• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS - 51_2025

 

Atividade MAPA

Jogo Educativo Interativo - “Explorando a Evolução e a Diversidade dos Vertebrados”

Olá, estudante!

A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta poderosa no ensino, pois promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.

Referências:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Proposta da atividade:

Para essa atividade MAPA, deverá ser elaborado um projeto de uma proposta de jogo educativo, utilizando materiais acessíveis (cartolina, papelão, tinta, entre outros), visando ensinar conceitos relacionados à filogenia animal e à evolução e diversidade dos vertebrados para alunos do ensino médio. O jogo deve abordar a evolução e as adaptações dos principais grupos de vertebrados, de forma que os jogadores explorem marcos evolutivos, sistemas anatômicos e adaptações ao ambiente. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.
Nesse sentido, a proposta dessa atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.

Descrição da atividade:

Elaborar um projeto escrito que inclua:

Título do jogo.

Introdução: descrever de forma clara o propósito do jogo e a relação com os temas abordados na disciplina de Zoologia de Vertebrados, ou seja, quais temas da disciplina o jogo contempla. Lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fontes, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.

Objetivo: descrever o objetivo geral e os objetivos específicos da atividade, ou seja, descrever o objetivo do jogo.

Metodologia: descrever as regras e a dinâmica. Explicar detalhadamente como o jogo será jogado, incluindo número de jogadores, duração e como a pontuação será atribuída (nesta etapa, deverão ser descritas as regras do jogo).

Descrever também os materiais necessários para a confecção do jogo (NÃO É NECESSÁRIO CONFECCIONAR O JOGO, mas o mesmo deve ser detalhado no projeto, por exemplo: para a construção do dado com 5 cm de lado, o material utilizado é o papelão). Caso o estudante prefira, recursos digitais simples (como diagramas feitos em ferramentas como Canva ou PowerPoint) podem complementar o material. Sendo assim, na metodologia, deve constar todas as etapas do processo de elaboração do jogo de forma ilustrada e descritiva (você pode desenhar as peças do jogo e fotografar, confeccionar o jogo e fotografar, ou ainda, desenvolver as imagens do jogo em programas de computador).

Resultados: resultados esperados com o desenvolvimento da atividade (jogar o jogo) com os alunos do ensino médio, ou seja, o que você, como professor, espera de seus alunos após jogarem o jogo e quais resultados espera alcançar.

Orientações adicionais

- Essa atividade deve ser realizada individualmente.
O trabalho deverá ser enviado em formato PDF no Formulário Padrão disponível no Material da Disciplina. O PDF deve conter:
Projeto escrito: planejamento e regras do jogo, incluindo imagens do processo de criação e do jogo finalizado.
- Criar o conteúdo do jogo, com perguntas, desafios e informações sobre:
Filogenia dos vertebrados: marcos evolutivos, como o surgimento de mandíbulas e membros locomotores.
Adaptações morfofisiológicas (exemplo: respiração pulmonar em anfíbios, penas em aves).
Relações anatômicas entre sistemas dos vertebrados (exemplo: sistema respiratório e sua evolução em diferentes grupos).
Criar elementos gráficos ou visuais que representem a evolução dos grupos.
Durante o processo, deve-se ilustrar as etapas de montagem do jogo e anexar as imagens.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente.

Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente. O Plano Real foi deslanchado no fim de fevereiro de 1994, quando o presidente Itamar Franco enviou para votação no Congresso Nacional a medida […]

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 248 ações fiscais e resgatou um total de 1 590 trabalhadores da situação análoga à de

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 248 ações fiscais e resgatou um total de 1 590 trabalhadores da situação análoga à de escravo, em 2014, em todo o país. A análise do enfrentamento do trabalho em condições análogas às de escravo materializa a efetivação de parcerias inéditas no trato da questão, podendo ser […]

RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - MAPA - 54/2023

MAPA - RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 54/2023   Liderança e poder nas organizações Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio a seguir.   "A possível complexidade existente no processo de formação de uma liderança estratégica é maior quando se considera, principalmente, o ambiente competitivo das organizações (MINTZBERG, 1998).  Além do mais, ter uma […]

B) Analise como as ações implementadas em favor de Maria podem contribuir para a redução das desigualdades sociais e para o fortalecimento da dignidade humana,

ATIVIDADE 1 - ESTADO E PROTEÇÃO SOCIAL - 51_2025   Maria é mãe solo de três filhos pequenos (dois, quatro e cinco anos) e reside em uma comunidade periférica de uma grande cidade brasileira. Devido à precariedade no mercado de trabalho e à falta de qualificação profissional, ela encontra dificuldades para manter a subsistência da […]

Em relação a essa característica, não foi detectado um padrão em termos de tamanho populacional, mas prevalecem municípios das regiões Nordeste, Norte e Sudeste

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025   Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser […]

2. Diante das transformações sociais, econômicas e políticas globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um conceito de saúde amplamente difundido até os dias

ATIVIDADE 1 - SAÚDE COLETIVA - 51_2025   Ao longo da história, a sociedade desenvolveu diversas explicações sobre o que significa ter saúde ou estar doente. Essas concepções variaram de acordo com o contexto cultural, social, econômico e científico de cada época, influenciando as práticas médicas e os cuidados com a saúde. Nas civilizações antigas, […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp