MAPA - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE E DA MÚSICA - 51_2025
Ao adentrarmos no universo dos estudos acadêmicos, especialmente nos cursos de licenciatura, percebemos o quanto a reflexão, discussão e a pesquisa são importantes. Ao olharmos para o mundo das artes na escola, notamos, muitas vezes, um descaso com a formação humana e cultural, pois parece ser uma coisa menor, porém não é.
Leia o artigo: “Educação através da arte para um futuro sustentável”, da autora Teresa Torres Pereira de Eça, para adentrar de forma mais preparada para esta atividade. (https://www.scielo.br/j/ccedes/a/PX3s6tVt6zrp8xgsQKxcMBB)
Após a leitura, você terá que visitar uma escola municipal, escolha uma acessível a sua realidade, e converse com a pedagoga responsável sobre o projeto de Arte e Musicalização que a escola prática.
ATENÇÃO: A atividade será realizada em três etapas.
A primeira é anotar as informações sobre a escola:
Nome da escola;
Município;
Quantos alunos estudam nela;
Quais séries existem na escola?
A segunda é ler o material sugerido e preencher o questionário.
Tendo como base a recomendação do Parlamento europeu para a formação cultural (https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962), preencha o questionário e anote as seguintes informações sobre a escola:
A escola oportuniza:
A expressão criativa de ideias, das experiências e das emoções num vasto leque de suportes de comunicação, incluindo a música, as artes do espetáculo, a literatura e as artes visuais?
O conhecimento básico das grandes obras da cultura, incluindo a cultura popular contemporânea?
A apreciação e fruição de obras de arte e de espetáculos e a realização pessoal através de múltiplas formas de expressão, utilizando as capacidades individuais inatas?
A capacidade de confrontar os pontos de vista próprios sobre a criação e a expressão artística com os dos outros e de identificar e aproveitar oportunidades sociais e econômicas na atividade cultural?
Uma sólida compreensão da sua própria cultura e um sentimento de identidade podem constituir a base para uma atitude aberta e de respeito em relação à diversidade das formas de expressão cultural?
A terceira é apresentar suas considerações.
Após conversar com a coordenação pedagógica, preencher o formulário e refletir sobre a realidade de escola, responda a seguinte questão: Quais são os desafios da escola escolhida para conseguir oportunizar uma formação humana, cultural e artística plena? (Mínimo de 10 e máximo 20 linhas).
Leia os textos complementares e bons estudos!
ATENÇÃO:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
- Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café). Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o Mediador.