MAPA - GESTÃO DA QUALIDADE - 51_2025
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR E ENVIAR A ATIVIDADE MAPA:
Sobre o arquivo a ser enviado:
> Utilize o formulário padrão para realização do MAPA disponível em > Material da Disciplina.
> O arquivo deve ser enviado exclusivamente pelo seu Studeo no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas formato PDF e DOC-x são aceitos.
> Somente UM arquivo pode ser anexado no Studeo.
> A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
> Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_*nome da disciplina.pdf. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado.
> Verifique se você está enviando o arquivo corretamente. Arquivo trocado, faltando informações, não serão concedidas reaberturas de atividade dentro e após o prazo da mesma.
> Se você usa OPEN OFFICE ou MAC transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Como enviar o seu arquivo:
> Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar até ela.
> Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
Bons estudos.
Em uma oficina mecânica de uma grande indústria de alimentos, frequentemente surgem desafios que afetam a eficiência e a qualidade do serviço, prejudicando o andamento dos demais processos da empresa. Um dos problemas comuns é a desorganização do espaço de trabalho, que pode levar à perda de tempo na busca de ferramentas e peças. Além disso, a falta de padronização nos processos de atendimento as ordens de serviço podem resultar em insatisfação e erros nas solicitações. Por fim, a comunicação deficiente entre os mecânicos e a gestão pode gerar retrabalhos e atrasos. Para resolver esses problemas, é possível aplicar ferramentas da qualidade, como 5S para organização e; Gráfico de Pareto para identificação do problema que precisa ser priorizado.
Fonte: Autor (2024)
Diante do exposto, você deverá:
- a) Realizar o experimento do laboratório virtual da Algetec disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios>Laboratórios Virtuais>Ferramenta 5S). Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento e sua resposta deve conter três prints:
- O primeiro print deve conter a oficina antes da aplicação da ferramenta 5S. Já o segundo print deve conter a oficina após a aplicação dos 5 sensos. Por fim, o terceiro print deve estar a tela em que indica que você concluiu o experimento.
- b) Após a realização do experimento, descreva, quais os principais ganhos com a utilização da Ferramenta 5S na oficia mecânica.
Utilizando a ferramenta Gráfico de Pareto, indique qual problema deve ser priorizado na oficina mecânica da indústria alimentícia. Para a construção do Gráfico utilize os dados da tabela abaixo. Atenção: Após a construção do Gráfico, realize a análise e descreva qual problema deve ser priorizado.
- c) Utilizando a ferramenta Gráfico de Pareto, indique qual problema deve ser priorizado na oficina mecânica da indústria alimentícia. Para a construção do Gráfico utilize os dados da tabela abaixo. Atenção: Após a construção do Gráfico, realize a análise e descreva qual problema deve ser priorizado.
Problemas |
Ocorrências |
Desorganização do espaço de trabalho |
5 |
Falta de padronização dos processos |
2 |
Comunicação deficiente |
12 |
Falta de limpeza |
8 |