• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SEG - GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE (QSSMA) - 51_2025

 

Olá, estudante!

Seja bem-vindo à ATIVIDADE DE ESTUDO 1 da disciplina de Gestão Integrada da Qualidade.

 

A atividade tem como tema a “IMPLANTAÇÃO DA ETAPA DE PLANEJAMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (SGSSO) COM BASE NA NORMA ISO 45001:2018”, ​e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente o desenvolvimento de sua atividade e, por fim, instruções sobre a entrega.

 

Bom trabalho!

Prof.ª Paula Polastri

​Uma organização de grande porte, responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, apresenta um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) em implantação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Como produtos resultantes estão o açúcar e o álcool, que são comercializados e vendidos interna e externamente para diversos países, ainda, como decorrência do processamento do bagaço da cana-de-açúcar, a organização (usina) produz energia elétrica. A Alta Direção da organização foi quem decidiu implantar o SGSSO, e pretende certificar o mesmo após a implantação de todos os requisitos da norma. 

Assim como em várias usinas sucroalcooleiras, existem diversas atividades e operações associadas ao processo produtivo que apresentam perigos e riscos, conforme apresentado na Figura 1. O fato de existir máquinas, motores e vasos de pressão nessas indústrias, o ruído também podem apresentar um alto grau de risco para algumas empresas do setor, assim como calor e umidade.

Figura 1 – Exemplos de atividades que apresentam perigos e riscos em usinas sucroalcooleiras: (a) colheita mecanizada da cana-de-açúcar; (b) armazenamento e manuseio do bagaço de cana-de-açúcar; (c) armazenamento de etanol; (d) armazenamento de produtos químicos.

 

Logo, na etapa de planejamento do SGSSO, a organização, incluindo você como Tecnólogo(a) de Segurança do Trabalho responsável pela organização e um dos multiplicadores do SGSSO, com uma consultoria especializada na implantação do sistema, estabeleceram um procedimento para identificação de perigo, sendo este proativo e contínuo, levando em consideração o que é determinado na norma ABNT NBR ISO 45001:2018. Junto ao SGSSO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-01 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), no processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, foi levado em consideração o disposto nas NRs e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho. 

 

Considerando esta organização hipotética e os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018, na etapa de planejamento, especificamente os requisitos 6.1.2 Identificação de perigo e avaliação de riscos e oportunidades e 6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos, sua tarefa nesta Atividade de Estudo 01 é redigir um texto dissertativo de até 20 linhas, abordando os seguintes itens:

 

  1. a) Apresente a definição de perigo e risco, de forma a demonstrar a diferença entre os conceitos.
  2. b) Apresente pelo menos 3 (três) perigos e os riscos relativos aos perigos identificados (um ou mais para cada perigo identificado) na organização. Ainda, explique o motivo da identificação dos perigos e de seus respectivos riscos, e a importância deste requisito na implantação de um SGSSO.
  3. c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).

Instruções para entrega

- Esta é uma atividade individual, portanto, trabalhos com plágios, copiados da internet ou de outros alunos(as) serão zerados.

- Para suporte no desenvolvimento da atividade, você pode consultar o vídeo orientativo, o material da disciplina incluindo o livro didático, as aulas conceituais e ao vivo, e também, você pode consultar outros materiais disponíveis na internet.

- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa como o livro da disciplina, artigos, materiais extras disponibilizados pela mediação, sites da internet e outros, apresente as referências no final do trabalho conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018. Utilize este link para acesso a diversos exemplos: https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf.

- Essa atividade deve ser redigida em seu Studeo, no campo logo abaixo do enunciado.

- Cuidado ao escrever um texto muito longo e ultrapassar a quantidade de linhas possíveis para envio, aconselhamos um texto de até 20 linhas.

- Orientamos que você faça um "rascunho" do seu texto em seu caderno ou no Word, para correção ortográfica e verificação da escrita em geral, antes de inserção de seu texto no Studeo.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado, você não poderá alterar sua resposta.

- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, escreva com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: o atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Há muitas décadas existe a compreensão das concepções de linguagem, postuladas por Bakhtin e desenvolvidas por muitos outros teóricos, que apontam caminhos importantes para

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA I - 51_2025   "Será que o ensino de gramática resolve tudo?"   Muitas vezes caímos nessa reflexão: "falta gramática!", "eles precisam de gramática!". Porém, o ensino da gramática pura resolve o problema de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Brasil? […]

PORTFÓLIO - ECOS - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS BÁSICAS EM PODOLOGIA (CHPB) - 51_2025

PORTFÓLIO - ECOS - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS BÁSICAS EM PODOLOGIA (CHPB) - 51_2025 Questão 1 Olá estudante de Podologia! Esta é a atividade MAPA da disciplina de Competências e Habilidades Profissionais Básicas, que tem o intuito de aperfeiçoar e reforçar o aprendizado na área de Podologia. Para a realização, você deverá descrever 4 (quatro) […]

A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco

A cidade medieval é, antes de mais nada, uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também o centro de um sistema de valores […]

Você foi contratado para a função de Analista de Cibersegurança, na empresa Inova Microtech Solutions.

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. ”Os

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçoso A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. ”Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito“, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de  Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, […]

ATIVIDADE 1 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025

ATIVIDADE 1 - TEOL - MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO - 51_2025   Identificação e elaboração de Teologia Bíblica:  O termo "Teologia" tende a assustar um pouco. Até o entendimento de que teologia é algo dificil. Teologia não é um texto, nem um determinado conteúdo, também não é uma organização sistemática de assuntos. […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp