MAPA - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 54/2023
MAPA - EXEGESE SÊMIO-DISCURSIVA DE ROMANOS 12:2
Em continuidade aos estudos bíblicos iniciaremos a aplicação do método sêmio-discursivo para leitura e análise do Novo Testamento. Nesse ponto você já tem compreensão de que há vários métodos para o estudo da Bíblia, e também deve conhecer que na prática atual, devido aos diversos recursos de mídia, muitas pessoas recorrem a vídeos e estudos prontos. Todavia, é preciso muito cuidado com essa prática.
O estudo da Bíblia não deve ser algo que fazemos apenas para pregar ou para elaborar um estudo, é preciso lembrar que as escrituras interagem com nossa espiritualidade e nossa compreensão da realidade, por isso sempre recomendo que antes de consultar qualquer referência externa, você se dedique à elaboração do estudo, usando as referências como dicionários, comentário, e vídeos apenas para inclusão e elaboração final. E como dizia meu professor de exegese no Alcorão: “Deus Sabe!”. Então, muito cuidado para não desprezar e desvalorizar o potencial sagrado das escrituras em sua prática de leitura e interpretação da Bíblia.
Tanto a preguiça quanto o excesso de pressa e praticidade, assim como as interpretações que se pretendem finais, completas e absolutas, podem incorrer na perda do sagrado. A leitura e o estudo do texto devem ser momentos de prazer e de conhecimento. Um espaço em que você se abre para conhecer e deixar ser conhecido por Deus. Então eu sugiro que você crie um espaço de estudo, um momento para se sentar e ler, mas não pode ser numa poltrona reclinada e macia, tem que ser em algum lugar onde você possa se dedicar, e estudar de verdade, olhando as línguas originais, linguística, contextos, teologias e refletindo nas possibilidades de aplicação para sua vida e para a atualidade.
Então para iniciarmos nossa jornada pelo NT, começaremos de um dos textos mais lidos e estudados, a Carta de Paulo aos Romanos.
Para esse Mapa, você vai desenvolver um estudo bíblico a partir do método “sêmio-discursivo”, como exemplificado nas unidades do livro da disciplina. A metodologia que usaremos, embora pouco conhecida da igreja tem grande potencial revelador para análise do conteúdo. E, a partir dessa proposta, você pode aplicar para a comunidade de fé.
Roteiro: (indicação de páginas da disciplina de Métodos e Interpretação Bíblica)
Texto: Romanos 12:2
“καὶ μὴ⸀συσχηματίζεσθε τῷ αἰῶνιτούτῳ, ἀλλὰ⸀μεταμορφοῦσθε τῇἀνακαινώσει τοῦ⸀νοός, εἰςτὸδοκιμάζεινὑμᾶςτίτὸθέλημα τοῦθεοῦ, τὸἀγαθὸν καὶ εὐάρεστον καὶ τέλειον.” (Versão Grega NA27)
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Versão ARA)
Para elaboração desse MAPA siga o roteiro, preenchendo a atividade Mapa de acordo com os seguintes itens:
1.Texto
- Estrutura
- Análise Espaço-Tempo
- Análise Narrativa
- Análise Teológica
- Aplicação - Análise Sociológica e Missional
Mãos à Obra:
1.Texto: Leia o texto e faça uma tradução do grego. (Faça uma tradução provisória do texto, pode ser com dicionário bíblico <https://biblehub.com/whdc/romans/12.htm> ou no google tradutor). Caso você não consiga fazer a tradução, não se desespere. Para essa atividade é exigido apenas a tradução das palavras: “conformeis”; “século”; “transformai-vos”.
- Estrutura (Analisar a estrutura do verso, relacionar com o contexto literário - Capítulos, Livro, NT e AT). Para isso você pode ler o texto todo ou usar um esboço do livro (pode ser de uma Bíblia de Estudo)
- a) Gêneros literários – Identificar, poesia, prosa, retórica grega, hebraísmos
- b) Delimitação? – Início e Fim do período (justificado)
- c) Segmentação – separação do período estudado em ideias (frases).
- d) Estrutura – Disposição do texto: Linear, paralelos, diatribe.
Análise Espaço-Tempo (significado para o autor)
- a) Locais: Geografia e Arqueologia – sentido de espaço significado.
- b) Contextos temporais: Estudo dos verbos e sua relação com o tempo-espaço.
Análise Narrativa (quem faz o que, para quem, como?)
- a) Fazer uma tabela: Quem – Faz o que – Para que/quem – (sincronia)
- b) Análise das colunas (diacronia).
- Análise Teológica - Essa atividade será desenvolvida na Atividade 1. (depois de respondida a atividade 1, copiar a resposta e colar aqui).
- Aplicação - Análise Sociológica e Missional
Para conclusão o texto pode ser desenvolvido de forma sociológica e missional.
- a) Sociológica (relações subjetivas e sociais propostas no texto)
- b) Missional (aplicação prática a partir dos dados pesquisados)
Boa Atividade!
(Nao esqueça de assistir ao video com as explicações para montagem do mapa.)