cultura digital como um conjunto de aprendizagens voltadas […]

Nas próximas páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a)..

Nas próximas páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a) Engenheiro(a), queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão.   Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. E nisso, a área de Instalações Prediais é excelente! Analisar os desafios da vida […]

GPUB - LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - GPUB - LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - 54/2023   Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1.   O objetivo desta atividade é fazer com que você aprenda sobre o Critério de Julgamento Maior Retorno Econômico.   O que é Contrato de Eficiência ou […]

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DA QUALIDADE - 51_2025

ATIVIDADE 1 - GESTÃO DA QUALIDADE - 51_2025 Em uma indústria de alimentos, diversos problemas podem comprometer a qualidade e a segurança dos produtos. Um dos principais desafios é a contaminação cruzada, que pode ocorrer durante o manuseio de ingredientes, levando a riscos alimentares significativos. Além disso, a falta de padronização nos processos de produção […]

Dessa forma, a ventilação dos silos é acionada justamente para estabelecer uma circulação ativa de ar atmosférico natural ou modificado, capaz de retirar os excessos de temperatura

ATIVIDADE 1 - SEG - SEGURANÇA DO TRABALHO AGRÍCOLA - 51_2025   Os silos agrícolas representam uma das principais estratégias de armazenagem de grãos no Brasil. A armazenagem, por si só, permite a conservação dos grãos para venda em momentos mais oportunos ao produtor, o que pode configurar uma oportunidade de melhoria nos preços pagos […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp