ATIVIDADE 1 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 54/2023
Sobre o processo de aprendizagem é importante pontuar que cada pessoa, apresentando ou não uma deficiência tem maneiras diferentes de construir o conhecimento e que há diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem. Pensando sobre isso, é necessário mencionar que um dos fatores que pode ser determinante para dificultar ou facilitar a aprendizagem do aluno diz respeito à atuação do professor, que pode ser identificada por meio do trabalho diário na sala de aula ou na forma como ele se relaciona com os alunos. De acordo com Mahoney (2000, p. 13), pois professor e aluno constituem um par unitário, indivisível quando analisamos o que ocorre em sala de aula. A aprendizagem é o resultado desse encontro.
MAHONEY, A Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org.). Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
Levando em consideração as concepções apresentadas sobre o processo de aprendizagem de cada pessoa, elabore um texto (em média 15 a 20 linhas), contemplando:
- O papel do psicopedagogo no trabalho com o professor para que a aprendizagem seja significativa para os alunos com deficiência.
- Selecione uma deficiência e apresente duas estratégias que podem potencializar a aprendizagem da especificidade selecionada por você e justifique como orietnaria o professor da sala de aula a realizar esse trabalho.
- Proponha uma adaptação para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do estudante estabelecendo a relação entre o que você propõe com a necessidade do aluno.
Bons estudos!