• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

b) Quanto à função social da propriedade, apresente um exemplo para cada um destes itens: I. Uso racional e adequado do solo. II. Utilização adequada dos meios e recursos naturais.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - AGRO - DIREITO CIVIL, AMBIENTAL, AGRÁRIO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - 51_2025

Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade. A Constituição Federal, em seu art. 186, apresenta os limites e contornos da função social da propriedade rural:

 

"Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei,

aos seguintes requisitos:

I – aproveitamento racional e adequado;

II – utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;

III – observância das disposições que regulam as relações de trabalho;

IV – exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores" (Brasil, 1988).

 

Para que uma propriedade rural esteja dentro dos limites da função social, o seu proprietário deverá cumprir simultaneamente os requisitos anteriores, ou seja:

 

  1. I) Desenvolver atividades rurais de forma a maximizar o uso da terra, nos termos da Instrução Normativa n° 11, de 2003, do Incra.
  2. II) Manter, preservar e reparar o meio ambiente quando do exercício da propriedade e posse.

III) Preservar e respeitar as regras e relações do trabalho.

  1. IV) O proprietário rural deverá prezar e fomentar sua qualidade de vida, de seus familiares e funcionários.

 

Cumpre esclarecer que a sustentabilidade corresponde ao exercício da função social da propriedade, já que apresenta contornos e atos que visam ao uso racional dos recursos naturais, inclusive o solo, em harmonia com o desenvolvimento econômico e social, podendo, inclusive, citar um exemplo de desenvolvimento rural sob o prisma social: o pagamento de salário acima do teto fixado para categoria.

 

Contudo, a sustentabilidade se mostra mais ampla que a função social, já que são oito os requisitos da sustentabilidade, quais sejam:

 

1) Social.

2) Cultural.

3) Ecológica.

4) Ambiental.

5) Territorial.

6) Econômica.

7) Política (Nacional).

8) Política (Internacional) (Leff, 2001, p. 15 apud Leal, 2019, p. 63).

 

Em um breve texto dissertativo de até 15 linhas, responda:

  1. a) O que é o Princípio da Função Social da Propriedade e o Princípio do Desenvolvimento Sustentável? Apresente a diferença entre eles.

 

  1. b) Quanto à função social da propriedade, apresente um exemplo para cada um destes itens:
  2. Uso racional e adequado do solo.
  3. Utilização adequada dos meios e recursos naturais.

III. Relação trabalhista e salário.

  1. Qualidade de vida na propriedade rural.

 

Referências para consulta:

Constituição Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 mar. 2025.

FRANCISCHINI, M. C. L. Direito Civil, Ambiental, Agrário e Legislação Tributária. Maringá: UniCesumar, 2020. (Unidade 3 à 6).

LEAL, M. B. Parva universi e o direito de existir: o desenvolvimento sustentável na impenhorabilidade do pequeno imóvel rural por dívidas contraídas pela família camponesa. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4757. Acesso em: 14 mar. 2025.

​LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais,

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025   O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui […]

Ao degustar um vinho, profissionais da área utilizam um vocabulário técnico para identificar os diversos tipos de aromas presentes na bebida.

Ao degustar um vinho, profissionais da área utilizam um vocabulário técnico para identificar os diversos tipos de aromas presentes na bebida. Esses aromas são classificados de acordo com sua origem e estágio de desenvolvimento, sendo parte essencial na caracterização sensorial de um vinho. Fonte: GALHEIRA, W. M. Enogastronomia e Bebidas. Maringá. Unicesumar, 2015. Sobre a […]

LOG - NEGÓCIOS ELETRÔNICOS - 54/2023 - ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 - LOG - NEGÓCIOS ELETRÔNICOS - 54/2023  O marketing de relacionamento representa a mudança paradigmática dos conceitos clássicos do marketing de transações para uma abordagem baseada na conquista e no encantamento dos consumidores. Os estudos sobre marketing de relacionamento podem ser enquadrados em relações business-to-consumer (B2C) ou entre díades organizacionais (B2B) (DEMO et […]

MAPA – BEDU – ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM I HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 52/2023

Ao estudarmos o corpo ao longo da história da humanidade, percebe-se que ele não se revela apenas enquanto componente de elementos orgânicos, mas também enquanto fato social, psicológico, cultural e religioso. Está dentro da vida cotidiana, nas relações, é um meio de comunicação, pois através de signos ligados à linguagem, gestos, roupas, instituições às quais […]

A licença-maternidade é um direito concedido às mulheres para que elas possam acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos nos primeiros

A licença-maternidade é um direito concedido às mulheres para que elas possam acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos nos primeiros meses de vida, ou seja, a licença-maternidade é um período de afastamento de colaboradoras que se tornaram mães de seus locais de trabalho. Significa que trata-se de faltas justificadas. De acordo com a Consolidação das […]

A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração

ATIVIDADE 1 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp