ATIVIDADE 1 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51_2025
Durante os estudos do comportamento do consumidor compreendemos que “[...] na teoria racional, o consumidor agrupa diversas informações sobre o produto, analisando (antes de efetuar a compra) os prós e contras, chegando a uma decisão satisfatória, ou seja, [...] consumidor racional não costuma realizar compras por impulso [...]” (Francisco; Coutinho; Domingues, 2021, p. 49).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Essa ação racional do consumidor é realizada em um processo de decisão de compra, que envolve diversas etapas que auxiliam em sua tomada de decisão. Conhecer e compreender cada uma dessas etapas auxilia as organizações no entendimento de como o consumidor pensa e age, e, consequentemente, em que ações de marketing podem realizar em suas ações de mercado.
Com base nessas informações, realize a tarefa solicitada:
- a) Na Teoria Racional, dentro dos estágios de tomada de decisão do consumidor, verificamos a existência de diversos fatores, sendo esses: (1) Reconhecer a Necessidade, (2) Busca de Informação, (3) Avaliação das Alternativas, (4) Escolha do Produtos e (5) Resultados. Sabendo dessas informações, e com base no material estudado na disciplina, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando cada um dos 5 (cinco) estágios da tomada de decisão do consumidor citados anteriormente.
- b) Vamos colocar em prática o que você estudou!
Escolha um produto ou um serviço real, pode ser de qualquer segmento. Após a escolha, crie uma situação na qual o consumidor passe por todas as etapas do estágio da tomada de decisão do consumidor ((1) Reconhecer a Necessidade, (2) Busca de Informação, (3) Avaliação das Alternativas, (4) Escolha do Produtos e (5) Resultados).
Cite a etapa e explique como o consumidor se comportaria frente à compra do produto ou serviço escolhido, em forma de texto.