• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS CLÍNICAS E INSTITUCIONAIS - 51_2025

 

Leia os trechos a seguir:

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado: “[...] um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento (Machado et al., 2014, p. 32).

Fonte: MACHADO, J.D. et al. Manual diagnóstico e estatísticos de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


Em relação ao processo de ensino e aprendizagem, Barkley (2002) relata no contexto escolar são observáveis algumas características que compõem critérios clínicos operacionais, dentre eles: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; mudar constantemente de uma atividade para outra sem terminar nenhuma; dificuldade em organizar tarefas; evitar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; demonstrar suplicio na realização dos deveres de casa, somente conseguindo realizar aos poucos, interrompendo seguidamente o trabalho; fuga de brincadeiras que exijam muita concentração; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias (BARKLEY, 2002, p. 7).

Fonte: BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.


Diante do exposto, levando em consideração as características específicas do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH sua tarefa nessa atividade MAPA será propor ações e estratégias que atendam à dois dos seis objetivos de intervenção psicopedagógica institucional proposta por Porto (2011), que consta na página 103 da Unidade IV do livro didático. Para isso, você deverá elaborar um texto entre 20 e 30 linhas que apresente todas as informações a seguir:

a. Identifique e cite os 6 (seis) objetivos propostos por Porto (2011).
b. Selecione dois objetivos.
c. Para cada objetivo, proponha uma ação ou estratégia que atenda ao objetivo selecionado e justifique como a ação ou estratégia proposta potencializará o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH. Fundamente teoricamente a sua resposta com citações, seguindo as normas da ABNT.

ATENÇÃO:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum momento tira-dúvidas do mapa.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Nas civilizações antigas, predominavam explicações mágico-religiosas. Já com o avanço da ciência, especialmente a partir do Iluminismo e da

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   Ao longo da história, a sociedade desenvolveu diversas explicações sobre o que significa ter saúde ou estar doente. Essas concepções variaram de acordo com o contexto cultural, social, econômico e científico de cada época, influenciando as práticas médicas e os cuidados com a saúde. Nas civilizações antigas, […]

Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira

Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e […]

A partir da ideia apresentada, relacione a atuação do Assistente Social com diferentes áreas da sociedade e analise a figura a seguir:

ATIVIDADE 1 - SER - PRODUÇÃO TEXTUAL - 51_2025   “O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.”   Disponível em: https://cress-se.org.br/perfil-profissional-do-assistente-social/. Acesso em: 28 fev. […]

O texto traz em relevo as funções metalinguística e poética. Seu caráter metalinguístico justifica-se pela

Lusofonia rapariga: s.f., fem. de rapaz: mulher nova; moça; menina; (Brasil), meretriz. Escrevo um poema sobre a rapariga que está sentada no café, em frente da chávena de café, enquanto alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este poema sobre essa rapariga porque, no brasil, a palavra rapariga não quer dizer o que […]

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto

FABIANA, arrepiando-se de raiva  — Hum! Ora, eis aí está para que se casou com meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa…Já posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos! PENA, M. Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 […]

Toro na década de 1960, a Biodança se baseia na premissa de que a dança e a música podem estimular processos de auto-cura e desenvolvimento pessoal. Através de exercícios e vivências,

ATIVIDADE 1 - TINT - TERAPIAS COLETIVAS - 51_2025   A Biodança é uma prática terapêutica que combina movimento, música e emoções com o objetivo de promover a integração entre corpo, mente e espírito. Criada pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando  Toro na década de 1960, a Biodança se baseia na premissa de que a […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp