• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL - 51_2025

 

O processo de ensino no ambiente escolar deve conter sempre um conteúdo rico e adequado, para favorecer o desenvolvimento esportivo e aumentar o repertório motor dos alunos. Por isso, o futuro profissional de educação física deve compreender cada fase do desenvolvimento e suas características, além de ter o entendimento de como elaborar atividades que englobem alunos de ambos os sexos na sua prática escolar.

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar. Maringá, 2024.

 

Assim, para realizar esta Atividade Mapa, você deverá responder às questões relacionadas aos conteúdos abordados nas Unidades III e IV do livro da disciplina:

 

Questão 01. Garganta (1998) apresenta o desenvolvimento do jogo como um processo progressivo, dividido em quatro fases, que se diferenciam a partir de três indicadores fundamentais: a estruturação do espaço, a comunicação na ação e a relação com a bola. Esses aspectos evoluem gradualmente, desde um estágio inicial mais desorganizado até um nível avançado de elaboração tática e coordenação coletiva. Com isso, descreva, de forma breve e com suas palavras, quais são essas quatro fases e suas características: 

 

Questão 02. Com base nos conceitos sobre as fases do jogo descritas por Garganta (1998), elabore duas atividades práticas para estimular o desenvolvimento dos jogadores, sendo uma para a Fase Anárquica e outra para a Fase de Elaboração.

No livro há exemplos dessas atividades, mas você deve criar propostas diferentes das apresentadas.

Itens obrigatórios para cada atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente. 

 

Questão 03. As mulheres enfrentaram barreiras no esporte, sendo desencorajadas ou proibidas por décadas. Com a luta por direitos, conquistaram espaço, mas ainda há desafios. Na educação física, estratégias pedagógicas inclusivas garantem a participação equitativa, promovendo respeito e adaptação das regras, incentivando a integração e colaboração entre todos os alunos. Desta forma, você deverá criar uma atividade esportiva que promova a inclusão e a participação de todos de forma equitativa. A atividade precisa ser original e não pode ser igual às propostas no livro.

Itens obrigatórios para a atividade:

Objetivo – Defina o que a atividade pretende desenvolver.

Material – Liste os itens necessários para a realização.

Organização do espaço e dos jogadores – Explique como os jogadores serão distribuídos e o espaço utilizado.

Desenvolvimento – Detalhe as ações da atividade e os comandos utilizados.

Variações – Apresente pelo menos uma adaptação para tornar a atividade mais desafiadora ou acessível.

Imagem ilustrativa – Crie uma representação visual da atividade, que pode ser feita à mão ou digitalmente.

 

Segue um exemplo da representação gráfica, página 97 do livro didático:

A representação gráfica pode ser criada da forma que o aluno entender necessário. Pode ser feita à mão e anexado foto (desde que seja legível), ou criados a partir de aplicativos de desenho. 

 

Orientações finais - Importante:

- É obrigatório a utilização do MODELO MAPA, disponível em Material da Disciplina, em seu Studeo, para realizar a atividade.

- Leia com atenção as unidades indicadas e responda às questões de forma clara e objetiva.

- É importante entender o conteúdo de cada unidade, para conseguir responder às questões.​

- Cópias parciais ou totais serão zeradas (incluindo cópias das atividades do livro).

- Poste seu arquivo em formato Word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.

- Certifique-se se o arquivo enviado está correto. 

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar decréscimo em sua nota.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Laboratórios da mais alta tecnologia, sistemas informáticos avançados, inteligência artificial e tantos outros recursos da “Nova Era” contrastam com as condições miseráveis da vida

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

SEG - ATIVIDADE 1 - COMPLIANCE - 54/2023

Olá acadêmicos,Já sabemos que a Norma ABNT NBR ISO 37.301, que trata dos Sistemas de Gestão de Compliance, prevê em seu texto que “mesmo quando não requerido pela regulamentação local, convém que as organizações considerem desenvolver um mecanismo de denúncia para permitir o anonimato ou a confidencialidade, pelo qual o pessoal da organização e agentes possam reportar […]

PED - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - PED - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 54/2023 Segundo Antunes (2008), conhecimentos da área da Psicologia têm sido utilizados de modo sistemático pela educação com o propósito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, sendo atributo da Psicologia da Educação proporcionar caminhos que contribuam para a formação de professores que compreendam e interpretem os […]

Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números

Considere o seguinte jogo de apostas: Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números disponíveis, serão sorteados apenas 6. O apostador será premiado caso os 6 números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele numa mesma cartela. O quadro apresenta o preço de cada cartela, de acordo com a […]

As condições de armazenamento das garrafas de vinho desempenham um papel crucial, pois o ambiente pode influenciar tanto na qualidade

As condições de armazenamento das garrafas de vinho desempenham um papel crucial, pois o ambiente pode influenciar tanto na qualidade quanto na deterioração da bebida. Embora muitos vinhos atuais sejam projetados para consumo imediato e possam ser armazenados por até 12 meses, existem os vinhos do Velho Mundo, principalmente da Europa, que melhoram com o […]

MAPA - TEOL - LIDERANÇA E GESTÃO MINISTERIAL - 51_2025

MAPA - TEOL - LIDERANÇA E GESTÃO MINISTERIAL - 51_2025   Você já ouviu falar sobre ‘coach’? A palavra "coach" vem do inglês e, originalmente, refere-se a técnicos de esportes. Nos últimos anos, porém, o termo tem sido amplamente utilizado para designar profissionais que oferecem orientação e suporte em diversas áreas, como carreira, finanças, saúde […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp